Comportamento, Clima e Cultura Organizacional Flashcards
Atinente ao estudo do comportamento das pessoas na organização, tem-se a existência de variáveis que influenciam tais comportamentos. Como podem ser classificadas essas variáveis?
Dependentes e independentes.
É no contexto do comportamento organizacional que se destaca o conceito de PROCESSO DE RECIPROCIDADE. Em que consiste?
- De um lado, a organização possui expectativas em relação aos seus participantes, quanto às atividades, talentos e potencial de desenvolvimento.
- De outro lado, os participantes também têm expectativas em relação à organização, consistente na satisfação de suas necessidades pessoais por meio da participação dela.
Em que consiste o Clima Organizacional?
- Consiste na maneira como o colaborador percebe a organização, com sua cultura, normas, seus usos e costumes
- Como ele interpreta tudo isso e como reage, positiva ou negativamente, a essa interpretação.
- Influencia (e é influenciada) a motivação e os comportamentos, reflete o estado de ânimo dos integrantes da organização num dado momento.
- O clima organização depende muito da cognição individual, ou seja, como o indivíduo vê e interpreta o ambiente ao seu redor. Mas será a soma dessas percepções individuais que irá ditar o clima que prevale na organização.
Como uma organização consegue medir (aferir) a percepção do clima organizacional?
Através da pesquisa de clima organizacional.
Essa pequisa permite ajustar as necessidades entre as dimensões individuais e organizacionais, melhorando o clima organizacional, tornando MAIS PROVÁVEL A EXECUÇÃO DAS METAS DE TRABALHO.
Quais são os objetivos específicos da pesquisa de clima organizacional?
- AVALIAR o GRAU DE SATISFAÇÃO dos colaboradores em relação à organização;
- CRIAR CANAIS DE COMUNICAÇÃO DIRETA entre colaboradores e a direção da organização, onde possam manifestar suas opiniões COM GARANTIA DO ANONIMATO;
- PERMITIR MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL onde for constatado o maior grau de insatisfação no ambiente de trabalho; e
- IDENTIFICAR, AVALIAR E MONITORAR O IMPACTO DAS INTERVENÇÕES contempladas na pesquisa de clima organizacional no decorrer do tempo e criar meio, junto aos colaboradores, para o aperfeiçoamento da comunicação.
Sob quais perspectivas conceituais pode ser analisada a cultura organizacional?
- VALOR: conjunto de hábitos e crenças EM VIGOR numa organização, que define PADRÕES de comportamento e de atitudes para as ações e decisões;
- IDENTIDADE: produção de uma realidade grupal, distinguindo cada organização das demais;
- MECANISMOS INSTRUMENTAIS: elementos que definem como as pessoas agem, interpretando a realidade das organizações.
Verdadeiro ou Falso:
A cultura organizacional deve ser divulgada aos stakeholders, permitindo o seu conhecimento prévio.
Verdadeiro.
Em que consiste a Cultura Organizacional ?
Conjunto de Valores, Hábitos e Crenças.
Que DEFINE PADRÕES coletivos de comportamentos e atitudes.
Sendo a identidade da organização e
Regulando as relações entre os membros.
Diferencie CLIMA de CULTURA ORGANIZACIONAL.
- CLIMA: é a maneira COMO O COLABORADOR PERCEBE a organização com sua cultura, suas normas, seus usos e costumes. Como é interpreta essas informações e como reage.
Termo AVALIATIVO - CULTURA: conjunto de valores, hábitos e crenças em vigor numa organização, definindo os padrões de comportamento e as atitudes mais importantes da administração.
Termo DESCRITIVO.
O que são DISFUNÇÕES DA CULTURA ORGANIZACIONAL?
São desvios no comportamento dos indivíduos, e que podem prejudicar a capacidade de solucionar problemas de relacionamento interno da organização.
Ex.:
- Resistência generalizada à necessidade de mudança interna;
- Dificuldade de entender e processar mudanças ambientais.
Tradicionalmente, o processo de criação da cultura organizacional ocorre de quais maneiras?
1º Os fundadores contratam pessoas que pensem como eles;
- Os fundadores doutrinam os empregados de acordo com sua forma de pensar e agir; e
- Os fundadores ESTIMULAM os empregados a se identificar com eles e internalizar seus valores, convicções e premissas (“ou vai ou racha”).
Segundo Schein, em que consistem as “subculturas”?
- Subculturas são ramificações da cultura organizacional, decorrentes dos diversos grupos sociais dentro de uma cultura mais ampla.
- Essas subculturas, embora distintas, possuem aspectos essenciais que caracterizam e fundamentam a cultura organizacional, sendo chamadas de “personalidade” da cultura.
A cultura organizacional é composta por aspectos formais (tangíveis e abertos) e informais (intangíveis e ocultos).
Quais deles são formais ou informais:
- Operacional;
- Social;
- Tarefas;
- Psicológico.
FORMAL: operacional e tarefas.
INFORMAL: social e psicológico.
Segundo Chiavenato, como os aspectos formais e informais da cultura organizacional podem ser analisados, classificados e detalhados?
- PRIMEIRO NÍVEL - artefatos visuais: é o nível mais superficial, visível e perceptível (símbolos, produtos, comportamento dos funcionários etc.).
- SEGUNDO NÍVEL - valores compartilhados ou valores visíveis e conscientes: são os valores relevantes que definem as razões pelas quais as pessoas agem de determinada forma (objetivos e estratégias). Geralmente são criados pelos fundadores da organização.
- TERCEIRO NÍVEL - pressuposições ou premissas básicas: é o nível mais íntimo, profundo e oculto da organização. São crenças inconscientes e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam, geralmente não escritas.
Quais são os elementos que constituem a cultura organizacional?
