Caso 4 Flashcards
As funções reprodutivas femininas podem ser divididas em duas fases principais:
(1) preparação do corpo da mulher para a concepção e a gravidez; e
(2) o período de gravidez em si
o que é ciclo sexual mensal feminino (ou, menos precisamente, ciclo menstrual)
mudanças rítmicas mensais da secreção dos hormônios femininos ao longo dos anos reprodutivos normais da mulher e correspondem a alterações nos ovários e em outros órgãos sexuais
qual duração ciclo sexual mensal?
média 28 dias
O ciclo sexual feminino tem dois resultados significativos:
- apenas um único óvulo é normalmente liberado dos ovários a cada mês, de maneira que apenas um único feto crescerá de cada vez
- o endométrio uterino é preparado, com antecedência, para a implantação do óvulo fertilizado, em momento determinado do mês.
As mudanças ovarianas que ocorrem durante o ciclo sexual dependem completamente de que?
hormônios gonadotróficos FSH e LH
FSH e LH agem como? (células, receptores, resultado)
FSH e o LH estimulam suas células-alvo ovarianas ao se combinarem aos receptores altamente específicos de FSH e LH nas membranas das células-alvo ovarianas. Por sua vez, os receptores ativados aumentam a secreção das células e, geralmente, também seu crescimento e proliferação
Quase todos esses efeitos estimuladores de FSH e LH resultam da ativação…
do sistema de segundo mensageiro do monofosfato de adenosina cíclico (AMPc), no citoplasma celular, o que leva à formação de proteinoquinases e de múltiplas fosforilações de enzimas-chave que estimulam a síntese dos hormônios sexuais
Quais as fases do ciclo ovariano?
fase folicular do ciclo ovariano
fase lútea do ciclo ovariano
primeiro de fase folicular
Quando uma criança do sexo feminino nasce, cada óvulo é circundado por uma única camada de células da granulosa, chamado de:
folículo primordial
o que acontece com óvulo durante infância? (nutrição, inibação, meiose)
acredita-se que as células da granulosa forneçam nutrição ao óvulo e secretem um fator inibidor da maturação do ovócito que mantém o óvulo parado em seu estado primordial, no estágio de prófase da divisão meiótica.
o que muda com a puberdade? fsh e lh + resultado
FSH e o LH da adeno-hipófise começam a ser secretados em quantidades significativas, os ovários (com alguns dos folículos e seu interior) começam a crescer.
oq acontece para chegar em foliculo primário?
puberdade -> fsh e lh -> ovulo aumenta e ganha + camadas de células da granulosa -> folículos primários
Durante os primeiros dias de cada ciclo sexual mensal feminino, as concentrações de FSH e de LH secretadas estão como?
aumentam de leve a moderadamente, e o aumento do FSH é ligeiramente maior do que o do LH, precedendo-o por alguns dias
LH e FSH, especialmente o FSH, causam: (3)
causam crescimento acelerado de 6 a 12 folículos primários a cada mês.
- O efeito inicial é a rápida proliferação das células da granulosa, dando origem a muitas outras camadas dessas células.
- Além disso, as células fusiformes derivadas do interstício ovariano agrupam-se em diversas camadas por fora das células da granulosa, dando origem a uma segunda massa de células – chamadas de teca –, que se dividem em duas camadas
características teca interna
as células adquirem características epitelioides semelhantes às das células da granulosa e desenvolvem a capacidade de secretar mais hormônios sexuais esteroides (estrogênio e progesterona)
características teca externa
desenvolve-se, formando a cápsula de tecido conjuntivo altamente vascular, que se torna a cápsula do folículo em desenvolvimento.
