515T3M4 REN1N4 ANG10 ALD Flashcards
Sobre a renina:
Sobre a renina:
É uma enzima sintetizada nas células justaglomerulares, presentes na arteríola aferente, a renina é produzida e ali armazenada na forma de pró-renina. Quando a pressão arterial cai a pró-renina é clivada, liberando a renina no sangue que após perfundir os sins circula ao longo de todo o corpo, parte dessa renina fica nos liquidos adjacentes renais.
Angiotensina 1
Angiotensina 1
A renina converte o angiotensinogênio, uma proteína plasmática produzida no fígado em Angiotensina 1. A angiotensina 1 tem efeitos vasoconstritores, contudo esses efeitos não são suficientes para produzir efeitos circulatórios contundentes. Ao circular através do sangue e passar pelos pulmões, rins e vasos sanguíneos, esses órgãos, produtores de ECA (Enzima conversora de Angiotensina) a Angio 1 é convertida em Angio 2.
Angiotensina 2
Angiotensina 2
A Angiotensina 2 tem potente efeito vasoconstritor, causando constrição especialmente das arteríolas, aumentando a RVP e consequentemente a PA, por até 2h, que é o tempo em que são liberadas angiotensinases que degradam e eliminam o efeito da Angio 2. A leve constricção das veias causa o aumento do retorno venoso para o coração, contribuindo para maior bombeamento cardíaco contra a pressão elevada. A Angio 2 também aumenta a pressão arterial ao diminuir a excreção de sal e água pelos rins, aumentando o volume de líquido extracelular e eleva a PA por cerca de horas e dias.
Aldosterona
A Angio 2 aumenta a retenção de água e sal por dois mecanismos, agindo diretamente nos rins, causa constricção das arteríolas glomerulares diminuindo a velocidade do fluxo sanguíneo, facilita a reabsorção e diminui o debito urinário. O segundo mecanismo é o estímulo às glândulas renais que secretam aldosterona, a aldosterona aumenta a reabsorção de sal e agua nos túbulos renais.
SOBRE O CONTROLE NERVOSO DA PRESSÃO
Alfa 1
SOBRE O CONTROLE NERVOSO DA PRESSÃO
Alfa 1
Músculo liso vascular -> contração
Coração -> inotrópico positivo
Drogas agonistas
Fenilefrina: usada no choque, analgésico, antihistamínico
Metoxamina
Drogas antagonistas: prazosina
SOBRE O CONTROLE NERVOSO DA PRESSÃO
Alfa 2
Alfa 2 Plaquetas -> agregação Terminaçõs nervosas -> inibe liberação de neurotransmissores Músculo liso vascular -> contração Tecido adiposo -> inibe lipólise
Drogas agonistas
Clonidina
Oximetazolina
Drogas antagonistas
Prazosina
SOBRE O CONTROLE NERVOSO DA PRESSÃO
Beta 1
Beta 1
Coração: inotrópico e cronotrópico positivo
Droga antagonista: atenolol
SOBRE O CONTROLE NERVOSO DA PRESSÃO
Beta 2
Beta 2
Musculo liso respiratório - broncodilatação
Fígado – Glicogenólise
Droga agonista: Salbutamol
Droga antagonista: Propranolol
SOBRE O CONTROLE NERVOSO DA PRESSÃO
Beta 3
Beta 3
Tecido adiposo – ativa lipólise