- AMBIENTE ORGANIZACIONAL: consiste no ambiente de atuação da organização.
- NORMAS: regras, escritas ou não, que orientam a forma como as ações devem ocorrer e como as pessoas devem proceder para que a organização alcance seus objetivos e atinja os resultados esperados.
- RITOS: são formas de expressão cultural e que possuem a finalidade de PERPETUAR, no dia a dia, os valores organizacionais e TORNAR A CULTURA MAIS COESA.
- RITUAIS: são métodos e procedimentos detalhados que devem ser seguidos fiel e regularmente.
- HISTÓRIAS: relatos de eventos passados que ilustram e transmitem normas e valores culturais mais profundos.
- POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS: são guias que balizam e orientam as ações para o atingimento das metas e objetivos estabelecidos pela organização.
- LINGUAGEM DOMÉSTICA: são os símbolos ou rituais utilizados pelos membros de uma cultura.
- VALORES: crenças e conceitos que moldam o contorno cultural de um grupo, estabelecendo padrões de comportamento, de avaliação e de imagem.
- CRENÇAS: são postulações definidas como verdadeiras na organização.
- REDE CULTURAL: é o meio de comunicação responsável por transportar o valores da corporação, ainda que informalmente.
Verdadeiro ou Falso:
A cultura organizacional pode ser gerenciada, ou seja, pode ser alterada. Entretanto, essa mudança é bem difícil, principalmente nas organizações onde a cultura deu certo por muito tempo.
Verdadeiro.
O clima organizacional (composto pelos aspectos mais superficiais) insere-se no conceito de cultura organizacional (composto por aspectos mais enraizados).
Verdadeiro.
Enquanto o clima é extremamente mutável, a cultura organizacional é extremamente rígida, sendo difícil e lenta sua alteração, exigindo a participação de todos.
Verdadeiro.
Verdadeiro ou Falso:
A cultura possui uma MÃO DE VIA DUPLA: de um lado, a necessidade de MUDANÇA E ADAPTAÇÃO, para garantir a atualização e modernização; de outro, a necessidade de ESTABILIDADE E PERMANÊNCIA para garantir a identidade da organização.
Verdadeiro.
Quais são os 4 componentes que integram a CAPACIDADE INOVADORA da organização (decorrência da mudança da cultura organizacional)?
- ADAPTABILIDADE: capacidade de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente.
- SENSO DE IDENTIDADE: consiste no conhecimento da história da organização e compartilhamento de seus objetivos por todos os participantes.
- PERSPECTIVA EXATA DO MEIO AMBIENTE: percepção realista e a capacidade de compreender o meio ambiente.
- INTEGRAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES: com o objetivo de garantir um todo orgânico e integrado.
Acerca das classificações que tratam sobre as dimensões da cultura organizacional, fale acerca daquela que as dividem em objetiva e subjetiva.
- OBJETIVA: se refere aos artefatos (logotipos e vestuários) da organização e sua estrutura física.
- SUBJETIVA: refere-se aos padrões compartilhados de crenças, suposições e expectativas dos integrantes (Heróis, Histórias, Ritos).
Segundo Fela Moscovici, a cultura organizacional compõe-se de três dimensões interdependentes. Quais são?
- IDEOLÓGICA: consiste na função reguladora, função de autoridade dentro da organização. Engloba leis formais, costumes, rituais, padrões e códigos informais.
- MATERIAL: trata das questões relativas às tarefas, variáveis OBJETIVA, como o conjunto de instrumentos, know-how, layout, cronogramas etc..
- PSICOSSOCIAL OU POLÍTICA: consiste no conjunto de manifestações afetivas dos indivíduos que compõem a organização. Variáveis SUBJETIVAS.
De acordo com Robbins, quais são os tipos de cultura organizacional?
- CULTURAS ADAPTATIVAS: são caracterizadas pela maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança.
- Essas organizações fazem constantes revisões em suas características adaptativas.
- CULTURAS CONSERVADORAS OU NÃO ADAPTATIVAS: caracterizadas pela manutenção de ideias, valores, costumes e tradições. A alteração de sua cultura é mais difícil. Ex.: organizações religiosas.
- CULTURAS FORTES: são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários. e influenciam comportamentos e expectativas.
- 1, Tendo em vista que os funcionários compartilham essa cultura organizacional, os executivos precisam se preocupar menos em desenvolver regras e regulamentos.
- CULTURAS FRACAS: são culturas sem integração normativa, sem regras e sem valores estruturados.
- Os executivos precisam se esforçar em estabelecer regras e regulamentos para fazer com que os comportamentos dos funcionários sejam condizentes com os valores da organização.
De acordo com Daft, quais são os tipos de cultura organizacional?
- CULTURA ADAPTATIVA: caracterizada pela proatividade,criatividade e tomada de risco, assim como reagir com rapidez às mudanças do ambiente. São focadas em satisfazer os clientes. Ex.: Google.
- CULTURA DE MISSÃO (AQUISIÇÃO): possui uma visão estratégica clara que deve ser compartilhada por todos os membros. Preocupa-se em atender clientes e foca no ambiente externo, mas sem a necessidade de mudança rápida. Busca constante por resultados e, quando atingidos, são bem recompensados.
- CULTURA DE CLÃ: caracteriza-se pela participação seus membros no processo decisório. Tem como um de seus valores cuidar dos empregados e garantir que eles tenham o que é preciso para serem satisfeitos e produtivos. Ex.: Wegmans
- CULTURA BUROCRÁTICA: define as normas e comportamentos que todos devem seguir, havendo um menor envolvimento dos colaboradores, mas, em contrapartida, apresenta grande consistência, conformidade e colaboração entre os membros. Ex.: Pacific Edge Software.