DIABETES Flashcards
Explique a fisiopatologia da DMG.
Os hormônios da gravidez, como o cortisol, hormônio do crescimento e HLP, são diabetogênicos e promovem o aumento da resistência periférica à insulina. Em uma situação normal, a mulher teria um aumento da capacidade de produção da insulina como mecanismo de compensação, mas na DMG isso não ocorre.
Fatores de risco para DMG.
Idade materna > 25 anos, sobrepeso ou obesidade, antecedente familiar de DM, intolerância a glicose em gestação anterior, história obstétrica de macrossomia fetal ou polidrâmnio, HAS, uso de corticoide, DMG em gravidez prévia, abortos sucessivos prévios.
Critérios diagnósticos de Overt Diabetes. Como diagnostica?
Glicemia de jejum > ou = 126
HB1AC > ou = 6,5
Glicemia ocasional > ou = 200
Se a GJ for maior que 126, repete e então dá o diagnóstico.
Como diagnosticar diabete gestacional?
Glicemia de jejum entre 92 e 125, faz-se o TTGO 75g em jejum (>92), 1ª hora (>180) e 2ª hora (>153).
Como proceder na paciente com glicemia de jejum < 92?
Faz o TTGO 75g entre a 24 e 28 semana.
Quais as consequências da DM para o feto.
Redução da maturidade pulmonar, macrossomia fetal (distocias e tocotraumatismos), hiperinsulinismo fetal. Quando se faz a ligadura do cordão, ele pode sofrer hipoglicemia. Como a HB1AC tem mais afinidade com oxigênio, a mãe libera menos oxigênio ao feto que que faz poliglobulia fetal (icterícia e trombose fetal). Pode fazer placentomegalia, polidrâmnio (poliúria osmótica) e malformações. Nos casos de vasculopatia, pode ter oligodrâmnio e CIUR.
Exames do pré-natal da grávida com DM.
Consultas de 15/15 dias (32 S) e semanal (32 até o parto), controlar ganho de peso, PA e crescimento uterino.
Pede para controle glicêmico: GJ, TTGO, HB1AC
Pede: Urina tipo 1, urocultura (risco de ITU). Em DM descompensada ou insulinodependnete pede função renal (ureia, creatinina e proteinúria), função hepática (AST/ALT e bilirrubinas), e faz fundo de olho, ECG e lipídios.
Prestar atenção em ganho ponderal, glicosúria, polidrâmnio e macrossomia, oligodrâmnio e CIR.
Hipoglicemiantes orais. Discorra.
Metformina (categoria B): atravessa a barreira placentária, diminui a produção excessiva de glicose no fígado, retarda a absorção de carboidratos, estimula secreção de insulina pela pâncreas e reduz a resistência periférica a insulina.
Glibenclamida: baixa passagem placentária e menor hipoglicemia neonatal.
Acarbose: efeitos colaterais de náusesas e diarreia.
Via de parto da DMG.
Pacientes sem macrossomia fetal e bom controle, precogniza-se via vaginal. Pacientes sem esse controla prefere-se cesárea em 37 semanas.
Como é o pré-parto da DMG?
Glicemia capilar de 2/2h (entre 70-110), bomba de infusão com SF 5% e 1 ampola de KCL 10%, INSULINA 25UI.
Corticoide em DMG.
Usa somente se a glicemia estiver sob controle nas últimas 48h. Administra e mantém internada por mais 72h, fazendo glicemia capilar de 4/4h e regulando com insulina regular se necessário.