Do Poder Legislativo Flashcards

1
Q

Cada unidade da Federação com representação no Senado Federal elegerá 3 Senadores, com mandato de 8 anos.

A

CERTO

Art. 46, §1º, da CR/88

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, eleitos segundo o princípio majoritário.

A

ERRADO

Os Territórios não estão incluídos no caput do art. 46, da CR/88

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema majoritário, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.

A

O sistema é proporcional. Majoritário é para Senadores.

Art. 45, da CR/88

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O número de representantes de cada unidade da Federação na Câmara dos Deputados será estabelecido de forma paritária, por meio de lei complementar, no ano anterior às eleições, a fim de garantir o equilíbrio da Federação.

A

ERRADO

Não é paritária. Nos Estados e no DF, será proporcional ao número de habitantes, e nos Territórios serão 4, conforme definido pela CR/88.

Vejamos:

Art. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.

§ 1º O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal, será estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições, para que nenhuma daquelas unidades da Federação tenha menos de oito ou mais de setenta Deputados.

§ 2º Cada Território elegerá quatro Deputados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Cada Senador será eleito com 3 suplentes.

A

São dois suplentes.

Art. 46, §3º, da CR/88

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A adoção do modelo proporcional em eleições de deputados fere o princípio da eleição direta, pois a eleição de um deputado não deve depender dos votos recebidos por outros candidatos do partido ou por sua legenda.

A

ERRADO

No Poder Legislativo Federal, temos a chamada eleição proporcional para a Câmara dos Deputados, conforme o art. 45 e o sistema majoritário para o Senado Federal, nos termos do art. 46 da Constituição.

Os deputados federais, estaduais e distritais, além dos vereadores municipais, são eleitos pelo sistema proporcional, para mandatos de quatro anos, permitidas reeleições sucessivas. A representação de cada estado e do Distrito Federal é proporcional à respectiva população, isto é, quanto mais populosa a unidade federativa, maior será o número de representantes na Câmara dos Deputados.

No sistema proporcional valoriza-se o voto nos partidos políticos e não propriamente nos candidatos em si. O STF considerou constitucional essa metodologia de representação proporcional à força da agremiação partidária.

Portanto:

Sistema proporcional é aquele no qual o voto é para a legenda e não diretamente para o candidato. Isso ocorre para que as minorias garantam representantes no parlamento, fortalecendo o pluralismo político, fundamento da República (art. 1º, V). Ele é adotado em eleições em que há vários cargos em disputa (deputados federais, deputados estaduais, distritais e vereadores).

Sistema majoritário é aquele em que se elege o candidato que obtenha a maioria de votos, para eleições em que há poucos cargos em disputa (Senadores, Presidente da República, Governador e Prefeito). Aqui não faz sentido utilizar-se o sistema proporcional. Nos casos de municípios com menos de 200 mil eleitores, utiliza-se o sistema majoritário de maioria simples, sem a realização de segundo turno para eleição do prefeito. Ou seja, em turno único, aquele que obtiver a maioria dos votos válidos, é eleito prefeito (art. 29, II, CF). Já os municípios com mais de 200 mil eleitores utilizarão o sistema majoritário de 2 turnos, utilizando as regras do artigo 77 (eleição do Presidente da República). O Governador de Estado também será eleito pelo sistema majoritário de 2 turnos (art. 28, CF).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Cabe ao Congresso Nacional dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias.

A

ERRADO

Não é uma competência do Congresso Nacional, mas de cada uma de suas casas, ou seja, da CD (art. 51, IV, da CR/88) e SF (art. 52, XII, da CR/88)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Cabe ao Congresso Nacional fiscalizar e controlar, diretamente, ou por qualquer de suas Casas, os atos do Poder Executivo, incluídos os da Administração indireta.

A

CERTO

Art. 49, X, da CR/88

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A CR/88 atribui à Câmara dos Deputados a competência para julgar anualmente as contas prestadas pelo Presidente da República.

A

ERRADO

Essa competência é do Congresso Nacional, de acordo com o art. 49, IX da CF/1988.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Ao dispor sobre os órgãos do Poder Legislativo na esfera federal, a Constituição Federal de 1988 atribui competência à Câmara dos Deputados e ao Senado Federal para eleger membros do Conselho da República.

A

CERTO

Está correta, de acordo com o art. 89, VII, visto que cada Casa Legislativa elege dois membros do Conselho da República, dentre cidadãos brasileiros natos:

Art. 89. O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República, e dele participam:

VII - seis cidadãos brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos de idade, sendo dois nomeados pelo Presidente da República, dois eleitos pelo Senado Federal e dois eleitos pela Câmara dos Deputados, todos com mandato de três anos, vedada a recondução.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O sistema constitucional brasileiro só admite que o presidente e o vice-presidente da República sejam processados no exercício do mandato após prévia autorização do Congresso Nacional.

