Aua 12: Rinologia lll Flashcards
O que é epistaxe e qual a sua importância clínica?
Epistaxe refere-se ao sangramento nasal e é a segunda principal causa de mortes em emergências otorrinolaringológicas e de cabeça e pescoço, perdendo apenas para insuficiência respiratória aguda.
Quais são as regiões do nariz que podem ser acometidas por epistaxe e qual é a mais comum?
A epistaxe pode acometer tanto a região anterior quanto a posterior do nariz. A área mais comum é a anterior, conhecida como Área de Little ou plexo de Kiesselbach.
Quais são os fatores locais que podem desencadear a epistaxe?
Traumatismos, inflamações como na rinite alérgica, alterações anatômicas e cirurgias são alguns dos fatores locais associados à epistaxe.
Quais são os fatores sistêmicos que podem contribuir para a ocorrência de epistaxe?
Distúrbios hematológicos, alterações vasculares, alergias como a rinite alérgica, neoplasias como o nasoangiofibroma juvenil e hipertensão arterial são fatores sistêmicos associados à epistaxe.
Como são os traumatismos nasais na infância e qual o manejo indicado?
Os traumatismos nasais na infância são comuns devido a quedas e traumas diretos. O manejo geralmente é conservador, mas em casos de desvios da pirâmide nasal ou lacerações, pode ser necessária a rinoplastia.
Qual é a primeira medida indicada no tratamento de epistaxe e por que não se deve levantar a cabeça?
A compressão bidigital na porção anterior por 5 minutos é a primeira medida indicada. Não se deve levantar a cabeça para evitar que o sangue vá para a laringe, causando náuseas e vômitos.
Quais são as opções de tratamento conservador para epistaxe?
Além da compressão, o uso de medicamentos tópicos vasoconstritores como o Neosoro pode ser útil.
Quando a compressão bidigital não é eficaz, quais são as próximas etapas no tratamento da epistaxe?
As próximas etapas incluem tamponamentos nasais anteriores e posteriores, cauterizações e ligaduras arteriais sob visão endoscópica, e em casos mais graves, embolizações.
Como são realizados os tamponamentos nasais anterior e posterior?
Os tamponamentos nasais são feitos utilizando-se materiais como gazes impregnadas em substâncias vasoconstritoras e antibióticos, que são introduzidos nas narinas para controlar o sangramento.
Qual é a importância de identificar a causa da epistaxe para o tratamento adequado?
Identificar a causa é crucial para direcionar o tratamento, seja ele conservador, cirúrgico ou outras intervenções específicas para cada caso.