Aula 15: Laringologia I Flashcards
Qual é a função principal da laringe?
A laringe é o caminho de passagem para a via aérea e a caixa vocal, além de desempenhar o papel de valva de esforço e valva protetora da via aérea na deglutição.
Quais são as estruturas que compõem a laringe?
A laringe é formada pelo osso hióide, pelas cartilagens epiglote, tireoide, cricoide e aritenóides, e também por cartilagens acessórias como as corniculadas, cuneiformes e sesamóides.
Qual é a inervação da laringe?
A inervação da laringe é fornecida pelo nervo vago, que se divide em nervo laríngeo superior e nervo laríngeo recorrente (inferior).
Quais são os músculos intrínsecos da laringe e qual é sua função?
Os músculos intrínsecos da laringe vão de uma estrutura da laringe até outra e são responsáveis por movimentos finos e precisos da laringe, incluindo a produção vocal.
Qual é a diferença entre a voz em crianças, mulheres e homens?
Crianças têm pregas vocais menores e mais curtas, resultando em uma voz mais aguda. Mulheres têm pregas vocais um pouco mais alongadas, gerando uma voz menos aguda que a das crianças. Homens possuem pregas vocais longas, densas e musculares, produzindo uma voz mais grave.
Como ocorre o processo vibratório para a fonação?
O padrão vibratório para a fonação ocorre sobre uma estrutura maleável e elástica, garantindo estabilidade pela massa muscular e pela camada profunda da lâmina própria sobre a qual oscilam as camadas elásticas da lâmina própria e do epitélio.
O que é edema de glote e como ele afeta a via aérea?
Edema de glote é o inchaço das cordas vocais devido a várias causas, como reação alérgica. Esse inchaço pode obstruir a via aérea, causando dificuldade respiratória.
Quais são as características da laringite aguda?
A laringite aguda é uma reação inflamatória aguda, com duração de até 2 a 3 semanas, caracterizada por dor, calor, rubor e edema na região laríngea.
Quais são os agentes etiológicos mais comuns da laringite aguda viral?
Os agentes etiológicos mais comuns são parainfluenza vírus tipo 1 e 2, vírus sincicial respiratório e influenza tipos A e B.
Como é o quadro clínico da laringite aguda viral?
O quadro clínico inclui resfriado concomitante, tosse seca, estridor bifásico e desconforto respiratório.
O que caracteriza a laringite crônica?
A laringite crônica é caracterizada por alterações anatômicas da mucosa laríngea com longa duração, acompanhadas de alterações proliferativas locais.
Quais são os sintomas mais comuns da laringite crônica inespecífica?
Os sintomas incluem rouquidão progressiva, variável em severidade, e em casos avançados podem levar a alterações permanentes na voz.
Como é realizado o diagnóstico diferencial da laringite crônica?
O diagnóstico diferencial inclui considerar condições como sarcoidose laríngea, tuberculose, leishmaniose e doenças autoimunes.
O que é refluxo laríngeo-faríngeo e como ele pode afetar a laringe?
Refluxo laríngeo-faríngeo é uma manifestação do refluxo gastroesofágico que pode causar laringite crônica. Ele pode levar a espessamento mucoso na região posterior da laringe.
O que é videoestroboscopia e qual sua utilidade?
Videoestroboscopia é um exame da laringe por vídeo que permite analisar lesões pequenas da laringe e avaliar o padrão vibratório das cordas vocais.
Quais são as características da laringite aguda bacteriana?
A laringite aguda bacteriana geralmente ocorre junto à supraglote e pode apresentar sintomas como febre, odinofagia, disfonia e dispneia.