Criminologia - Estatística e Prevenção Flashcards
Cifra Cinza
Ocorrências que até são registradas, porém não se chega ao processo ou ação penal por serem solucionadas na própria Delegacia de Polícia.
Cifra Lilás
Ocorrências de violência doméstica.
Cifra Rosa
Crimes de caráter homofóbico que não são reportados às autoridades.
Cifra Verde
Crimes em que a vítima diretamente destes é o meio ambiente.
Cifra Dourada
Crimes cometidos pelas classes mais privilegiadas.
Cifra Oculta
Crimes que não são denunciados às autoridades.
Cifra Branca
Crimes efetivamente solucionados, abrangendo todas as etapas regulares e necessárias da persecução penal.
Cifra Azul
Crimes cometidos pelas classes mais baixas, em especial trabalhadores e operários.
Prevenção Primária
Ataca a raiz do conflito, atribuindo a fatores exógenos a etiologia delitiva; a prevenção primária liga-se à garantia de educação, saúde, trabalho, segurança e qualidade de vida do povo, instrumentos preventivos de médio e longo prazo.
Prevenção Secundária
Destina-se a setores da sociedade que podem vir a padecer do problema criminal e não ao indivíduo, manifestando-se a curto e médio prazo de maneira seletiva, ligando-se à ação policial, programas de apoio, controle das comunicações etc. É direcionada aos potenciais ou eventuais criminosos, realiza-se de curto a médio prazo e volta sua atenção para o momento e local onde o fenômeno criminal se manifesta, isto é, onde os índices de criminalidade são mais elevados, com foco nos grupos que apresentam maior risco de sofrer ou protagonizar o problema criminal, manifestando-se pela política legislativa penal e pela ação policial com o escopo de prevenção geral. Diversamente da prevenção primária, esta prevenção é operacionalizada pela política criminal e pelo controle social jurídico-penal.
Prevenção Terciária
Voltada ao recluso, visando sua recuperação e evitando a reincidência (sistema prisional); realiza-se por meio de medidas socioeducativas, como a laborterapia, a liberdade assistida, a prestação de serviços comunitários etc.
Cifra Negra
Número de delitos que por alguma razão não são levados ao conhecimento das autoridades, contribuindo para uma estatística divorciada da realidade fenomênica.
Cifra Cinza
Ocorrências policiais registradas nos órgãos competentes, porém encontram nas próprias delegacias a solução dos conflitos.
Cifra Amarela
Diz respeito aos delitos praticados com violência policial e que não são levados ao conhecimento das corregedorias, por medo de as vítimas sofrerem represálias por parte dos policiais.
Cifra Dourada
Diz respeito aos “crimes do colarinho branco” que não chegam ao conhecimento das autoridades. Infrações penais praticadas pela elite, não reveladas ou apuradas, como os crimes de sonegação fiscal, as falências fraudulentas e a lavagem de dinheiro.