Áreas Encefálicas Relacionadas com a Memória Flashcards
O que é a memória?
Capacidade de se adquirir, armazenar e evocar informações. A etapa de aquisição é o próprio aprendizado e a evocação é a etapa de lembrança.
Qual a importância da memória para a personalidade de indivíduo?
As memórias armazenadas no cérebro são numerosas e diversificadas, tornando praticamente impossível a existência de duas pessoas iguais. A base da individualidade está na memória, nas experiências e aprendizados do indivíduo, e o conjunto das memórias é parte da personalidade.
Como se dá a categorização da memória quanto a sua natureza?
Memória declarativa(explícita).
Memória não declarativa(implícita) ou de procedimento.
obs: Apesar de estudarmos de maneira separada, estes dois tipos de memória são sinérgicas e se apoiam. É o exemplo do indivíduo que se recorda de uma senha de computador, somente ao digitá-la ou escreve-la.
Qual é a definição de memória declarativa?
Os conhecimentos memorizados são explícitos, ou seja, podem ser descritos por palavras ou outros símbolos.
Ex: quando mencionamos o nome de um amigo, data de nascimentos ou os núcleos talâmicos.
Qual é a definição de memória não declarativa?
Os conhecimentos memorizados são implícitos e não podem ser descritos de maneira consciente. As quais aprendemos e exercitamos de maneira automática e inconsciente.
Ex: memória motora da sequência de tarefas que permite o indivíduo nadar, andar de bicicleta; o medo condicionado.
Como se dá a categorização da memória declarativa quanto ao seu tempo de retenção?
Memória operacional ou executiva.
Memória de curta duração.
Memória de longa duração.
Qual é a definição e função da memória operacional?
Permite que informações sejam retidas por segundos ou minutos, durante o tempo suficiente para dar sequência a um raciocínio como: compreender e responder a uma pergunta, memorizar o que acabou de ser lido para compreender a frase seguinte, memorizar um número de telefone durante o tempo suficiente para discá-lo.
Qual é a definição e função de memória de curta e de longa duração?
A memória de curta duração permite a retenção de informações durante algumas horas até que sejam armazenadas de forma mais duradoura nas áreas responsáveis pela memória de longa duração, dura de 3 a 6 horas, que é o tempo que leva para consolidar a memória de longa duração.
A memória de longa duração depende de mecanismos mais complexos que levam horas para serem realizados. Por isso a memória de curta duração, que exige mecanismos de processamento mais simples, mantém a memória viva enquanto a de longa está sendo definitivamente armazenada.
Qual é a principal estrutura encefálica relacionada a memória executiva e como se dá o seu processamento?
Organizada pelo córtex pré-frontal e não deixa arquivos. Esse córtex determina o conteúdo da memória operacional que será armazenado, conforme a relevância da informação naquele momento. Para isso, ele tem acesso às diversas áreas mnemônicas do córtex cerebral onde estão armazenadas as memórias de curta e longa duração, verifica-se se a informação que está sendo processada já existe ou não, e se vale a pena armazená-la como memória de curta ou longa duração. Dessa forma, a área pré-frontal funciona como gerenciadora da memória, definindo o que permanece e o que será esquecido.
Quais são as principais estruturas encefálicas relacionadas com as memórias de curta e longa duração, e como se dá o seu processamento?
Ambas dependem do hipocampo, entretanto, a memória de curta duração se extingue depois de algum tempo, enquanto a de longa duração é consolidada por meio da atividade do hipocampo, ficando armazenada em áreas corticais de associação de acordo com seu conteúdo, podendo permanecer ali durante anos.
Outros tipos de memória
Memória episódicas: relacionadas a episódios vivenciados.
Memória semântica: Regras internas que temos e formas que combinamos experiências, palavras e emoções para dar significado a linguagem.
obs: existem vários tipos de memória e seu estudo é chamado de “taxonomia da memória”, neste material abordaremos somente as categorizações mais aceitas.
Quais são as áreas telencefálicas relacionadas com a memória?
1- Porção medial do lobo temporal
- Hipocampo;
- Giro denteado;
- Córtex entorrinal;
- Córtex para-hipocampal.
2- Córtex cingular posterior.
3- Área pré-frontal dorsolateral.
4- Áreas de associação do neocórtex.
Quais são as áreas diencefálicas relacionadas com a memória?
1- Corpos mamilares.
2- Trato mamilotalâmico.
3- Núcleos anteriores do tálamo.
Qual é a localização do hipocampo?
