Doenças Bolhosas e Pneumotórax Flashcards
Doenças que fazer parte do grupo de doenças bolhosas
Cisto, pneumatocele, bolhas, enfisema.
Conceito de cisto
: é um espaço arredondado circunscrito, cercado por parede epitelial ou fibrosa, dentro contem ar, material sólido, semi-sólido ou líquido. Conceito radiológico = cisto é termo usado para descrever qualquer espaço contendo gás de paredes finais no pulmão, que possua paredes com espessura maior que 1 mm.
Oq é pneumatocele
espaço preenchido por gás com paredes finas dentro do pulmão, geralmente associado com pneumonia. “um cisto de ar”.
C chave: parede fina e tem ar dentro. Pneumonia
Conceito de bolhas
C chave: “bolha” dentro da pleura; parede da bolha tem pleura; se menor q 1cm é bleb
espaços aéreos intrapleurais bem delimitados, separados do parênquima por um revestimento pleural fino. A parede exterior da bolha é feita de pleura visceral.
Bolhas menores que 1 cm, localizadas na pleura visceral são designadas como blebs.
Conceito de enfisema
aumento permanente do espaço aéreo distal ao bronquíolo terminal acompanhado de destruição das paredes alveolares. Na TC se vê região focal ou regiões de baixa atenuação, usualmente sem paredes visíveis, causando aumento de espaço aéreo e destruição de parede alveolar.
Tipos de bolha
Bolha tipo 1 = bolha em um pulmão sem enfisema. 20% de todas as bolhas. Pega ápice.
Bolha tipo 2 = bolha em pulmão com enfisema difuso. São múltiplas e bilaterais, variam em extensão e tamanho. Os sintomas dependem da gravidade do enfisema e não da bolha.
Tratamento das bolhas: quando e como tratar
Para as bolhas se faz bulectomia, os espaços distendidos são ressecados para permitir a expansão do tecido pulmonar viável. Quando fazer: para tratar complicações; para prevenção quando ocupa mais da metade do hemitorax, compressão pulmonar ou aumento de volume
Clínica do pneumotórax
assintomatico/oligossintomáico, dor, dispneia, timpanismo a percussão, diminuição ftv, mv, jugulares distendidas (pelo bloqueio de veia cava resultado pelo desvio do mediastino?), traqueia desviada, sinal de hamman (som de mastigação, estridente, sincronizado aos batimentos cardíacos, ouvido sobre o precórdio, “crepitação cardíaca relacionada ao batimento”)
Tratamento do pneumotórax
importante fazer a medida do pneumotórax medindo a distancia entre o ápice do pulmão e o ápice da cavidade pleural (>3cm = grande magnitude). Avaliar se é primário ou secundário.
Fazer toracostomia com drenagem fechada no momento do diagnostico.
Menor que 3cm pode ser feita conduta expectante no espontâneo primário.
De acordo com a causa o pneumotórax pode ser classificado como:
- Espontâneo, que pode ser primário (rotura de bolhas) ou secundário (secundário a uma doença - dpoc, neoplasia, fibrose cística).
- Adquirido: neonatal, iatrogênico, traumático
Conduta se aviador com bolha na pleura:
Bulectomia com pleurodese