Após a fase proliferativa inicial de crescimento, que dura alguns dias, a massa de células da granulosa secreta o líquido folicular, que contém concentração elevada de estrogênio-> isso resulta em que?
acúmulo desse líquido ocasiona o aparecimento de um antro dentro da massa de células da granulosa
O crescimento inicial do folículo primário até o estágio antral só é estimulado, principalmente, por:
FSH
depois do estágio antral -> Ocorre então o crescimento muito acelerado, levando a folículos ainda maiores, denominados:
folículos maduros
crescimento acelerado até folículos maduros é causado por: (3)
- O estrogênio é secretado no folículo e faz com que as células da granulosa formem quantidades cada vez maiores de receptores de FSH, o que causa efeito de feedback positivo, porque torna as células da granulosa ainda mais sensíveis ao FSH.
- O FSH e os estrogênios se combinam para promoverem receptores de LH nas células originais da granulosa, permitindo, assim, que a estimulação de LH ocorra em adição à estimulação do FSH, e provocando aumento ainda mais rápido da secreção folicular.
- A elevada quantidade de estrogênio na secreção folicular e a grande quantidade de LH agem conjuntamente para causar a proliferação das células tecais foliculares e aumentam sua secreção.
Apenas um folículo amadurece totalmente a cada mês, e o restante sofre atresia-> por que?
as grandes quantidades de estrogênio do folículo em crescimento mais rápido agem no hipotálamo, deprimindo a secreção mais intensa de FSH, bloqueando, dessa forma, o maior crescimento dos folículos menos desenvolvidos.
Portanto, o folículo maior continua a crescer por causa de seus efeitos de feedback positivo intrínsecos, enquanto todos os outros folículos param de crescer, e, efetivamente, involuem.
qual importância do processo de atresia dos folículos ovarianos?
atresia é importante, pois normalmente permite que apenas um dos folículos cresça o suficiente a cada mês para ovular, o que geralmente impede que mais de uma criança se desenvolva em cada gravidez
folículo antes da ovulação→ folículo pré-ovulatório
A ovulação na mulher que tem ciclo sexual de 28 dias ocorre X dias após o início da menstruação.
x= 14
como acontece liberação do óvulo?
Um pouco antes da ovulação, a parede externa protuberante do folículo incha rapidamente, e pequena área no centro da cápsula folicular, estigma, projeta-se como um bico.
Em 30 minutos ou mais, o líquido começa a vazar do folículo através do estigma, e, cerca de 2 minutos mais tarde, o estigma se rompe inteiramente, permitindo que um líquido mais viscoso (com óvulo e coroa radiada), da porção central do folículo, seja lançado para fora.
liberação do óvulo mais detalhada: LH ocasiona rápida secreção dos hormônios esteroides foliculares que contêm progesterona-> horas depois-> 2 eventos necessários para ovulação:
- A teca externa (ou seja, a cápsula do folículo) começa a liberar enzimas proteolíticas dos lisossomos. Essas enzimas causam a dissolução da parede capsular do folículo e o consequente enfraquecimento da parede, resultando em mais dilatação do folículo e degeneração do estigma.
- Simultaneamente, há um rápido crescimento de novos vasos sanguíneos na parede do folículo, e, ao mesmo tempo, são secretadas as prostaglandinas (hormônios locais que causam vasodilatação) nos tecidos foliculares.
Esses dois efeitos causam a transudação do plasma para o folículo, o que contribui para sua dilatação. Finalmente, a combinação da dilatação folicular e da degeneração simultânea do estigma faz com que o folículo se rompa, liberando o óvulo.
Cerca de 2 dias antes da ovulação, a secreção de x pela adeno-hipófise aumenta acentuadamente, com pico em torno de 16 horas antes da ovulação
LH
O x também aumenta em cerca de duas a três vezes ao mesmo tempo, e o x e o y agem sinergicamente para causar uma rápida dilatação do folículo, durante os últimos dias antes da ovulação.
x= FSH
y= LH
O x também tem um efeito específico sobre as células da granulosa e tecais, convertendo-as principalmente em células secretoras de progesterona.
