Dermato Flashcards
Câncer de pele
Carcinoma basocelular ( cbc)
Carcinoma Basocelular (CBC)
Tumor maligno mais comum
Comportamento menos agressivo: raramente metástase.
Clínica: CA pele + alt. oculares e neurológicas.
Síndrome de Gorlin (= nevoide basocelular).
Diagnóstico: biópsia mais anátomo patológica.
Tratamento: Ideal: cirurgia Margens: 4 mm
Lesões de risco:
> 1 cm: cabeça, pescoço, mãos, pés ,esclerodermiforme ou micronodular Recidivadas
= Margens maiores (0,5 -1 cm) ou Cirurgia de Mohs.
Câncer de pele
Carcinoma Spina celular (cec)
Segundo CA de pele mais prevalente, Invasão local e metástases,
Fatores: Exposição solar crônica (UVB): homens idosos, caucasianos, Radiação Ionizante, HPV: 6, 11, 16, 18, Inflamação crônica.
Diagnóstico: biópsia mais anatomopatológico
Tratamento:
alto risco ou agressivo: 6 mm ; baixo risco: 4 mm
Alternativas: Baixo risco < 2 cm de diâmetro , curetagem + eletrocoagulação
Câncer de pele
Melanoma
Mais agressivo; melanócitos
Cutâneo primário ou secundário:
Retina, leptomeninges, conduto auditivo e mucosas
Fatores de risco:
Fototipos I e II
Queimaduras solares
Nevos atípicos (displásico, Spitz) e congênitos .
Diagnóstico: Biópsia excisional: margem de 1 mm.
Tratamento: Realizar ampliação das margens somente APÓS pesquisa do linfonodo sentinela!
Tipos de melanoma
Extensivo superficial: É o tipo mais comum. São normalmente encontrados em áreas de pele exposta. Pode surgir de novo ou em associação a um nevo Nodular: Corresponde a 5% dos melanomas, atinge mais pessoas da 6 década de vida afetando mais homens do que mulheres. São frequentemente ulcerados e podem ser confundidos com lesão vascular. No momento do diagnóstico, eles não apresentam uma fase radial de crescimento. Apresenta prognóstico reservado
Lentiginoso acral: E incomum, respondendo por 5% dos melanomas entre a população branca. Embora incomum, é o mais comum dentre os asiáticos, hispânicos e descendentes de africanos.
Lentigo maligno: Respondem por 4 a 15% dos melanomas cutâneos e estão relacionados à exposição solar de longa data e idade avançada. Histologicamente mostram epiderme atrófica, são compostos por células melanociticas atipicas, inicialmente isoladas e posteriormente em ninhos dispostos ao longo da junção dermo-epidérmica. Na sua progressão, pode haver invasão de estruturas mais profundas. As células tumorais normalmente se estendem aos foliculos pilosos,
Lentigos malignos mostram intensa elastose solar na derme. Na avaliação da prognose do melanoma, são analisados parâmetros clínicos como idade, sexo, diâmetro da lesão. local de acometimento e ulceração e histológicos: subtipos. niveis de invasão de Clark, espessura de Breslow, situação das margens de segurança, índice de mitoses, fase de crescimento (radial ou vertical), ulceração, presença de infiltrado linfocitário, invasão neural, angiolinfática e regressão tumoral. Dentre os inúmeros parâmetros, a espessura tumoral (Breslow) ainda é, atualmente, o mais sensível para se prever o risco de desenvolvimento de metástases em melanoma cutâneo.
Melanoma
Diagnóstico:
. O exame histopatológico da lesão, a partir de uma biópsia excisional, é considerado padrão ouro.
Os principais parâmetros do estadiamento incluem o número de mitoses (área da derme que contém mais mitoses), ulceração (quando há ausência de um epitélio intacto sobre o melanoma), espessura do tumor. envolvimento regional (acometimento de linfonodos) e metástases a distância. Desses, a espessura do tumor ou índice de Breslow é o fator mais importante na avaliação histopatológica. Esse índice, medido em mm. corresponde a medida entre o topo da epiderme (camada granulosa) até a célula invasiva mais profunda e permite classificar a lesão em estágios: T1 corresponde as lesões ≤ 1 mm. T2> 1.0 a 2.0 mm. T3 > 2.0 a 4.0 mm e T4 4.0 mm. Quanto mais superficial, melhor o prognóstico.
Commission on Cancer (AJCC). O TNM, o T significando características do tumor, o N o número de linfonodos acometidos e o M a presença ou não de metástase. Dentro da classificação das características do tumor, dois parâmetros são considerados para estadiamento: a profundidade do tumor (indice de Breslow) e a presença ou não de ulcerações.
Questão sobre melanoma:
Quais os fatores associados de pior prognóstico do paciente com melanoma.
Olhar o índice de Breslow l e o pior é o Melanoma nodular.
Melanoma é o subtipo mais raro de câncer de pele, entretanto, é a forma mais grave, possuindo origem nos melanocitos e pico de incidência em adultos jovens entre 20 e 50 anos. Os fatores de risco comumente associados são exposição à radiação ultravioleta, fototipo baixo, imunosupressão, genética e história familiar positiva. E como é realizado o diagnóstico? Utilizamos a regra do ABCDE para avaliação da lesão suspeita, que consiste em A de assimétrica, B de bordas irregulares, C de coloração heterogênea, D de diâmetro igual ou superior a 6mm e E de evolução, em que houve aumento em tamanho ou mudança do aspecto. As lesões suspeitas devem ser biopsiadas. E quais são os subtipos? - Lentigo maligno: ocorre na face ou nas áreas fotoexpostas (principalmente de idosos), sendo considerado um melanoma in situ. Geralmente se apresenta como uma mancha castanho enegrecida de bordas assimétricas e com crescimento lento. - Lentigo maligno melanoma: é invasivo que surge a partir do lentigo maligno, sendo comum nas áreas fotoexpostas de idosos. - Melanoma extensivo superficial é o subtipo mais comum (70%) e o mais associado a lesões névicas precursoras, sendo mais comum entre 4 e 5º década de vida, comumente localizados no tronco em homens e em membros inferiores nas mulheres. - Melanoma nodular: é o segundo subtipo mais comum, se apresentando como uma placa ou nódulo negro-azulado de evolução rápido, sendo comumente localizado no tronco dos homens e nos membros inferiores das mulheres, SEU PROGNOSTICO E O MAIS DESFAVORÁVEL - Melanoma lentiginoso acral é o subtipo mais comum em negros e asiáticos, ocorrendo comumente nas palmas, plantas e falanges distais. Quando acomete o aparelho ungueal, pode gerar o sinal de Hutchinson. Os niveis de Clark e o índice de Breslow comumente são utilizados no diagnóstico, vamos relembrar? Profundidade do tumor (nivel de invasão de Clark, quanto maior. pior): - Nivel 1: epiderme (in situ) - Nivel 2: derme papilar - Nivel 3. transição entre a derma papilar e reticular - Nivel 4: derme reticular - Nivel 5: hipoderme E o índice de Breslow, que é sobre a espessura da lesão, sendo o principal indicador de prognóstico: nivel 1 é menor que 0.76mm; nivel 2 entre 0,76 e 1.5mm: nivel 3 entre 1.5e 4mm; nivel 4 superior a 4mm