Dos Princípios Fundamentais da Constituição (arts. 1º ao 4º) Flashcards
C ou E
A República Federativa do Brasil é composta pela união entre os estados federados, municípios e o Distrito Federal, não podendo ser nem mesmo objeto de deliberação uma proposta de emenda constitucional tendente a abolir a forma federativa.
CERTO
A primeira parte da assertiva é a redação do art. 1º, da CR/88, e a falta de menção à União pode fazer pensar que a alternativa está errada, mas não está.
C ou E
A afirmação de que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos, nos termos da CF, retrata o princípio fundamental da República Federativa do Brasil denominado princípio do Estado Democrático de Direito.
ERRADO
É a previsão do princípio representativo.
A República Federativa do Brasil tem por fundamento a dignidade da pessoa humana, constituindo objetivo fundamental promover o bem de todos, sem preconceito, de qualquer natureza, regendo-se, nas suas relações internacionais, pelo princípio de repúdio ao racismo.
CERTO
Arts. 1º, 3º e 4º da CR/88.
São princípios da República Federativa do Brasil, dentre outros, a defesa da paz, da igualdade entre estados e da prevalência dos direitos humanos.
CERTO
Correto, por força do art. 4º, da Constituição Federal, que traça os princípios da República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais:
Art. 4º A República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais pelos seguintes princípios:
I - independência nacional;
II - prevalência dos direitos humanos;
III - autodeterminação dos povos;
IV - não-intervenção;
V - igualdade entre os Estados;
VI - defesa da paz;
VII - solução pacífica dos conflitos;
VIII - repúdio ao terrorismo e ao racismo;
IX - cooperação entre os povos para o progresso da humanidade;
X - concessão de asilo político.
Parágrafo único. A República Federativa do Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações.
Nos termos da Constituição da República Federativa do Brasil, o singularismo político não possui previsão.
CERTO
O que está previsto na CR/88 é o pluralismo político, como um dos fundamentos da RFB.
A cidadania representa um status e apresenta-se simultaneamente como objeto e um direito fundamental.
CERTO
Essa alternativa cobra conhecimento doutrinário avançado. Essa definição da cidadania é uma característica atribuída pelo Ministro Alexandre de Moraes em sua doutrina. O professor nos ensina que a cidadania “representa um status e apresenta-se simultaneamente como objeto e um direito fundamental das pessoas”.
A soberania é una, divisível, inalienável e imprescritível. Pode-se dividir a soberania em três: externa, interna e imanente.
ERRADO
A soberania é INDIVISÍVEL. Ela se traduz na independência de um Estado Internacional de outro, por isso sua característica é EXTERNA. Um Estado SOBERANO é aquele que, no âmbito externo, ou seja, global, não tem nenhuma relação de dependência com nenhum outro, é livre para se organizar internamente, sem interferência.