A

ERRADO

A prévia autorização é da Câmara dos Deputados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Compete privativamente ao Senado Federal avaliar periodicamente o desempenho das administrações tributárias dos municípios.

A

CERTO

Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

(…)

XV - avaliar periodicamente a funcionalidade do Sistema Tributário Nacional, em sua estrutura e seus componentes, e o desempenho das administrações tributárias da União, dos Estados e do Distrito Federal e dos Municípios.

(…)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Os chefes de missão diplomática de caráter permanente, indicados pelo presidente da República, devem ser aprovados pelo Senado Federal por voto secreto, após arguição em sessão secreta.

A

CERTO

De acordo com o disposto no artigo 52, IV, da CF/88, tem-se que:

Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

(…)

IV - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A Constituição Federal de 1988 prevê a interrupção da prescrição de processo penal contra parlamentar federal se houver sustação pela respectiva casa no Congresso Nacional.

A

Errado, visto que se a Casa Legislativa sustar o andamento da ação penal, haverá suspensão da prescrição, e não interrupção, enquanto durar o mandato (art. 53, §5º, da CR/88).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Os Deputados e Senadores não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações.

A

CERTO

Está previsto no § 6º do art. 53 da CF/1988:

Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.

§ 6º Os Deputados e Senadores não serão obrigados a testemunhar sobre informações recebidas ou prestadas em razão do exercício do mandato, nem sobre as pessoas que lhes confiaram ou deles receberam informações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Compete privativamente ao Congresso Nacional aprovar previamente, por voto secreto, após arguição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente.

A

ERRADO

Essa competência é privativa do Senado Federal, conforme previsto no inciso IV do art. 52.

Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal:

IV - aprovar previamente, por voto secreto, após arguição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente.

17
Q

É necessária licença da casa legislativa para que o parlamentar possa incorporar-se às Forças Armadas, mesmo em tempos de guerra.

A

CERTO

Art. 53, § 7º A incorporação às Forças Armadas de Deputados e Senadores, embora militares e ainda que em tempo de guerra, dependerá de prévia licença da Casa respectiva.

18
Q

Perderá o mandato o Deputado ou Senador que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, a um quarto das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada.

A

ERRADO

O parlamentar perderá o mandato se deixar de comparecer a um terço das sessões, em cada sessão legislativa, nos termos do art. 55, III, da Constituição Federal:

Dispõe o art. 55 da CF:

Art. 55. Perderá o mandato o Deputado ou Senador:

I - que infringir qualquer das proibições estabelecidas no artigo anterior;

II - cujo procedimento for declarado incompatível com o decoro parlamentar;

III - que deixar de comparecer, em cada sessão legislativa, à terça parte das sessões ordinárias da Casa a que pertencer, salvo licença ou missão por esta autorizada;

IV - que perder ou tiver suspensos os direitos políticos;

V - quando o decretar a Justiça Eleitoral, nos casos previstos nesta Constituição;

VI - que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado.

19
Q

A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais cargos serão exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

A

CERTO

Art. 57.

§ 5º A Mesa do Congresso Nacional será presidida pelo Presidente do Senado Federal, e os demais cargos serão exercidos, alternadamente, pelos ocupantes de cargos equivalentes na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

20
Q

Considere que a Câmara Legislativa do Distrito Federal tenha aprovado projeto de emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal, de iniciativa do Chefe do Poder Executivo, para o fim de condicionar a instauração de ação penal contra os Deputados Distritais, por crime comum cometido antes da diplomação, à prévia autorização da casa legislativa. À luz da Constituição Federal, a exigência contida na norma distrital não poderia ter sido imposta pelo legislador distrital, nem pelo legislador federal, uma vez que, pela Constituição Federal, não cabe condicionar a instauração de ação penal contra membro do Poder Legislativo à autorização prévia da Casa à qual pertença.

A

CERTO

Correto. Esse tempo já passou. A EC 35/2001 eliminou a exigência de licença prévia da Casa Legislativa respectiva para a instauração do processo contra Deputados ou Senadores por fatos não cobertos pela imunidade material, prevista no art. 53, § 1º da CF, cuja redação antiga previa que “desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável, nem processados criminalmente, sem prévia licença de sua Casa”. Trata-se de princípio constitucional extensível a Estados, ao Distrito Federal e Municípios.

21
Q
A