Das provas: Geral, ECD, Cadeia de Custória e Perícias em geral Flashcards

1
Q

V ou F - O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida no _________________ (contraditório judicial / inquérito policial / contraditório judicial e no inquérito policial).

A

O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida EM CONTRADITÓRIO JUDICIAL.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O juiz _________ (pode / não pode) fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação policial.

A

O juiz NÃO PODE fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação policial.

Como o inquérito policial não se sujeita ao contraditório, todos os fatos ali verificados devem se sujeitar ao contraditório judicial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

V ou F - O juiz poderá de ofício ordenar, mesmo antes de iniciada a ação penal, a produção antecipada de provas consideradas urgentes e relevantes, observando a necessidade, adequação e proporcionalidade da medida;

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

V OU F - O juiz poderá determinar, no curso da instrução, ou antes de proferir sentença, a realização de diligências para dirimir dúvida sobre ponto relevante.

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

V ou F - O juiz poderá de ofício ordenar, mesmo antes de iniciada a ação penal, a produção antecipada de quaisquer provas.

A

FALSO. APENAS AS PROVAS CONSIDERADAS URGENTES E RELEVANTES PODEM SER PRODUZIDAS ANTECIPADAMENTE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

As provas derivadas das ilícitas, salvo quando não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras são consideradas ____________ (inadmissíveis / admissíveis).

A

As provas derivadas das ilícitas, salvo quando não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras são consideradas INADIMISSÍVEIS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O juiz que conhecer do conteúdo da prova declarada inadmissível _________ (não poderá / poderá) proferir a sentença ou acórdão.

A

O juiz que conhecer do conteúdo da prova declarada inadmissível NÃO PODERÁ proferir a sentença ou acórdão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

V OU F - Segundo o CPP, considera-se fonte independente aquela prova que não tenha ligação com prova ilícita.

A

FALSO. Considera-se fonte independente aquela que por si só, seguindo os trâmites típicos e de praxe, próprios da investigação ou instrução criminal, seria capaz de conduzir ao fato objeto da prova (TAMBÉM CHAMADA PROVA DE DESCOBERTA INEVITÁVEL)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

É __________ (dispensável / indispensável) o exame de corpo de delito, direto ou indireto, quando a infração deixar vestígios.

A

É INDISPENSÁVEL o exame de corpo de delito, direto ou indireto, quando a infração deixar vestígios.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

A confissão do acusado ____________ (pode / não pode) suprir a ausência do exame de corpo de delito.

A

A confissão do acusado NÃO PODE suprir a ausência do exame de corpo de delito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

V ou F - Nos crimes que envolverem violência ou grave ameaça o Exame de Corpo de Delito serão priorizados.

A

FALSO. Dar-se-á prioridade à realização do exame de corpo de delito quando se tratar de crime que envolva:

I - violência doméstica e familiar contra mulher;

II - violência contra criança, adolescente, idoso ou pessoa com deficiência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Quais são as hipóteses previstas no CPP que prevê prioridade na realização do Exame de Corpo de Delito?

A

I VIOLENCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA MULHER

II VIOLENCIA CONTRA CRIANÇA, ADOLESCENTE, IDOSO OU PESSOA COM DEFICIENCIA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

V OU F - Vestígio é todo objeto ou material bruto, visível ou latente, constatado ou recolhido, que se relaciona à infração penal.

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

V ou F - Todos os recipientes de acondicionamento de vestígio deverão ser selados com lacres, com numeração individualizada, de forma a garantir a inviolabilidade e a idoneidade do vestígio durante o transporte.

A

VERDADEIRO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

V ou F - Após a realização da perícia, o material deverá ser descartado pelo perito oficial responsável.

A

FALSO. ART. 158 F Após a realização da perícia, o material deverá ser devolvido à central de custódia, devendo nela permanecer.

ART. 158 B, X - descarte: procedimento referente à liberação do vestígio, respeitando a legislação vigente e, quando pertinente, mediante autorização judicial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A coleta dos vestígios deverá ser realizada preferencialmente ________________ (pela autoridade policial que estiver no local / por perito oficial), que dará o encaminhamento necessário para a central de ___________ (custódia / perícia).

