7 - Equipamentos Flashcards
Como se dá o funcionamento do medidor de pressão não invasiva automatizado?
Através de OSCILOMETRIA. O manguito inicialmente infla para acima da pressão sistólica, momento em que o sinal e as oscilações são abolidas. Em seguida, o manguito lentamente se esvazia de forma gradual. A pressão à qual o sinal de pressão oscilante aparece pela primeira vez é interpretada como a pressão sistólica. O sinal aumenta em amplitude à medida que a pressão do manguito diminui. O ponto em que o sinal está em amplitude máxima é interpretado como pressão arterial média. À medida que a pressão do manguito diminui ainda mais, as oscilações caem rapidamente. A pressão diastólica é inferida matematicamente a partir dos valores sistólicos e médios.
Qual a medida de pressão menos confiável através do método de pressão não invasiva?
A pressão diastólica, que é matematicamente calculada através dos valores sistólicos e médios.
Os dispositivos automatizados de monitorização da pressão arterial não invasiva utilizam a oscilometria. No período em que o manguito é desinsuflado, o ponto em que o sinal possui máxima amplitude é interpretado como a pressão arterial?
Média
Na oximetria de pulso, o diodo infravermelho emite luz absorvida pela ________ e o diodo vermelho emite luz absorvida pela ________
- Oxihemoglobina
- Carboxihemoglobina
Vogal vogal (I-O) Consoante Consoante (V - C)
Fatores que interferem com a oximetria de pulso
Prejudicam a leitura: luz excessiva, movimentação excessiva, hipoperfusão tecidual, vasoconstrição, hipotermia, doença arterial periférica, arritmias cardíacas, movimentação do paciente, uso de esmaltes nas unhas, uso de contrastes (azul de metileno)
A hemoglobina fetal interfere na oximetria de pulso?
NÃO
Qual a influência da icterícia na oximetria de pulso?
A icterícia não interfere na oxímetria de pulso tradicional, no entanto em aparelhos que analisam múltiplos comprimentos de onda pode diminuir SpO2 e elevar discretamente COHb e MetHb.
O azul de metileno influencia a leitura do oximetro de pulso?
SIM, e pode inclusive falsear um leitura diminuída da oximetria de pulso
Valor desejado do índice bi-espectral durante a anestesia geral
40-60
Qual a relação do uso de bloqueadores neuromusculares com o valor do BIS?
Diminuem o valor do BIS
A redução da amplitude da pressão de pulso durante a fase inspiratória do ciclo respiratório do paciente em ventilação mecânica pode ser usada para diagnosticar?
Hipovolemia
A variação da pressão de pulso em pacientes sedados sob ventilação mecânica constitui um método auxiliar no manuseio da reposição volêmica, pois reduções da pressão de pulso maiores que 10 mmHg durante a fase inspiratória do ciclo respiratório indicam hipovolemia.
A variação da pressão de pulso é um parâmetro útil para o diagnóstico de hipoxemia, alterações da resistência vascular periférica ou da resistência vascular pulmonar?
NÃO
Condição ventilatória que reduz o ETCO2?
AUMENTO DO ESPAÇO MORTO FISIOLÓGICO!
Condições que aumentem a ventilação de áreas não perfundidas, tais como a embolia pulmonar, resultando em aumento do espaço morto fisiológico, diminuem os valores da PETCO2
Fatores que causam um aumento da ETCO2?
Condições hipermetabólicas (hipertermia, tireotoxicose, calafrios, sepse), desclampeamento aórtico, infusão de bicarbonato de sódio.
Anemia falciforme influencia na oximetria de pulso?
Não, assim como não influenciam anemias em geral e HbF