7- Maturação e Ativação dos Linfócitos T Flashcards
Visão geral da formação de LT, LB e ILC
A célula tronco hematopoiética multipotente origina um precursor linfóide comum.
Esse precursor pode se diferencias em Pró-B, comprometendo-se com a linhagem de células B, ou pode se diferenciar em um precursor comum entre células T e ILCs.
O Pró-B prigina o pré-B que, por sua vez pode originar 3 tipos de LB: B circulantes (foliculares), B da zona marginal e B-1.
O precursor comum entre LT e ILC, se não originar uma ILC, da origem a um pró-T que origina um pré-T que pode originar ou LT alfa beta (mais comuns e possuem origem na medula óssea) ou LT gama delta (menos comuns e originam em células do fígado fetal).
Obs: os pró-linfócitos ainda não iniciaram a formação de receptores, já os pré-linfócitos, possuem pré-receptores.
Características do pré- B e do pré-T:
O pré-B já possui a cadeia pesada Mu (IgM), mas ainda não possui sua cadeia leve que está substituída por uma cadeia temporária. Já o pré T, possui sua cadeia beta formada, no entanto, não possui a cadeia alfa, mas sim uma cadeia pré-alfa que será substituida.
Quais são os pontos de controle para a maturação dos linfócitos?
1º Formação adequada do pré-receptor: caso os pré-receptores tenham sido formados adequadamente, eles enviam sinais de sobrevivência para a célula prosseguir para a próxima etapa.
2º Formação adequado do receptor, e seleção positiva desse receptor: o receptor termina de ser formado e é testados com a apresentação para os antígenos próprio. Caso haja fraca ligação do receptor com o antígeno próprio, ocorrendo o fraco reconhecimento do antígeno próprio, ou seja, não havendo reação do receptor com o antígeno próprio, a seleção é positiva e os linfócitos finalizam sua formação, podendo se dirigir aos órgãos linfóides secundários. Caso o receptor reconheça o antígeno próprio, ou seja, haja forte ligação e reação com o antígeno próprio, ocorre uma seleção negativa. Nesse caso, o LT sofre apoptose, enquanto que o LB pode sofrer alteração do receptor para então ser testado novamente (mecanismo de tolerância central)
Obs: os LT devem reconhecer também o MHC. Se esse reconhecimento não ocorrer, também ocorre apoptose
Recombinação VDJ (variabilidade, diversidade e junção):
1) Quais cadeias do BCR e do TCR possuem as regiões V, D e J?
2 Quais cadeias do BCR e do TCR possuem apenas as regiões V e J?
1) As primeiras cadeias a serem formadas: BCR: cadeia pesada (Mu - IgM) TCR: cadeia beta 2) BCR: cadeia leve (kapa ou lambda) TCR: cadeia alfa
1) Onde ficam as regiões V, D e J?
2) Qual região se relaciona a característica da cadeia pesada?
1) Na região variável (V).
2) A região constante (C).