A

A coleta dos vestígios deverá ser realizada preferencialmente POR PERITO OFICIAL, que dará o encaminhamento necessário para a central de CUSTÓDIA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

V OU F - O recipiente para acondicionamento do vestígio poderá ser aberto pelo perito que vai proceder à análise e, motivadamente, por pessoa autorizada.

A

VERDADEIRO

18
Q

V OU F - O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso especializado.

A

FALSO. O exame de corpo de delito e outras perícias serão realizados por perito oficial, portador de diploma de curso SUPERIOR.

19
Q

Na falta de perito oficial, o exame será realizado por _____ (1 / 2 / 3 / 5) pessoa(s) idônea(s), portadora(s) de diploma de curso _________ (técnico / superior / de especialização / técnico ou superior) preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame.

A

Na falta de perito oficial, o exame será realizado por 2 DUAS pessoa(s) idônea(s), portadora(s) de diploma de curso SUPERIOR preferencialmente na área específica, dentre as que tiverem habilitação técnica relacionada com a natureza do exame.

20
Q

V OU F - Serão facultadas ao juiz, ao Ministério Público, ao assistente de acusação, ao ofendido, ao querelante e ao acusado a formulação de quesitos e indicação de assistente técnico.

A

FALSO. não há previsao no CPP para JUIZ formular quesitos ao perito, apenas MP, ASSISTENTE DE ACUSAÇÃO, OFENDIDO, QUERELANTE, E AO ACUSADO.

21
Q

Durante o curso do processo judicial, é permitido às partes, quanto à perícia requerer a oitiva dos peritos para esclarecerem a prova ou para responderem a quesitos, desde que o mandado de intimação e os quesitos ou questões a serem esclarecidas sejam encaminhados com antecedência mínima de ______ (10 / 15 / 30) dias, podendo apresentar as respostas em laudo complementar

A

Durante o curso do processo judicial, é permitido às partes, quanto à perícia requerer a oitiva dos peritos para esclarecerem a prova ou para responderem a quesitos, desde que o mandado de intimação e os quesitos ou questões a serem esclarecidas sejam encaminhados com antecedência mínima de 10 DEZ dias, podendo apresentar as respostas em laudo complementar

22
Q

V ou F - Tratando-se de perícia complexa que abranja mais de uma área de conhecimento especializado, poder-se-á designar a atuação de mais de um perito oficial, entretanto a parte poderá indicar apenas um assistente técnico

A

FALSO. Tratando-se de perícia complexa que abranja mais de uma área de conhecimento especializado, poder-se-á designar a atuação de mais de um perito oficial, e a parte indicar MAIS DE UM assistente técnico.

SOB PENA DE FERIR O DIREITO À AMPLA DEFESA

23
Q

O exame de corpo de delito poderá ser feito ___________ (durante o dia e apenas em dias úteis / em qualquer dia e a qualquer hora).

A

O exame de corpo de delito poderá ser feito EM QUALQUER DIA E QUALQUER HORA.

DEPENDENDO DA LESÃO, SE TIVER QUE AGUARDAR, A MESMA PODERÁ DESAPARECER.

24
Q

A autópsia será feita pelo menos _______ (2 / 3 / 5 / 6) seis horas depois do óbito.

A

A autópsia será feita pelo menos SEIS horas depois do óbito.

25
Q

V ou F - Ainda que as lesões externas permitam precisar a causa da morte, será necessária a realização de exame interno (autópsia ou necropsia) para verificação de alguma circunstância relevante.

A

FALSO. Nos casos de morte violenta, BASTARÁ O SIMPLES EXAME EXTERNO DO CADÁVER, quando não houver infração penal que apurar, ou quando as lesões externas permitirem precisar a causa da morte e não houver necessidade de exame interno para a verificação de alguma circunstância relevante.

26
Q

O administrador de cemitério público ou particular indicará o lugar da sepultura, sob pena de __________ (multa / desobediência).

A

O administrador de cemitério público ou particular indicará o lugar da sepultura, sob pena de DESOBEDIÊNCIA.

27
Q

Os cadáveres serão sempre fotografados na posição em que forem encontrados, bem como, na medida do possível, todas as lesões externas e vestígios deixados no local do crime.

A

VERDADEIRO

28
Q

V ou F - O exame de corpo de delito deverá ser feito a partirdo encaminhamento do Delegado responsávelpelo caso em data marcada pelo hospital.

