Caso 4 Flashcards
As funções reprodutivas femininas podem ser divididas em duas fases principais:
(1) preparação do corpo da mulher para a concepção e a gravidez; e
(2) o período de gravidez em si
o que é ciclo sexual mensal feminino (ou, menos precisamente, ciclo menstrual)
mudanças rítmicas mensais da secreção dos hormônios femininos ao longo dos anos reprodutivos normais da mulher e correspondem a alterações nos ovários e em outros órgãos sexuais
qual duração ciclo sexual mensal?
média 28 dias
O ciclo sexual feminino tem dois resultados significativos:
- apenas um único óvulo é normalmente liberado dos ovários a cada mês, de maneira que apenas um único feto crescerá de cada vez
- o endométrio uterino é preparado, com antecedência, para a implantação do óvulo fertilizado, em momento determinado do mês.
As mudanças ovarianas que ocorrem durante o ciclo sexual dependem completamente de que?
hormônios gonadotróficos FSH e LH
FSH e LH agem como? (células, receptores, resultado)
FSH e o LH estimulam suas células-alvo ovarianas ao se combinarem aos receptores altamente específicos de FSH e LH nas membranas das células-alvo ovarianas. Por sua vez, os receptores ativados aumentam a secreção das células e, geralmente, também seu crescimento e proliferação
Quase todos esses efeitos estimuladores de FSH e LH resultam da ativação…
do sistema de segundo mensageiro do monofosfato de adenosina cíclico (AMPc), no citoplasma celular, o que leva à formação de proteinoquinases e de múltiplas fosforilações de enzimas-chave que estimulam a síntese dos hormônios sexuais
Quais as fases do ciclo ovariano?
fase folicular do ciclo ovariano
fase lútea do ciclo ovariano
primeiro de fase folicular
Quando uma criança do sexo feminino nasce, cada óvulo é circundado por uma única camada de células da granulosa, chamado de:
folículo primordial
o que acontece com óvulo durante infância? (nutrição, inibação, meiose)
acredita-se que as células da granulosa forneçam nutrição ao óvulo e secretem um fator inibidor da maturação do ovócito que mantém o óvulo parado em seu estado primordial, no estágio de prófase da divisão meiótica.
o que muda com a puberdade? fsh e lh + resultado
FSH e o LH da adeno-hipófise começam a ser secretados em quantidades significativas, os ovários (com alguns dos folículos e seu interior) começam a crescer.
oq acontece para chegar em foliculo primário?
puberdade -> fsh e lh -> ovulo aumenta e ganha + camadas de células da granulosa -> folículos primários
Durante os primeiros dias de cada ciclo sexual mensal feminino, as concentrações de FSH e de LH secretadas estão como?
aumentam de leve a moderadamente, e o aumento do FSH é ligeiramente maior do que o do LH, precedendo-o por alguns dias
LH e FSH, especialmente o FSH, causam: (3)
causam crescimento acelerado de 6 a 12 folículos primários a cada mês.
- O efeito inicial é a rápida proliferação das células da granulosa, dando origem a muitas outras camadas dessas células.
- Além disso, as células fusiformes derivadas do interstício ovariano agrupam-se em diversas camadas por fora das células da granulosa, dando origem a uma segunda massa de células – chamadas de teca –, que se dividem em duas camadas
características teca interna
as células adquirem características epitelioides semelhantes às das células da granulosa e desenvolvem a capacidade de secretar mais hormônios sexuais esteroides (estrogênio e progesterona)
características teca externa
desenvolve-se, formando a cápsula de tecido conjuntivo altamente vascular, que se torna a cápsula do folículo em desenvolvimento.
Após a fase proliferativa inicial de crescimento, que dura alguns dias, a massa de células da granulosa secreta o líquido folicular, que contém concentração elevada de estrogênio-> isso resulta em que?
acúmulo desse líquido ocasiona o aparecimento de um antro dentro da massa de células da granulosa
O crescimento inicial do folículo primário até o estágio antral só é estimulado, principalmente, por:
FSH
depois do estágio antral -> Ocorre então o crescimento muito acelerado, levando a folículos ainda maiores, denominados:
folículos maduros
crescimento acelerado até folículos maduros é causado por: (3)
- O estrogênio é secretado no folículo e faz com que as células da granulosa formem quantidades cada vez maiores de receptores de FSH, o que causa efeito de feedback positivo, porque torna as células da granulosa ainda mais sensíveis ao FSH.
- O FSH e os estrogênios se combinam para promoverem receptores de LH nas células originais da granulosa, permitindo, assim, que a estimulação de LH ocorra em adição à estimulação do FSH, e provocando aumento ainda mais rápido da secreção folicular.
- A elevada quantidade de estrogênio na secreção folicular e a grande quantidade de LH agem conjuntamente para causar a proliferação das células tecais foliculares e aumentam sua secreção.
Apenas um folículo amadurece totalmente a cada mês, e o restante sofre atresia-> por que?
as grandes quantidades de estrogênio do folículo em crescimento mais rápido agem no hipotálamo, deprimindo a secreção mais intensa de FSH, bloqueando, dessa forma, o maior crescimento dos folículos menos desenvolvidos.
Portanto, o folículo maior continua a crescer por causa de seus efeitos de feedback positivo intrínsecos, enquanto todos os outros folículos param de crescer, e, efetivamente, involuem.
qual importância do processo de atresia dos folículos ovarianos?
atresia é importante, pois normalmente permite que apenas um dos folículos cresça o suficiente a cada mês para ovular, o que geralmente impede que mais de uma criança se desenvolva em cada gravidez
folículo antes da ovulação→ folículo pré-ovulatório
A ovulação na mulher que tem ciclo sexual de 28 dias ocorre X dias após o início da menstruação.
x= 14
como acontece liberação do óvulo?
Um pouco antes da ovulação, a parede externa protuberante do folículo incha rapidamente, e pequena área no centro da cápsula folicular, estigma, projeta-se como um bico.
Em 30 minutos ou mais, o líquido começa a vazar do folículo através do estigma, e, cerca de 2 minutos mais tarde, o estigma se rompe inteiramente, permitindo que um líquido mais viscoso (com óvulo e coroa radiada), da porção central do folículo, seja lançado para fora.