DIREITO TRIBUTÁRIO 1 Flashcards
É ilegal a concessão de descontos ao contribuinte de IPVA que não tenha cometido infrações.
ERRADO
Não há óbice/impedimento esses descontos, visando estimular os contribuintes a tomarem cuidado no trânsito.
Quanto à possibilidade de transferência do encargo, os tributos podem ser de 2 tipos:
DIRETO (ex: IPVA)
INDIRETO (ex: ICMS)
Tributo DIRETO é quando o contribuinte é quem arca com o tributo.
CERTO
já o INDIRETO é quando o encargo do tributo é repassado para o consumidor = regressivo
Tributo DIRETO ou INDIRETO?
Imposto de Renda
DIRETO
Tributo DIRETO ou INDIRETO?
IPVA
DIRETO
Tributo DIRETO ou INDIRETO?
IPI
INDIRETO
Tributo DIRETO ou INDIRETO?
ICMS
INDIRETO
Tributo DIRETO ou INDIRETO?
PIS/COFINS
INDIRETO
Tributo DIRETO ou INDIRETO?
IPTU
DIRETO
Tributo DIRETO ou INDIRETO?
IOF
INDIRETO
Tributo PROGRESSIVO, REGRESSIVO, PROPORCIONAL?
Imposto de Renda
PROGRESSIVO
Tributo PROGRESSIVO, REGRESSIVO, PROPORCIONAL?
ICMS
REGRESSIVO e PROPORCIONAL
Tributo do tipo …………………. busca maior justiça fiscal, o …………………. é mais simples, e o …………………. tende a aumentar a desigualdade.
Tributo do tipo progressivo busca maior justiça fiscal, o proporcional é mais simples, e o regressivo tende a aumentar a desigualdade.
………………………………… caracterizam-se pela intervenção no domínio econômico. São tributos extrafiscais, pois não têm como finalidade precípua a arrecadação, mas sim a intervenção em uma situação social ou econômica.
As contribuições interventivas (CIDE)
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos ………………….. e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.
específicos e divisíveis
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir ……………………….., em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição.
TAXAS
são tributos retributivos ou contraprestacionais
As contribuições de melhoria são decorrentes de ……………………..
obras públicas.
Qual a diferença entre tributo vinculados e não vinculados?
Tributos vinculados são aqueles que exigem uma prestação do Estado para que haja a sua cobrança. Exemplo: Taxas, contribuições de melhoria, contribuições sociais e empréstimos compusórios.
Já os tributos não, basta a manifestação de riqueza do contribuinte para que legitime a sua cobrança, exemplo: impostos.
Qual a diferença entre imposto pessoal e real?
Imposto real é aquele que leva em consideração as características do objeto tributado. É o caso do IPTU, IPVA, ICMS, ISS, etc. Todos os impostos, com exceção do IR, são considerados reais.
Imposto pessoal é aquele que leva em consideração alguma característica do contribuinte para fins de tributação. O único imposto inegavelmente pessoal é o imposto de renda. Os demais são impostos reais.
Sempre que possível, os impostos terão caráter ………………… e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.
PESSOAL
A taxa de ocupação de terreno de marinha não é um tributo, mas sim ………….
Preço público
é remuneração pelo uso da coisa, no caso, terreno de marinha, sendo fruto do poder negocial da União Federal com o particular. 2. Descaracterizada a sua natureza tributária.
O que é foro? e Laudêmio ? Eles são tributos?
O foro, o laudêmio e a taxa de ocupação não são tributos, receitas derivadas, mas sim receitas originárias, às quais a União tem direito em razão do uso por terceiros de seus bens imóveis.
………………. é um valor pago anualmente em troca do direito de posse ou uso de um imóvel, especialmente em áreas de terrenos de marinha ou em propriedades de domínio público.
Exemplo: Quando o proprietário de um imóvel situado em terreno de marinha paga uma taxa anual à União pelo direito de uso da terra
Foro
não são tributos, receitas derivadas, mas sim receitas originárias
O TRF da 3ª Região decidiu que as contribuições ao FUSEX são tributos sujeitos a lançamento de ofício, com prazo de cinco anos para devolução.
CERTO
Fusex é constituído de recursos oriundos das contribuições obrigatórias e das indenizações pelos atendimentos médico-hospitalares.