A

FALSO. Art. 161. O exame de corpo de delito poderá ser feito em qualquer dia e a qualquer hora.

29
Q

V OU F - Para provar a materialidade do crime de homicídio, é indispensável o laudo de exame cadavérico, que não poderá ser suprido pela confissão do acusado.

A

FALSO.

30
Q

V OU F - Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.

A

VERDADEIRO

31
Q

V OU F - Não tendo sido feito o exame de corpo de delito, por inobservância de vestígios pela autoridade policial, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.

A

FALSO. Quando a infração deixar vestígios, será indispensável o exame de corpo de delito, direto ou indireto, não podendo supri-lo a confissão do acusado.

32
Q

Nos crimes cometidos com destruição ou rompimento de obstáculo a subtração da coisa, ou por meio de escalada, os peritos, além de descrever os vestígios, indicarão com que instrumentos, por que meios e em que época presumem ter sido o fato praticado.

A

VERDADEIRO

33
Q

___________ (É possível / Não é possível) aos peritos proceder à avaliação de coisas destruídas, deterioradas ou que constituam produto do crime por meio dos elementos existentes nos autos e dos que resultarem de diligências.

A

É POSSÍVEL aos peritos proceder à avaliação de coisas destruídas, deterioradas ou que constituam produto do crime por meio dos elementos existentes nos autos e dos que resultarem de diligências.

Art. 172. Proceder-se-á, quando necessário, à avaliação de coisas destruídas, deterioradas ou que constituam produto do crime.

Parágrafo único. Se impossível a avaliação direta, os peritos procederão à avaliação por meio dos elementos existentes nos autos e dos que resultarem de diligências.

34
Q

No caso de incêndio, os peritos verificarão a causa e o lugar em que houver começado, o perigo que dele tiver resultado para a vida ou para o patrimônio alheio, a extensão do dano e o seu valor e as demais circunstâncias que interessarem à elucidação do fato.

A

verdadeiro

35
Q

No exame para o reconhecimento de escritos, por comparação de letra, a pessoa a quem se atribua ou se possa atribuir o escrito será intimada para o ato, se for encontrada.

A

verdadeiro. LEMBRAR QUE A PESSOA NÃO É OBRIGADA A ESCREVER PARA FORNECER DOCUMENTO PARA PERÍCIA (NINGUÉM É OBRIGADO A PRODUZIR PROVA CONTRA SI MESMO).

36
Q

No exame para o reconhecimento de escritos quando não houver escritos para a comparação ou forem insuficientes os exibidos, a autoridade mandará que a pessoa escreva o que Ihe for ditado. Se estiver ausente a pessoa, mas em lugar certo, esta última diligência poderá ser feita por precatória, em que se consignarão as palavras que a pessoa será intimada a escrever.

A

VERDADEIRO. A AUTORIDADE MANDARÁ QUE A PESSOA ESCREVA, MAS A PESSOA NÃO É OBRIGADA A ESCREVER.

37
Q

No exame por precatória, a nomeação dos peritos far-se-á no juízo __________ (deprecante / deprecado). Havendo, porém, no caso de ação privada, acordo das partes, essa nomeação poderá ser feita pelo juiz __________ (deprecante / deprecado).

A

No exame por precatória, a nomeação dos peritos far-se-á no juízo DEPRECADO. Havendo, porém, no caso de ação privada, acordo das partes, essa nomeação poderá ser feita pelo juiz DEPRECANTE.

38
Q

O juiz __________ (ficará / não ficará) adstrito ao laudo, __________ (devendo aceitá-lo / podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte).

A

O juiz NÃO FICARÁ adstrito ao laudo, PODENDO ACEITÁ-LO OU REJEITÁ-LO, NO TODO OU EM PARTE.

39
Q

V OU F - Para se apurar o crime de lesão corporal, exige-se prova pericial médica, que não pode ser suprida por testemunho.

A

FALSO. art. 167. Não sendo possível o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestígios, a prova testemunhal poderá suprir-lhe a falta.

40
Q

V ou F - No exame pericial por precatória somente caberá quesitos das partes e do juízo deprecado.

A

FALSO. MP TBM PODE FORMULAR QUESITOS.