Antigamente chamado de “corno de Ammon’(CA), é uma iminência alongada e curva situada no assoalho do corno inferior do ventrículo lateral, acima do giro para-hipocampal.
Quais são as conexões do hipocampo?
Constituído de arquicórtex, tipo de córtex filogeneticamente antigo.
- Recebe, através do córtex entorrinal, aferências de grande número de áreas neocorticais e através do fórnix projeta-se aos corpos mamilares do hipotálamo. - Recebe também fibras da amigdala, que reforçam a memória de eventos associados a situações emocionais. - Recentemente foram descobertas também conexões com a área tegmentar ventral e com o núcleo accumbens o que explica o reforço das memórias associadas a eventos de prazer.
Como se deu a descoberta das funções do hipocampo?
Seu papel na memória foi elucidados pelo estudo de pacientes nos quais o hipocampo foi retirado cirurgicamente na tentativa de tratamento de casos graves de epilepsia do lobo temporal, nestes pacientes:
- A memória operacional foi mantida, pois não há comprometimento da área pré-frontal. - Perde definitiva da capacidade de lembrar de eventos ocorridos após a cirurgia(amnésia anterógrada). - Perda da memória de eventos ocorridos pouco antes da cirurgia(amnésia retrógada). Porém, depois de um certo ponto do passado, todos os fatos podem ser lembrados sem problemas, ou seja, a memória de longa duração permanece normal.
Conclusão: Embora o hipocampo seja indispensável para a consolidação das memórias de curta e longa duração, esses tipos de memória não são armazenados no hipocampo pois permanecem depois de sua remoção cirúrgica.
Hipocampo e memória operacional
O hipocampo também é responsável pela memória espacial ou topográfica, relacionada a localizações no espaço, configurações ou rotas e que nos permite navegar, ou seja, encontrar caminho que leva a determinado lugar.
Qual é a relação da memória com as emoções?
O grau de consolidação de memória pelo hipocampo é modulado pelas aferências que ele recebe da amígdala. Esta consolidação é maior quando a informação a ser memorizada está associada a um episódio de grande impacto emocional, que pode ser uma emoção positiva, como a vitória de seu time, ou negativa como a morte de um parente.
Qual é a localização, constituição, função e conexões do Giro Denteado?
Localização: Giro estreito e denteado situado entre a áreas entorrinal e o hipocampo com o qual se continua lateralmente.
Constituição: Constituído por uma camada de neurônios e muito semelhante à do hipocampo.
Conexões: Possui amplas ligações com a área entorrinal e o hipocampo, com este, constituí a FORMAÇÃO DO HIPOCAMPO.
Função: Estudos recentes mostram que o giro denteado é responsável pela dimensão temporal da memória.
Ex: Ao lembrarmos da nossa festa de casamento ele informa a data e se ela foi antes ou depois da nossa festa de formatura.
Qual é a localização, constituição, função e conexões do Córtex Entorrinal?
Localização: Ocupa a parte anterior do giro para-hipocampal, medialmente ao sulco rinal.
Constituição: É um tipo de arquicórtex e corresponde à área 28 de Brodmann.
Conexões: Recebe fibras do fórnix e envia fibras ao giro denteado que, por sua vez, se liga ao hipocampo.
Função: Porta de entrada para o hipocampo, recebendo as diversas conexões que a ele chegam através do giro denteado, incluindo as conexões que recebe da amígdala e da área septal.
Lesões do córtex entorrinal, mesmo estando intacto o hipocampo, resulta em grande déficit de memória.
Geralmente é a PRIMEIRA ÁREA CEREBRAL COMPROMETIDA NA DA.
Qual é a localização e função do Córtex Para-hipocampal?
Localização: Ocupa a parte posterior do giro para-hipocampal continuando-se com o córtex cingular posterior no nível do istmo do giro do cíngulo.
Função: Ativado pela visão de cenários, especialmente mais complexos, como uma rua ou paisagem. Entretanto, sua ativação só ocorre com cenários novos e não com os já conhecidos. Também não é ativado a visão de objetos, o que é feito pelo hipocampo.
Indivíduos com lesão deste giro são incapazes de memorizar cenários novos, embora consigam evocar cenários já conhecido neles e navegar.
Isto mostra que, como ocorre no hipocampo, a memória deste cenário não é armazenada no córtex para-hipocampal, mas em outras áreas muito provavelmente no isocórtex, pois ela permanece depois dele ser lesado.
Qual é a localização, constituição, função e conexões do Córtex Cingular Posterior?
