CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE OMS Flashcards
DEFINA SEGURANÇA DO PACIENTE
REDUZIR ATE O MINIMO ACEITAVEL O RISCO DE DANO DESNECESSARIO
DEFINA DANO
COMPROMETIMENTO, QUE PODE SER FISICO SOCIAL OU PSICOLOGICO
DEFINA RISCO
PROBABILIDADE DE UM INCIDENTE ACONTECER
DEFINA INCIDENTE
EVENTO OU CIRCUNTANCIA QUE PODE OU NAO RESULTAR EM ALGUM DANO
DEFINA CIRCUNSTANCIA NOTIFICAVEL
INCIDENTE COM POTENCIAL DANO OU LESAO
DEFINA NEAR MISS
QUASE ERRO/ INCIDENTE QUE NAO ATINGIU O PACIENTE
DEFINA INCIDENTE SEM LESAO
INCIDENTE QUE ATINGOU O PACIENTE MAS NAO ACONTECEU DANO/LESAO
DEFINA EVENTO ADVERSO
INCIDENTE QUE CAUSOU DANO AO PACIENTE
QUANTAS SAO AS CLASSIFICAÇÕIES DE SEGURANÇA DO PACIENTE SEGUNDO A OMS
7
SEGUNDO A RDC ANVISA N°63/2011
CULTURA DE SEGURANÇA: CONJUNTO DE VALORES, ATITUDES, COMPETENCIAS E COMPORTAMENTOS QUE DETERMINAM O COMPROMETIMENTO COM A GESTÃO DA SAUDE E DA SEGURANÇA, SUBSTITUINDO A CULPA EA PUNIÇÃO PELA OPORTUNIDADE DE APRENDER COM AS FALHAS E MELHORAR A ATENÇÃO Á SAÚDE.
SEGUNDO A RDC ANVISA N°63/2011
GARANTIA DE QUALIDADE: TOTALIDADE E AÇÕES SISTEMATICAS NECESSARIAS PARA GARANTIR QUE OS SERVIÇOS PRESTADOS ESTEJAM DENTRO DOS PADROES DE QUALIDADE EXIGIDOS PARA OS FINS A QUE SE PROPÕEM.
.
SEGUNDO A RDC ANVISA N°63/2011
GESTÃO DE RISCO: APLICAÇÃO SISTEMATICA E CONTINUA DE POLITICAS, PROCEDIMENTOS, CONDUTAS E RECURSOS NA IDENTIFICAÇÃO, ANALISE, AVALIAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CONTROLE DE RISCOS E EVENTOS ADVERSOS QUE AFETAM A SEGURANÇA, A SAUDE HUMANA, A INTEGRIDADE PROFISSIONAL, O MEIO AMBIENTE E A IMAGEM INSTITUCIONAL.
SEGUNDO A RDC ANVISA N°63/2011
NUCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE NSP: INSTANCIA DO SERVIÇO DE SAUDE CRIADA PARA PROMOVER E APOIAR A IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES VOLTADAS A SEGURANÇA DO PACIENTE.
SEGUNDO A RDC ANVISA N°63/2011
PLANO DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM SERVIÇOS DE SAUDE: DOCUMENTO QUE APO NTA SITUAÇÕES DE RISCO E DESCREVE AS ESTRAEGIAS E AÇÕES DEFINIDAS PELO SERVIÇO DE SAUDE PARA A GESTÃO DE RISCO VISANDO A PREVENÇÃ A MITIGAÇÃO DOS INCIDENTES, DESDE A ADMISSAO ATE A TRANSFERENCIA, A ALTA OU O ÓBITO DO PACIENTE NO SERVIÇO DE SAUDE.
.
SEGUNDO A RDC ANVISA N°36/2013
TECNOLOGIAS EM SAUDE: CONJUNTO DE EQUIPAMENTOS, MEDICAMENTOS, INSUMOS E PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA ATENÇÃO A SAUDE, BEM COMO OS PROCESSOS DE TRABALHO, A INFRAESTRUTURA E A ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO DE SAUDE.
.