Estrutura da Ponte Flashcards
Capítulo 16 - Machado
Componentes
Base da ponte = parte ventral
Tegmento da ponte = parte dorsal
Corpo trapezoide = limite entre tegmento e base
Tegmento da ponte tem estrutura muito semelhante ao bulbo e ao tegmento do mesencéfalo. A base da ponte tem estrutura muito diferente de outras áreas do tronco cerebral
Parte Ventral ou Base da Ponte
Área própria da ponte sem correspondente em outros níveis do tronco encefálico. Mantém íntimas conexões entre córtex e cerebelo pois, na filogênese, surge junto ao neocerebelo e ao neocórtex. Nos humanos atinge seu máximo desenvolvimento, sendo maior que o tegmento.
Parte Dorsal ou Tegmento da Ponte
Semelhante ao tegmento mesencefálico, com qual tem continuidade. Apresenta:
- Fibras ascendentes, descendentes e transversais;
- Núcleos do V, VI, VII e VIII nervos cranianos(subs. cinzenta homóloga);
- Subs. cinzenta própria;
- Formação reticular da ponte
Trato corticoespinhal
Na base da ponte seu trajeto forma vários feixes dissociados, não tendo estrutura compacta que apresenta nas pirâmides do bulbo
Trato corticonuclear
Fibras originadas de áreas motoras do córtex e se dirigem aos núcleos motores dos nervos cranianos. No caso da ponte se dirigem aos núcleos do facial, trigêmeo e abducente. As fibras destacam-se do trato á medida que se aproximam de cada núcleo motor, podendo terminar em núcleos do mesmo lado e do lado oposto
Trato corticoespinhal
Na base da ponte seu trajeto forma vários feixes dissociados, não tendo estrutura compacta que apresenta nas pirâmides do bulbo.
Trato corticonuclear
Fibras originadas de áreas motoras do córtex e se dirigem aos núcleos motores dos nervos cranianos. No caso da ponte se dirigem aos núcleos do facial, trigêmeo e abducente. As fibras destacam-se do trato á medida que se aproximam de cada núcleo motor, podendo terminar em núcleos do mesmo lado e do lado oposto.
Trato corticopontino
Formado por fibras que se originam em várias áreas do córtex cerebral, terminam fazendo sinapse com os neurônios dos núcleos pontinos.
Núcleos pontinos
São pequenos aglomerados de neurônios dispersos em toda base da ponte. Neles terminam, fazendo sinapses, as fibras corticopontinas. Seus axônios constitutem as fibras transversais da ponte.
Fibras transversais / pontinas / pontocerebelares
Os axônios dos neurônios dos núcleos pontinos constituem as fibras transversais, estas cruzam o plano mediano e penetram o cerebelo pelo pedúnculo cerebelar médio. Também são chamadas de fibras pontinas ou pontocerebelares.
Núcleos do nervo vestibulococlear
As fibras sensitivas que constituem as partes coclear e vestibular terminam, respectivamente, nos núcleos cocleares e vestibulares da ponte.
Núcleos cocleares
São dois, dorsal e ventral, situados ao nível em que o pedúnculo cerebelar inferior se volta dorsalmente para penetrar no cerebelo.
Lemnisco lateral
A maioria das fibras originadas nos núcleos dorsal e ventral cruza para o lado oposto, constituindo o corpo trapezoide. Estas fibras contornam o núcleo olivar superior e infletem-se cranialmente para constituir o lemnisco lateral, terminando no colículo inferior, de lá os impulsos nervosos seguem para o corpo geniculado medial. Este lemnisco só existe a partir da ponte.
Componente cruzado e não cruzado da via auditiva
Muitas fibras originadas dos núcleos cocleares sobem o lemnisco lateral do mesmo lado ou terminam nos núcleos olivares de mesmo lado. Assim, a via auditiva apresenta componentes cruzados e não cruzados, ou seja, o hemisfério cerebral de um lado recebe informações auditivas provenientes dos dois ouvidos
Núcleo trapezoide e o Núcleo do lemnisco lateral
Também recebem colaterais ou terminais das fibras do corpo trapezoide ou do lemnisco lateral, além dos núcleos olivares superiores.
Núcleos vestibulares
Localizam-se no assoalho do IV ventrículo, onde ocupam a área vestibular, são 4: lateral, medial, superior e inferior. Com características semelhantes que são estudadas como um único núcleo.