Direito Penal Flashcards
Diversas
A conduta desviante é sempre considerada crime quando contraria as normas sociais.
CERTO OU ERRADO
Errado: Não toda conduta desviante é considerada crime; somente aquelas expressamente definidas em lei como tal.
A culpabilidade é um elemento do crime que pode ser afetada pela inimputabilidade.
CERTO OU ERRADO
Certo: A culpabilidade, como juízo de reprovação sobre a conduta, pode ser afetada por fatores como a inimputabilidade, que afeta a capacidade do agente de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
A teoria do domínio do fato aplica-se exclusivamente em crimes de colarinho branco
CERTO OU ERRADO
Errado: A teoria do domínio do fato, que considera autor quem tem o controle final do fato, aplica-se a qualquer tipo de crime, não exclusivamente aos de colarinho branco.
No Direito Penal, o princípio da insignificância pode ser aplicado para desclassificar um fato como crime.
CERTO OU ERRADO
Certo: O princípio da insignificância ou bagatela pode levar ao reconhecimento de que a conduta não atinge de modo intolerável o bem jurídico tutelado, excluindo a tipicidade penal.
A reincidência é um fator que não influencia na dosimetria da pena
CERTO OU ERRADO
Errado: A reincidência é um fator que influencia na dosimetria da pena, podendo resultar em seu aumento
A tentativa de crime é punida com a mesma pena do crime consumado.
CERTO OU ERRADO
Errado: A tentativa de crime é punida com a pena correspondente ao crime consumado, reduzida de um a dois terços.
Crimes hediondos são insuscetíveis de anistia, graça e indulto.
CERTO OU ERRADO
Certo: Os crimes hediondos, conforme legislação específica, são insuscetíveis de anistia, graça e indulto, refletindo a gravidade desses delitos.
A legítima defesa é uma causa excludente de ilicitude.
CERTO OU ERRADO
Certo: A legítima defesa é uma excludente de ilicitude, ou seja, exclui o caráter ilícito do ato, justificando a conduta do agente.
O erro sobre a ilicitude do fato, se inevitável, exclui a culpabilidade.
CERTO OU ERRADO
Certo: O erro sobre a ilicitude do fato, quando inevitável, exclui a culpabilidade, pois o agente não tinha capacidade de compreender a natureza ilícita de sua ação.
A coação moral irresistível e a obediência hierárquica excluem a culpabilidade do agente.
CERTO OU ERRADO
Certo: A coação moral irresistível e a obediência hierárquica são causas que excluem a culpabilidade, pois removem a liberdade de escolha e ação do agente.
José foi denunciado pelo crime de lavagem de capitais, cuja pena é de reclusão de 3 a 10 anos e multa. Consta da denúncia que José ocultou a origem de valores provenientes do crime de corrupção passiva, já prescrito, praticado por ele enquanto fiscal municipal. Por não ter sido encontrado, José foi citado por edital, porém não foi apresentada defesa em juízo.
Considerando a situação hipotética apresentada, as disposições do Código de Processo Penal (CPP) e o entendimento do STJ, julgue o item seguinte.
O crime de lavagem de capitais é afiançável e a concessão de fiança independe de manifestação prévia do Ministério Público.
CERTO OU ERRADO
Gabarito: CERTO
O crime é afiançável, já que a fiança é a regra e a lavagem de capitais não figura como exceção legal. Assim:
Art. 323. Não será concedida fiança:
I - nos crimes de racismo;
II - nos crimes de tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e nos definidos como crimes hediondos;
III - nos crimes cometidos por grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;
A concessão de fiança independe da oitiva do Ministério Público. Nesse sentido:
CPP, art. 333. Depois de prestada a FIANÇA, que será concedida independentemente de audiência do Ministério Público, este terá vista do processo a fim de requerer o que julgar conveniente.
Considerando as disposições do Código Penal a respeito de irretroatividade da lei penal e de prescrição, julgue o item que se segue.
O prazo prescricional da pena de multa será o mesmo da pena privativa de liberdade quando a multa for alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada.
CERTO OU ERRADO
Afirmação correta.
A prescrição da pena de multa ocorrerá (art. 114, I e II, do Código Penal):
Em 2 (dois) anos, quando a multa for a única cominada ou aplicada;
No mesmo prazo estabelecido para prescrição da pena privativa de liberdade, quando a multa for alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada.
Acerca da ilicitude e da culpabilidade no direito penal, julgue o item que se segue.
No sistema penal brasileiro, a ilicitude é subjetiva, uma vez que sua configuração depende da capacidade de avaliação do agente acerca do caráter criminoso da conduta.
CERTO OU ERRADO
ERRADO
A Ilicitude é Objetiva no direito penal brasileiro. Ela se refere à contrariedade de uma conduta à norma jurídica. Quando um comportamento está em desacordo com a lei penal, ele é considerado ilícito, independentemente das características pessoais do agente.
A Culpabilidade é Subjetiva e avalia a reprovabilidade da conduta do agente, levando em conta a capacidade do agente de compreender o caráter ilícito do ato e de agir de acordo com essa compreensão.
Na teoria normativa pura da culpabilidade, surgida com o finalismo penal de Hans Welzel, o dolo é considerado natural e integra o fato típico, enquanto a consciência da ilicitude permanece na culpabilidade.
CERTO OU ERRADO
CERTO
A teoria finalista, considerou que não há conduta sem finalidade, de forma que o dolo e a culpa passaram a integrar o fato típico. O dolo consiste na simples vontade de concretizar os elementos objetivos do tipo penal. Esse dolo, sem a consciência da ilicitude, é chamado de dolo natural o valorado. O qual integra ao fato tipo (na conduta).
A consciência da ilicitude, integra a culpabilidade, passando a ser valorada como potencial consciência da ilicitude, que é a possibilidade de o agente, de acordo com suas características pessoais, conhecer o caráter ilícito do fato
Gunther Jakobs propôs um conceito funcional de culpabilidade, segundo o qual esta é fundada em necessidades reais ou supostas de prevenção, e não em um juízo de reprovabilidade.
CERTO OU ERRADO
CERTO
Na visão de Gunther Jakobs, ao invés de ver a culpabilidade como uma avaliação moral sobre a pessoa que cometeu um crime, ela deve ser entendida como uma ferramenta para prevenir futuros crimes.
Segundo ele, a culpabilidade deve servir para manter a ordem na sociedade, evitar que novas infrações ocorram e afirmar a validade das normas, baseando-se nas necessidades de prevenção.
Então, para Jakobs, a culpabilidade é importante principalmente porque ajuda a prevenir crimes e manter a segurança social.