Localização: 2/3 posterior do giro do cíngulo, localizado abaixo do sulco do cíngulo e acima do corpo caloso, visível na região de medial do hemisfério cerebral.
Conexões: Em especial a parte situada atrás do esplênio do corpo caloso(retroesplenial), recebe muitas aferências dos núcleos anteriores do tálamo que, por sua vez, recebem aferências do corpo mamilar pelo trato mamilotalâmico, integrando o circuito de Papez.
Função: Lesões no cíngulo posterior ou dos núcleos anteriores do tálamo resultam em amnésia.
O córtex cingular posterior está também relacionado com a memória topográfica, ou seja, a capacidade de se orientar no espaço e memorizar caminhos e cenários novos, bem como evocar os já conhecidos.
Sua lesão resulta em desorientação e incapacidade de encontrar caminhos anteriormente memorizados.
Qual é o papel das áreas de associação do neocórtex no processamento das memórias?
Nessas áreas são armazenadas as memórias de longa duração, cuja consolidação depende da atividade do hipocampo. Incluem-se aí áreas secundárias sensitivas e motoras, assim como áreas supramodais.
Diferentes categorias de conhecimento são armazenadas em áreas diferentes do neocórtex e podem ser lesadas separadamente, resultando em perdas distintas.
Como se dá as conexões das estruturas diencefálicas relacionadas com a memória?
Os corpos mamilares do hipotálamo recebem aferências do córtex entorrinal e do hipocampo pelo fórnix, e que, através do trato mamilotalâmico projetam-se aos núcleos anteriores do tálamo. Estes por sua vez projetam-se para o córtex cingular posterior.
Essas estruturas fazem parte do circuito de Papez até pouco tempo considerado como o circuito básico no processamento das emoções e hoje reconhecido como circuito relacionado à memória.
Qual é o mecanismo de formação da memória de trabalho?
Ocorre uma excitação prolongada das espinhas dendríticas das sinapses da área pré-frontal. Entretanto, essa excitação permanece por pouco tempo, como é característico da memória de trabalho.
Qual é o mecanismo de formação das memórias de longa e curta duração?
Nos neurônios relacionados com a memória de curto e longo prazo ocorrem complexas reações bioquímicas, envolvendo uma cascata de segundos-mensageiros, ao final das quais há ativação de alguns genes que determinam a transcrição de proteínas utilizadas na formação de novas sinapses ou na ampliação da área da membrana pré-sináptica.
Assim, a consolidação da memória decorre da plasticidade sináptica. Atualmente se sabe que novos neurônios também proliferam na formação hipocampal, inclusive no homem. Entretanto, esses neurônios morrem depois de algum tempo. A hipótese mais aceita para explicar esse fato é que cada novo neurônio estaria ligado a uma nova memória. Depois de algum tempo, quando a memória já estiver consolidada e transferida para o neocórtex, o novo neurônio desapareceria.
Explique resumidamente a fisiopatogenia da Síndrome de Korsakoff
Resulta da degeneração dos corpos mamilares e dos núcleos anteriores do tálamo. Essa síndrome, em geral, é consequência do alcoolismo crônico e os principais sintomas são amnésias anterógradas e retrógadas.
Explique resumidamente a fisiopatogenia da Doença de Alzheirmer
Doença de claro componente genético, mas que sofre influência de fatores ambientais na qual há perda gradual da memória operacional e de curta duração. O indivíduo começa a ter dificuldades com a memória recente de fatos ou compromissos ocorrido no dia. Evolui gradativamente para comprometimento da memória de longa duração, a ponto de esquecer o nome de familiares e apresentar desorientação no tempo e espaço.
Na fase mais avançada há uma completa deterioração de todas as funções psíquicas, com amnésia total. De modo geral, a doença se inicia com uma DEGENERAÇÃO PROGRESSIVA DOS NEURÔNIOS DA ÁREA ENTORRINAL, que constitui a porta de entrada das vias que, do neocórtex, se dirigem ao hipocampo. Desse modo, essas lesões gradualmente levam a um total isolamento do hipocampo, com consequências sobra a memória que equivalem às que vimos acima para os casos de ablação do hipocampo. Há também perda dos neurônios colinérgicos do Núcleo Basal de Meynert, o que leva à perda das projeções modulatórias colinérgica de praticamente todo o córtex cerebral.
Microscopicamente nos neurônio, observa-se um emaranhado neurofibrilar e placas senis que levam a morte neuronal e que predominam nas áreas acima referidas e nas áreas de associação multimodais, sendo as áreas motoras as últimas a serem afetadas.