Divisão de Competências Flashcards
A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que ___________ (ocorrer / consumar) a infração.
A competência será, de regra, determinada pelo lugar em que CONSUMAR a infração.
No caso de crime tentado, a competência será determinada pelo lugar em que for ___________ (for iniciada a execução criminosa / realizada o último ato de execução).
No caso de crime tentado, a competência será determinada pelo lugar em que for REALIZADA O ÚLTIMO ATO DE EXECUÇÃO.
Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar _____________ (em que o último ato de execução praticado no Brasil / em que o crime, embora parcialmente, tenha produzido ou devia produzir seu resultado).
Quando o último ato de execução for praticado fora do território nacional, será competente o juiz do lugar EM QUE O CRIME, EMBORA PARCIALMENTE, TENHA PRODUZIDO OU DEVIA PRODUZIR SEU RESULTADO.
Quando incerto o limite territorial, ou incerta o local da consumação, ou incerto o local do último ato de execução nos crimes tentados, a competência será firmada ____________ (no local de residência do acusado / em qualquer dos locais da prática do crime pela prevenção).
Quando incerto o limite territorial, ou incerta o local da consumação, ou incerto o local do último ato de execução nos crimes tentados, a competência será firmada EM QUALQUER DOS LOCAIS DA PRÁTICA DO CRIME PELA PREVENÇÃO.
V OU F - Tratando-se de infração continuada ou permanente, praticada em território de duas ou mais jurisdições, a competência firmar-se-á pela prevenção.
VERDADEIRO.
Não sendo conhecido o lugar da infração, a competência regular-se-á pelo domicílio ou residência do(a) ____________ (vítima / réu).
Não sendo conhecido o lugar da infração, a competência regular-se-á pelo domicílio ou residência do RÉU.
Se o réu tiver mais de uma residência, a competência firmar-se-á _____________ (em qualquer uma delas / pela prevenção).
Se o réu tiver mais de uma residência, a competência firmar-se-á PELA PREVENÇÃO.
V OU F - Nas ações exclusivamente privadas, o querelante apresentará a queixa crime no domicílio ou residência do réu.
FALSO. O QUERELANTE PODE OPTAR PELA RESIDENCIA DO RÉU OU O LOCAL DO CRIME:
Art. 73. Nos casos de exclusiva ação privada, o querelante poderá preferir o foro de domicílio ou da residência do réu, ainda quando conhecido o lugar da infração.
Quem será competente para julgar ação penal de processo iniciado com competência do Tribunal do Juri, e o juiz desclassificá-lo para infração da competência de outro? _______________
Art. 419: Quando o juiz se convencer, em discordância com a acusação, da existência de crime diverso dos referidos no § 1o do art. 74 (crimes contra vida) deste Código e não for competente para o julgamento, remeterá os autos ao juiz que o seja.
Se a desclassificação de crime doloso contra a vida for feita pelo próprio Tribunal do Juri, quem será competente para julgar a ação? _____________
se a desclassificação for feita pelo próprio Tribunal do Júri, a seu presidente caberá proferir a sentença (art. 492, § 2o).
V ou F - A precedência da distribuição fixará a competência quando, na mesma circunscrição judiciária, houver mais de um juiz igualmente competente.
VERDADEIRO.
Nos crimes em que haja conexão ou continência, o concurso entre a competência do júri e a de outro órgão da jurisdição comum:
(a) prevalecerá a competência do Tribunal do Júri
(b) haverá separação das ações, sendo o Trib do Júri competente para os crimes dolosos contra a vida e os demais crimes serão remetidos ao juízo competente;
(c) prevalecerá a competência do juízo cuja pena mínima for a maior.
(d) prevalecerá a competência do juízo cuja pena máxima for a maior.
Nos crimes em que haja conexão ou continência, o concurso entre a competência do júri e a de outro órgão da jurisdição comum:
PREVALECERÁ A COMPETENCIA DO TRIBUNAL DO JÚRI.
LEMBRAR QUE SE O CONFLITO FOR ENTRE COMPETÊNCIA EM DECORRENCIA DE PRERROGATIVA DE FORO, SERÃO SEPARADAS AS AÇÕES.
EX. PREFEITO QUE COMETE ASSASSINATO JUNTAMENTE COM A ESPOSA. COMO O PREFEITO TEM PRERROGATIVA DE FORO NO TJ (DEFINIDO PELA CF), ELE SERÁ JULGADO NO TJ, JÁ A ESPOSA, SERÁ JULGADA PELO TRIBUNAL DO JÚRI.
Se houver dois ou mais juízos de mesma categoria competentes para julgar ação penal, será competente:
(3)
Se houver dois ou mais juízos de mesma categoria competentes para julgar ação penal, será competente:
a) preponderará a do lugar da infração, à qual for cominada a pena mais grave;
b) prevalecerá a do lugar em que houver ocorrido o maior número de infrações, se as respectivas penas forem de igual gravidade;
c) firmar-se-á a competência pela prevenção, nos outros casos;
Se houver dois ou mais juízos competentes para julgar ação penal, de crimes de categorias diferentes, será competente __________
Se houver dois ou mais juízos competentes para julgar ação penal, de crimes de categorias diferentes, será competente O JUÍZO DO CRIME DE MAIOR GRADUAÇÃO
ART. 78, III - no concurso de jurisdições de diversas categorias, predominará a de maior graduação;
Quais são os motivos previstos no CPP que permitem a separação das ações na conexão e continência?
A - no concurso entre a jurisdição comum e a militar; (ART. 79, I)
B - no concurso entre a jurisdição comum e a do juízo de menores (ART. 79, II) - OBRIGATÓRIA
C - se um dos co-reus for acometido a doença mental após o cometimento da infração (ART. 79, §1º) - OBRIGATÓRIA
D- Citação por edital de um dos co-réus que não comparece e não constitui advogado em juízo (art. 366)
E - Recusas peremptórias no júri, se houver co-réus (o advogado de um réu aceita o jurado e o outro recusa) (art. 468 e 469, §1º)
F - facultativamente se as infrações tiverem sido praticadas em circunstâncias de tempo ou de lugar diferentes (ART. 80, primeira parte)
G - facultativamente quando pelo excessivo número de acusados e para não Ihes prolongar a prisão provisória (art. 80, segunda parte)
H - por outro motivo relevante, o juiz reputar conveniente a separação (art. 80, parte final)
LEMBRAR: CONEXÃO, MAIS DE UM CRIME
CONTINÊNCIA: MAIS DE UMA PESSOA PRATICANDO UM OU DIVERSOS CRIMES.