CRIMES CONTRA A PESSOA Flashcards
São crimes contra a vida
• Homicídio;
• Induzimento, instigação ou auxílio a suicídio ou a automutilação;
• Infanticídio;
• Aborto
O homicídio simples tem como pena
reclusão de 6 a 20 anos
são características do crime de homicídio:
• Sujeito Ativo:
• Sujeito Passivo:
• Bem Jurídico Protegido:
Qualquer pessoa;
Qualquer pessoa;
Vida Humana.
o delito de genocídio atrai a competência do Tribunal do Júri
errado.
O delito de genocídio tutela a chamada diversidade humana, e assim, tem caráter coletivo. Por esse motivo, não atrai por si só a competência do Tribunal do Júri.
O STF (RE 351487) já se manifestou no sentido de que, na hipótese de concurso formal entre o genocídio e o homicídio doloso, compete ao Tribunal do Júri da JF o julgamento de ambos os delitos
A doutrina majoritária entende que a vida extrauterina começa com o _____________.
início do parto.
O homicídio é um crime _________, ou seja, para sua consumação é necessário o chamado resultado naturalístico previsto pela norma.
material
O _____________ é aquele realizado quando o corpo da vítima não é encontrado. Nesses casos, a perícia ainda pode ser efetuada, mas com base em outras fontes de informação (como provas testemunhais, filmagens e fotografias).
exame indireto
a emissão de laudo pericial não é essencial para a comprovação da morte. Muitas vezes o exame indireto pode envolver apenas a produção de provas testemunhais.
CERTO.
O exame indireto é aquele realizado quando o corpo da vítima não é encontrado. Nesses casos, a perícia ainda pode ser efetuada, mas com base em outras fontes de informação (como provas testemunhais, filmagens e fotografias).
Sendo doloso o homicídio, a pena é aumentada de__________ se o crime é praticado contra pessoa menor de ____________ ou maior de ____________.
1/3 (um terço)
14 (quatorze)
60 (sessenta) anos.
- HOMICÍDIO DOLOSO MAJORADO
No homicídio doloso majorado, é dispensável que o agente tenha conhecimento da idade do ofendido no momento da execução do crime
Errado.
A doutrina se posiciona no sentido de que é indispensável que a idade do ofendido ingresse na esfera de conhecimento do agente, haja vista não haver responsabilidade objetiva em Direito Penal.
- Sendo doloso o homicídio, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos.
No homicídio doloso majorado, em que a pena é aumentada de 1/3 (um terço) se o crime é praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) ou maior de 60 (sessenta) anos, a idade a ser considerada é a do momento da condenação.
ERRADO.
e a idade a ser considerada é a do momento da conduta criminosa (teoria da atividade).
A pena é aumentada de _____________________ se o crime for praticado por milícia privada, sob o pretexto de ________________________, ou por _______________.
1/3 (um terço) até a metade
prestação de serviço de segurança
grupo de extermínio
Se o agente comete o crime impelido por motivo de ______________________, ou sob o domínio de ___________, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a pena de _______________.
relevante valor social ou moral
violenta emoção
um sexto a um terço.
O homicídio privilegiado, apesar do nome, é uma ____________________ e não uma circunstância privilegiadora propriamente dita.
causa de diminuição de pena
Quais as diferenças entre privilegiadoras e causas de diminuição de pena
• Privilegiadora: Circunstância que reduz a pena nos limites mínimo e máximo. É um tipo penal derivado que tem uma pena cominada menor quando comparado com o tipo penal de origem. Ou seja, um delito teria pena prevista de 6 a 20 anos, e sua versão privilegiada pena autônoma de, por exemplo, 5 a 10 anos. Não se reduz a pena aplicada, e sim aplica-se uma pena diversa naquele caso.
• Causa de diminuição de pena: Circunstância que reduz a pena base através da aplicação de uma variável (no caso do §1º do art. 121, de 1/6 a 1/3). Perceba que não há uma pena diferente. Utiliza-se a pena original do delito e aplica-se a redução
Sob influência de violenta emoção o agente irá praticar homicídio privilegiado
errado.
