Concurso Público Flashcards
1
Q
- Poderá o edital de concurso exigir do candidato diploma de pós-graduação, quando esse critério estiver previsto em lei.
A
- Certo. Os requisitos do cargo devem estar, necessariamente, previstos em lei.
2
Q
- Nos termos da Constituição Federal, não poderá haver vedação para que mulheres participem de concurso público.
A
- Errado. Há a possibilidade de imposição de discriminação de gênero para fins de participação em concurso público. Todavia, essa discriminação só é compatível com a Constituição nos excepcionais casos em que demonstradas a fundamentação proporcional e a legalidade da imposição, sob pena de ofensa ao princípio da isonomia.
3
Q
- A restrição a candidatos com tatuagem deve estar prevista em lei, não sendo legítima a adoção de tal critério por edital.
A
- Errado. A previsão poderá ocorrer no edital nos casos excepcionais em que o conteúdo da tatuagem viole valores constitucionais.
4
Q
- Ainda que o requisito da idade mínima de 18 anos conste em lei e no edital de concurso público, é possível que o candidato menor de idade aprovado em concurso público tome posse quando há houver sido emancipado.
A
- Certo. Apesar de ser um caso isolado, há precedentes para que menores de idade tomem posse em cargo público.
5
Q
- Somente a lei pode estabelecer limites de idade nos concursos das Forças Armadas, sendo vedado, diante do princípio constitucional da reserva legal, que a lei faculte tal regulamentação a atos administrativos expedidos pela Marinha, Exército ou Aeronáutica.
A
- Certo.
6
Q
- O limite de idade, quando regularmente fixado em lei e no edital de determinado concurso público, há de ser comprovado no momento da posse.
A
- Errado. O limite de idade deve ser comprovado no momento da inscrição no certame. (Lembrar da BETINA)
7
Q
- A cláusula de barreira em concurso público é constitucional, a qual limita o número de candidatos participantes de cada fase da disputa, com o intuito de selecionar apenas os concorrentes mais bem classificados para prosseguir no certame.
A
- Certo.
8
Q
- Nem a surdez unilateral, nem a visão monocular permitirão ao candidato de concurso público o uso da cota de vagas.
A
- Errado. O portador de surdez unilateral não se qualifica como pessoa com deficiência para o fim de disputar as vagas reservadas em concursos públicos. Porém, a pessoa que possuir visão monocular pode ser considerada deficiente para fins de reserva de vaga em concurso público.
9
Q
- A convocação de candidato para a fase posterior de concurso público pode ser realizada apenas pelo diário oficial, mesmo quando todas as comunicações anteriores tenham ocorrido também pela internet.
A
- Errado. Quando haja previsão editalícia de divulgação das fases do concurso pela internet, não poderá a Administração convocar candidato para a fase posterior apenas pelo Diário Oficial.
10
Q
- A Caixa Econômica Federal, por integrar a administração indireta, está sujeita à realização de concurso para provimento de seu quadro, inclusive quanto aos serviços jurídicos.
A
- Errado. A Caixa Econômica Federal, embora vinculada como empresa pública ao Estado, executa uma atividade econômica em ambiente de concorrência. Dessa forma, a terceirização de serviços jurídicos pela Caixa Econômica Federal não se revela ilegal, considerando que esses serviços não estão relacionados com a atividade-fim da empresa.
11
Q
- Sociedade de economia mista que contrata escritório em vez de convocar advogados aprovados em concurso não comete qualquer ilegalidade.
A
- Errado. Caso exista concurso vigente, a adoção de ocupação temporária por terceirização para desempenho de atribuições idênticas às de cargo efetivo para o qual há candidatos aprovados em concurso vigente, configura ato equivalente à preterição da ordem de classificação no certame, ensejando o direito à nomeação.
12
Q
- Embora seja possível que norma estadual majore o prazo temporal de aplicação do art. 19 do ADCT da CF/88 no âmbito estadual, não poderá o poder constituinte derivado decorrente ampliar a aplicabilidade desse dispositivo aos empregados públicos das empresas públicas e das sociedades de economia mista.
A
- Errado. Serão inconstitucionais tanto a norma estadual que majore o prazo temporal do art. 19 (ou seja, prazo anterior a 05/10/1983) como a que amplie a abrangência desse dispositivo para os empregados das empresas públicas e para as sociedades de economia mista.
13
Q
- A candidata que tenha sob sua guarda criança de até 5 anos à época do curso de formação para o cargo de agente penitenciário tem o direito de fazer o curso em período posterior.
A
- Errado. A candidata que está amamentando (lactante) na época do curso de formação que terá o direito de fazer o curso em um período posterior.
14
Q
- As provas de título em concurso público para provimento de cargo público efetivo na Administração Pública, em qualquer dos Poderes e em qualquer nível federativo, não podem ter natureza eliminatória.
A
- Certo.
15
Q
- A ação questionando critérios do psicotécnico previstos no edital deve ser proposta contra a instituição contratada.
A
- Errado. A ação deverá ser proposta contra a entidade que promoveu o concurso (ente político) e não contra a instituição contratada (banca organizadora).