7. Financial analysis: map sales process to acquire customer, assumptions viability analysis, minimum viable business product / FINICIA Flashcards
O que é um plano de negócios?
plano com uma base considerada estruturada, é explicativa de uma nova ideia de negócios. É focada nas linhas essenciais do projeto e define vários tipos de recursos e está concebido para concretizar a ideia do que se pretende implementar e indica os resultados esperados e apresenta soluções para problemas que irão aparecer. A parte mais importante é visar a captação de fundos para que viabilizem o projeto de potencias investidores. Pode ser um elemento importante em negociações, conquistar fornecedores e angariar clientes.
Qual a estrutura base de um plano de negócios?
- Sumário executivo
- Historial da empresa/dos promotores
- O mercado subjacente
- A nova ideia e o seu posicionamento no mercado
- O projeto/produto/ideia
- Estratégia comercial
- Gestão e controlo do negócio
- Investimento necessário
- Projeções Financeiras (modelo financeiro)
Quais as projeções financeiras?
- Projeções de vendas
- Projeções de cash-flow
- Projeções de rentabilidade
As projeções financeiras básicas: Vendas, Projeções de Cash-flow e Rentabilidade serão um elemento vital para a determinação da viabilidade e atratividade da sua ideia para parceiros e potenciais investidores.
O que é o Sale Forecast?
São a base fundamental da componente quantitativa do seu plano de negócios; não devem ser uma série de números caídos do céu como resultado de “boas intenções. Temos de explicar o porquê que colocar o número de vendas. As projeções têm necessariamente de ser suportadas pela informação descrita nos capítulos precedentes
O que é a Projeção de Fluxo de Caixa (cash-flow)?
A projeção de cash-flow possibilita o cruzamento entre entradas de fundos, vindas das Vendas (Receitas) e as Despesas previsíveis: custos fixos, como rendas, salários. Alguns destes pagamentos ocorrerão numa base mensal, enquanto outros terão intervalos mais irregulares, como as compras de materiais ou investimentos de capital nos edifícios e em equipamento, criando desfasamentos entre as entradas e saídas de fundos.
O que é fundo de maneio/working capital?
O fundo de maneio é o montante necessário para que uma empresa consiga assegurar o exercício normal da sua atividade. É uma espécie de almofada financeira que as empresas devem garantir para que estas apresentem a capacidade de gerar liquidez a curto prazo.
Normalmente haverá um desfasamento temporal típico entre a compra das matérias-primas, a produção, a venda e o recebimento dos clientes. Grande parte dos clientes espera poder pagar, por exemplo, a 30, 60 ou 90 dias após a entrega da mercadoria, consoante o sector de atividade. A empresa precisa de ser capaz de financiar o custo da compra dos materiais necessários ao processo produtivo e eventuais tempos de armazenagem, apesar das condições de pagamento dos seus clientes.
É, por isso, frequente acontecer que muitas empresas tenham cash-flow fortemente negativo apesar de ter um nível positivo de valor de vendas e mesmo de resultados. Isto acontece sobretudo no caso de empresas jovens, quando o investimento de capital
e os custos associados ao início de atividade podem pesar significativamente em valores de Vendas ainda não muito elevados. É essencial contemplar no plano de negócios uma provisão de fundo de maneio suficiente, quer em forma de capital próprio, quer em financiamentos bancários, para cobrir os encargos relacionados com este ponto.
- Caso a necessidade de fundo de maneio seja positiva, significa então que a empresa possui um superávit, ou seja, não necessita de recorrer a outras fontes de capital
- Se a necessidade de fundo de maneio for negativa, a empresa tem um défice no seu fundo de maneio e como tal necessitará de capital de terceiros, o que pode levar a despesas com pagamento de juros.
Ver exemplo
Que 3 Métodos de avaliação de projeto existem?
- Período de recuperação de capital: tempo que demoramos a recuperar o nosso investimento. (ver exemplo)
- Valor atual líquido (VAL): soma do valor atual de todos os fluxos de caixa anuais gerados pelo projeto, atualizados à taxa mínima de rendibilidade (TMR)* exigida.
- Taxa interna de rentabilidade: Métrica financeira que é usada para termos uma noção da rentabilidade do investimento tendo em consideração valor temporal.
Como funciona o VAL?
O VAL é a soma do valor atual de todos os fluxos de caixa anuais gerados pelo projeto, atualizados à taxa mínima de rendibilidade (TMR)* exigida.
TMR uma taxa de juros que representa o mínimo que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento, ou o máximo que uma pessoa se propõe a pagar quando faz um financiamento.
Os fluxos de caixa anuais devem considerar todos os pagamentos e recebimentos para um certo projeto ao longo do respetivo período de vida.
A regra de decisão é a seguinte:
- Se VAL > 0, aceita-se o projeto
- Se VAL = 0, pode aceitar se o projeto, mas…
- Se VAL < 0, rejeita-se o projeto
Como funciona a taxa interna de rentabilidade?
Taxa interna de rentabilidade: Métrica financeira que é usada para termos uma noção da rentabilidade do investimento tendo em consideração valor temporal.
Trata-se de determinar a taxa de juro para a qual o VAL é nulo, i.e., a TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respetivos retornos futuros ou saldos de caixa gerados em cada período.
A TIR representa, portanto, a taxa a que o capital presente no projeto de investimento está a ser reinvestido. Determinada a TIR do projeto, pode ser comparada com a taxa de financiamento do próprio projeto (ou a Taxa Mínima de Atratividade (TMA)*), de modo a concluir se este é rentável o suficiente para cobrir as remunerações do capital próprio e do capital alheio. Pode ainda ser comparada com a taxa de juro em vigor no mercado financeiro, podendo o investidor optar por investir nesse mercado invés de investir no projeto se este se revelar uma alternativa menos rentável e/ou de maior risco.
Critério de decisão:
- Se TIR > i, aceita-se o projeto
- Se TIR = i, pode aceitar-se o projeto, mas…
- Se TIR < i, rejeita-se o projeto
Flow Chart?
Flow Chart: englobar todos os passos necessários até chegar ao mercado.