LH
⇒ Portanto, secreção de x começa a cair cerca de 1 dia antes da ovulação, enquanto quantidades crescentes de y começam a ser secretadas.
x estrogenio
y progesterona
ambiente para ocorrer ovulação: (3)
foliculo
estrogenio
progesterona
(1) crescimento rápido do folículo,
(2) diminuição da secreção do estrogênio após uma fase prolongada de secreção excessiva
(3) início da secreção de progesterona que ocorre a ovulação.
Sem o pico pré-ovulatório inicial de LH, a ovulação não ocorreria.
Durante as primeiras horas após a expulsão do óvulo do folículo, as células da granulosa e tecais internas remanescentes se transformam, rapidamente, em:
oq muda? (3)
primeiro anki de fase lutea
células luteínicas
aumentam 1tamanho e são enchidas por 2lipídeos=> luteinização
massa total de células=> corpo-lúteo
3suprimento vascular bem desenvolvido também cresce no corpo-lúteo.
luteinização depende principalmente de LH, mas tb da extrusão do óvulo do folículo.
Um hormônio local, ainda não caracterizado no líquido folicular, parece controlar o processo de luteinização até depois da ovulação: qual nome?
fator inibidor da luteinização
como é a produção de hormônios no corpo lúteo?
As células da granulosa no corpo-lúteo desenvolvem vastos retículos endoplasmáticos lisos intracelulares, que formam grandes quantidades dos hormônios sexuais femininos PROGESTERONA e ESTROGÊNIO (com mais progesterona do que estrogênio durante a fase lútea).
As células tecais formam, principalmente, os androgênios ANDROSTEDIONA e TESTOSTERONA, em vez dos hormônios sexuais femininos. => No entanto, a maioria desses hormônios também é convertida pela enzima aromatase, nas células da granulosa, em ESTROGÊNIOS.
Corpo lúteo cresce até 7 a 8 dias da ovulação e depois…
começa a involuir e, efetivamente, perde sua função secretora e sua característica lipídica amarelada cerca de 12 dias após a ovulação, tornando-se o corpo albicante → Durante as semanas subsequentes, o corpo albicante é substituído por tecido conjuntivo e, ao longo dos meses, é absorvido.
resumo corpo lúteo
Uma vez que o LH (principalmente aquele secretado durante o pico ovulatório) tenha agido nas células granulosas e tecais para causar a luteinização, as células luteínicas recém-formadas parecem estar programadas para seguir a sequência de:
(1) proliferação, (2) aumento e (3) secreção, seguida por (4) degeneração → 12 dias
O estrogênio, em especial, e a progesterona, em menor grau, secretados pelo corpo-lúteo durante a fase lútea do ciclo ovariano têm efeitos potentes de feedback na adeno-hipófise para manter baixas taxas de secreção de FSH e de LH
Além disso, as células luteínicas secretam pequenas quantidades do hormônio inibina, a mesma inibina secretada pelas células de Sertoli → inibe a secreção de FSH pela adeno-hipófise → concentrações sanguíneas reduzidas de FSH e de LH → queda desses hormônios, finalmente, provoca:
a degeneração do corpo-lúteo completamente, processo denominado involução do corpo-lúteo.
A involução final normalmente ocorre no final de quase exatamente 12 dias de vida do corpo-lúteo, em torno do x dia do ciclo sexual feminino normal, y dias antes do início da menstruação.
x= 26
y= 2
involução corpo lúteo-> parada súbita de secreção de estrogênio, progesterona e inibina pelo corpo-lúteo remove a inibição por feedback da adeno-hipófise, permitindo que ela comece a secretar novamente quantidades crescentes de FSH e LH-> resulta:
em crescimento de novos folículos, começando um novo ciclo ovariano.
A escassez de progesterona e estrogênio, nesse momento, também leva à:
menstruação uterina
o ciclo endometrial mensal é composto de 3 fases:
(1) proliferação do endométrio uterino,
(2) desenvolvimento de alterações secretoras no endométrio e
(3) descamação do endométrio, que é conhecido como menstruação