DIREITO TRIBUTÁRIO 2 Flashcards
Como funciona e qual o objetivo da aplicação da progressividade extrafiscal do IPTU?
É facultado ao Poder Público municipal a exigir, mediante lei específica, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova o seu adequado aproveitamento. Caso contrário, entre outras penas, é permitido cobrar o IPTU progressivo no tempo.
objetivo é estimular o cumprimento da função social da propriedade, sob pena da progressão do tributo incidente sobre o imóvel.
É facultado ao Poder Público municipal, mediante ………………………… para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da ……………………., do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento.
É facultado ao Poder Público municipal, mediante LEI ESPECÍFICA para [ …] nos termos da LEI FEDERAL, do proprietário …….
O solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado pode acarretar em penalidades, sendo a última medida a desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo ………………………… , com prazo de resgate de até …………. anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
O solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado pode acarretar em penalidades, sendo a última medida a ………………… com pagamento mediante ………………………… de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.
Referente ao IPTU, a progressividade no tempo (extrafiscal) está relacionada ao aproveitamento do imóvel, com o objetivo de promover …………………………………
o desenvolvimento urbano
A adoção do IPTU progressivo não é a primeira medida a ser tomada pelo Poder Público, devendo ocorrer primeiramente o …………………………………….
parcelamento ou edificação compulsórios
A progressividade do IPTU depende de lei …………………. e também de lei ……………………….
lei específica municipal e também de lei federal
Quando se fala em IPTU progressivo no tempo, é muito importante ter em mente que tal expressão se refere ao imposto progressivo com base no passar do tempo sem que o proprietário tenha ……………………………..
promovido o adequado aproveitamento do solo urbano.
É constitucional a lei municipal que tenha estabelecido, antes da Emenda Constitucional 29/2000, alíquotas progressivas para o IPTU, salvo se destinada a assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana.
ERRADO
É inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido, antes da Emenda Constitucional 29/2000, alíquotas progressivas para o IPTU, salvo se destinada a assegurar o cumprimento da função social da propriedade urbana.
É inconstitucional a lei municipal que tenha estabelecido, antes da Emenda Constitucional 29/2000, alíquotas progressivas para o IPTU, salvo se destinada a assegurar o cumprimento da ……………………………………………
cumprimento da função social da propriedade urbana.
Declarada inconstitucional a progressividade de alíquota do IPTU, é devido o tributo calculado pela alíquota ……………….. correspondente, de acordo com a destinação do imóvel.
mínima
São inconstitucionais as leis municipais anteriores à Emenda Constitucional n° 29/2000, que instituíram alíquotas diferenciadas de IPTU para imóveis edificados e não edificados, residenciais e não residenciais.
ERRADO
constitucionais
São constitucionais as leis municipais anteriores à Emenda Constitucional n° 29/2000, que instituíram alíquotas diferenciadas de IPTU para imóveis edificados e não edificados, residenciais e não residenciais.
CERTO
Isso significa que essa diferenciação não foi considerada como tributação progressiva.
É ……………………….. a fixação de adicional progressivo do imposto predial e territorial urbano em função do número de imóveis do contribuinte.
inconstitucional
Qual a diferença entre progressividade fiscal e extrafiscal do IPTU?
Fiscal: com base no valor do imóvel (após EC 29/00).
Extrafiscal: com base no tempo (imóveis subutilizados - desde CF 88)
O IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio ………… ou a posse de bem imóvel por …………….. ou por ……………………., como definido na lei civil, localizado na zona urbana do Município.
a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil,
O IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por ………………. física, como definido na ………………. , localizado na zona urbana do Município.
a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel por natureza ou por acessão física, como definido na lei civil,
Contudo, há que se destacar que o IPTU não incide apenas sobre o imóvel por natureza, mas também sobre os bens imóveis por acessão física, que se caracteriza por tudo quanto o homem incorporar permanentemente ao solo, como por exemplo ……………………………………..
como a semente lançada ao solo, os edifícios e construções, de modo que não se possa retirar sem destruição, modificação, fratura ou dano.
O fato de parte de um imóvel urbano ter sido declarada como Área de Preservação Permanente (APP) e, além disso, sofrer restrição administrativa consistente na proibição de construir (nota non aedificandi) impede a incidência de IPTU sobre toda a área do imóvel.
ERRADO
não impede o IPTU
Segundo a Corte, cuida-se de um ônus a ser suportado, o que não gera o cerceamento total da disposição, utilização ou alienação da propriedade, como ocorre, por exemplo, nas desapropriações.
Entende-se como zona urbana a definida em lei municipal; observado o requisito mínimo da existência de melhoramentos indicados em pelo menos 2 (dois) dos incisos seguintes, construídos ou mantidos pelo Poder Público:
I - meio-fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais;
II - abastecimento de água;
III - sistema de esgotos sanitários;
IV - rede de iluminação pública, com ou sem posteamento para distribuição domiciliar;
V - escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 (três) quilômetros do imóvel considerado.
Há a possibilidade de a lei considerar como zona urbana outras áreas, que seriam as áreas ………………. e áreas de expansão urbana.
áreas urbanizáveis e áreas de expansão urbana.
A incidência do IPTU sobre imóvel situado em área considerada pela lei local como urbanizável ou de expansão urbana não está condicionada à existência dos melhoramentos elencados no art. 32, § 1º, do CTN.
CERTO
O CTN nada previu a respeito do momento da incidência do IPTU, cabendo ao legislador municipal esta tarefa, quando da instituição do referido imposto. Normalmente, a incidência se dá no dia ………………….. de cada ano.
01 de janeiro
Na determinação da base de cálculo do IPTU, não se considera o valor dos bens móveis mantidos, em caráter permanente ou temporário, no imóvel, para efeito de sua utilização, exploração, aformoseamento ou comodidade.
CERTO