Para existir a hipótese do homicídio privilegiado o agente deverá estar sob o domínio de violenta emoção.
Além disso, a hipótese privilegiada é sempre logo em seguida à provocação da vítima, o que não se faz necessário na atenuante genérica.
CP, Art. 65 - São circunstâncias que sempre atenuam a pena:
c) cometido o crime sob coação a que podia resistir, ou em cumprimento de ordem de autoridade superior, ou sob a influência de violenta emoção, provocada por ato injusto da vítima;
É caso de homicídio privilegiado quando o agente pratica o crime sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta agressão da vítima
errado.
É injusta PROVOCAÇÃO.
Se houver injusta agressão estaremos falando de legítima defesa, e não de homicídio privilegiado.
o homicídio privilegiado tem natureza de ____________ do condenado. Assim sendo, deve a redução de pena ser obrigatoriamente aplicada, caso presentes os requisitos.
direito subjetivo
As hipóteses de homicídio QUALIFICADO têm como pena-base
RECLUSÃO de 12 a 30 anos
O homicídio qualificado, ____________________________, também chamado de homicídio mercenário/mandato remunerado, é um crime de concurso ___________.
mediante paga ou promessa de recompensa
necessário (devem existir dois indivíduos: Um para pagar ou oferecer vantagem futura, e um para receber e praticar o homicídio)
A doutrina chama o delito de homicídio qualificado mediante paga ou promessa de recompensa de homicídio mercenário ou por mandato remunerado. Algumas vezes, o matador profissional é chamado de ________.
sicário.
o homicídio mercenário é uma espécie de motivo _________.
torpe
segundo a doutrina, __________ é todo motivo que possa ser considerado repugnante, que cause nojo ou repulsa pela conduta do agente.
motivo torpe
Segundo a jurisprudência majoritária, o _______ por si só não basta para constituir o motivo torpe.
ciúme
A __________ pode, dependendo das circunstâncias, ser considerada para configurar motivo torpe.
vingança
O ______________ é um motivo desproporcional.
motivo fútil
O julgador deve utilizar a _______________, para verificar se houve ou não motivo fútil, de acordo com o caso concreto
interpretação analógica
Para o STJ, o ___________ e o _____________ não são incompatíveis.
dolo eventual
motivo fútil
predomina o entendimento de que ou existe motivo _______, ou existe motivo _______ (os dois não podem coexistir).
torpe
fútil
___________ é o meio do qual a vítima não toma conhecimento. É um meio desleal.
Meio Insidioso
____________ é o meio que causa sofrimento excessivo;
Meio Cruel
O meio insidioso, para ser considerado como tal, deve ser utilizado sem o conhecimento da vítima. Ou seja, se o indivíduo obrigar a vítima a beber o veneno e a vítima tiver consciência do que está ingerindo, não há falar em meio insidioso.
CERTO
Por causar intenso sofrimento na maioria dos casos, o veneno ingerido com o conhecimento da vítima poderá ser considerado ________.
meio cruel
Por causar intenso sofrimento na maioria dos casos, o veneno ingerido com o conhecimento da vítima poderá ser considerado ________.
meio cruel
Sobre o meio cruel, segundo Rogério Greco, a doutrina e a jurisprudência majoritárias entendem que não basta a utilização de meio cruel: o agente deve buscar _______________________________.
infligir o sofrimento desnecessário.
Sobre os meios que podem causar perigo comum. Nesses casos, é necessário que o meio atinja a _________________ e crie uma situação de perigo a um número indeterminado de outros indivíduos.
vítima pretendida
A _______ é a agressão perpetrada que viola uma relação de confiança entre autor e vítima
Traição
A _________________ configura uma agressão inesperada, da mesma forma que a traição. Entretanto, no caso da _______________, não existe uma relação de confiança entre as partes.
surpresa
surpresa
Segundo o STF, a qualificadora de traição, emboscada ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa do ofendido, é incompatível com o instituto do ___________
dolo eventual.
se for praticado homicídio qualificado para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime, sendo esse crime impossível, haverá a incidência do homicídio qualificado normalmente.
certo.
