Criminologia Flashcards
IFRA NEGRA/ESCURA/DARK NUMBER/CIFFRE NOIR
Teoria da anomia: autores: Robert Merton e Émile Durkheim
Teoria da associação diferencial: autor: Edwin Sutherland
Asssssociação diferencial
Sssssssutherland
Vitimização Secundária / Sobrevitimização / Revitimização
Howard Becker constrói um modelo sequencial constituído por quatro tipos teóricos:
* o comportamento apropriado
* o desviante puro
* o falsamente acusado
* o desviante secreto
CIFRA CINZA
Consiste nos crimes que são de conhecimento das instâncias policiais, mas que não chegam a virar um processo penal. São casos, por exemplo, solucionados pelos próprios policiais em sua atividade rotineira; ou na própria delegacia de polícia; ou com a renúncia da vítima ao direito de queixa ou representação.
CIFRA AMARELA
Crimes praticados por funcionários públicos contra particulares e, por temor, as vítimas deixam de denunciar o ilícito para a competente apuração.
→ DE OLHO NA BANCA: “hipótese em que a vítima de um crime praticado com abuso de poder deixa de acionar os órgãos competentes por medo de represália” assertiva relacionada à cifra amarela pela FGV.
Filtros propostos referem-se a mecanismos ou processos que influenciam como e quais casos de crime são identificados, registrados e processados pelo sistema de justiça criminal. Esses filtros podem ser sociais, institucionais ou administrativos e têm um impacto significativo na forma como os crimes são percebidos e tratados.
Aculturação ou prisionalização é o fenômeno referente aos presos que absorvem a “cultura prisional” e abrem mão dos valores sociais predominantes fora do presídio.
→ DE OLHO NA BANCA: A banca FGV já considerou correta a seguinte assertiva: “Parte do processo de prisionalização do apenado passa pela construção de modelos de comportamentos violentos, consolidando o afastamento dos valores e normas do mundo externo.”