Imagine que um autor tenha como objetivo matar uma autoridade de alto escalão, e que para chegar até ela, tenha que matar o segurança das instalações. No entanto, ao chegar aos aposentos do verdadeiro alvo, descobre que este já está morto, pois sofreu um ataque cardíaco momentos antes.
Se for praticado o homicídio para assegurar a execução de CONTRAVENÇÃO PENAL, e não de crime propriamente dito, haverá incidência de qualificadora?
Nesse caso, não haverá a incidência da qualificadora, pois não é permitida a analogia em prejuízo do réu quando tratamos de direito penal!
Se for praticado o homicídio para assegurar a prática de um segundo crime, que por qualquer motivo, não venha a ser praticado, incidirá a qualificadora?
Do mesmo modo como ocorre com o crime impossível, a qualificadora será aplicada, mesmo que o agente desista ou por qualquer outro motivo seja impedido de praticar a segunda conduta criminosa.
Quando o homicídio é praticado para assegurar a execução de outro crime (no futuro), chamamos a conexão de _____________
teleológica.
Quando o homicídio visa assegurar a ocultação, impunidade ou vantagem de outro crime (crime este que está no passado, anterior à conduta), dizemos que a conexão é _________________.
consequencial.
Considera-se que há razões de condição de sexo feminino quando o crime envolve:
I – Violência doméstica e familiar;
II – Menosprezo ou discriminação à condição de mulher.
para o STJ, prevalece hoje o posicionamento de que a natureza da qualificadora do feminicídio é ____________, ao contrário do entendimento doutrinário a respeito.
objetiva
A pena do feminicídio é aumentada de ___________________ se o crime for praticado nos termos dos incisos do §7 do art. 121
1/3 (um terço) até a metade
A pena do feminicídio é aumentada de 1/3 (um terço) até a metade se o crime for praticado:
I – Durante a gestação ou nos 3 (três) meses posteriores ao parto;
II – contra pessoa menor de 14 (catorze) anos, maior de 60 (sessenta) anos, com deficiência ou portadora de doenças degenerativas que acarretem condição limitante ou de vulnerabilidade física ou mental;
III – na presença física ou virtual de descendente ou de ascendente da vítima;
IV – em descumprimento das medidas protetivas de urgência previstas nos incisos I, II e III do caput do art. 22 da Lei n. 11.340, de 7 de agosto de 2006.
é homicídio qualificado aquele praticado contra autoridade ou agente descrito nos arts. 142 e 144 da Constituição Federal, integrantes do __________ e da __________________, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até __________, em razão dessa condição
sistema prisional
Força Nacional de Segurança Pública
terceiro grau
São requisitos do homicídio funcional:
I – Agente no exercício da função;
II – Homicídio praticado em decorrência da função.
é homicídio qualificado aquele praticado com emprego de arma de fogo de uso __________ ou ___________.
restrito ou proibido
O homicídio qualificado é considerado _______.
hediondo
É possível a ocorrência, em alguns casos, de homicídio ________________, ou seja, que possui simultaneamente características que de ambas as hipóteses. Essa possibilidade, no entanto, depende da compatibilidade entre ambas as classificações (devendo a privilegiadora ser de natureza _____________ e a qualificadora de natureza ____________).
qualificado-privilegiado
SUBJETIVA
OBJETIVA
A doutrina majoritária e a jurisprudência entendem que caso o homicídio possua caraterísticas que permitam configurá-lo como qualificado e privilegiado, este NÃO será considerado _____________
hediondo!
Havendo mais de uma qualificadora, considera-se a ___________ para considerar o delito como homicídio qualificado, e as demais como ___________ (se houver previsão legal) ou como fator relevante para a fixação da _________.
primeira
agravantes
pena-base.