2.0 Princípios Fund Flashcards
O que são os princípios fundamentais?
Podemos definir “princípios fundamentais” como os princípios básicos da estruturação e organização do Estado e do seu Poder Político.
Ou seja, são os princípios que irão definir institutos como a forma de governo, sistema de governo, forma de Estado e regime político, sintetizando normas que serão desdobradas ao longo de todo o texto constitucional.
Na Constituição, eles vão do art. 1º ao 4º.
Os princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 (CF) designam as características mais essenciais do Estado brasileiro.
Correto.
Podemos dizer que “Princípios Fundamentais” e “Princípios político-constitucionais” são sinônimos?
Sim. Tudo que for relacionado ao termo “político” estará dando idéia de “organização’’. Os princípios fundamentais, por trazerem normas que organizam o Estado e seu Poder, são princípios políticos, organizatórios.
Segundo a doutrina, os princípios político-constitucionais são materializados sob a forma de normas-princípio, as quais, freqüentemente, são desdobramentos dos denominados princípios fundamentais.
Errado. Não podemos falar que os princípios político-constitucionais são desdobramentos dos denominados princípios fundamentais, pois eles são os próprios princípios fundamentais.
O que seriam os princípios jurídico-constitucionais?
São aqueles princípios que estão ao longo da Constituição, que geralmente são decorrentes dos político-constitucionais (ou princípios fundamentais).
Os princípios jurídico-constitucionais não são princípios constitucionais gerais, todavia não se constituem em meros desdobramentos dos princípios fundamentais.
Errado. Como vimos, os jurídico-constitucionais são desdobramentos dos político-constitucionais (ou seja, dos fundamentais). Mas vale lembrar que isso também não é uma afirmação 100% verdadeira, pois Canotilho diz que “muitas vezes” são desdobramentos. De qualquer forma, está incorreta a questão.
Podemos dizer que os princípios fundamentais podem ser chamados de normas-sínteses (ou normas-matriz)?
Sim, elas possuem esse nome pois sintetizam os preceitos básicos da Constituição e servem de origem (matriz) para diversos desdobramentos ao longo do texto constitucional.
Podemos dizer que são sinônimos os Princípios Fundamentais e os Princípios Gerais do Direito?
Não. Os princípios fundamentais são aqueles que estão positivados na Constituição (CF, art. 1º ao 4º), já os princípios gerais do direito são tema de um estudo teórico, são aplicáveis a vários ordenamentos jurídicos.
Há distinção entre os princípios constitucionais fundamentais e os princípios gerais do direito constitucional.
Correto
Quais são os fundamentos da República Federativa do Brasil?
São o famoso “So-Ci-Di-Val-Plu”:
soberania;
cidadania;
dignidade da pessoa humana;
valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
pluralismo político.
É certo dizer que é um objetivo fundamental do Brasil construir uma sociedade livre, justa e igualitária?
Não, o correto é construir uma sociedade livre, justa e SOLIDÁRIA.
Podemos dizer que “garantir o desenvolvimento nacional” é um dos mais importantes fundamentos da República Federativa do Brasil?
Não, trata-se de um “objetivo fundamental” e não um “fundamento”. Fundamento são o “So-Ci-Di-Val-Plu”.
Segundo o art. 3º da Constituição, podemos dizer que a República Federativa do Brasil deverá buscar reduzir a pobreza e a marginalização, bem como erradicar as desigualdades sociais?
Não, o correto seria ERRADICAR a pobreza e a marginalização e REDUZIR as desigualdades sociais e regionais.
Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, é um objetivo fundamental da República Federativa do Brasil?
Sim, está presente no art. 3º, IV da Constituição.
Quais são os princípios que regem a República Federativa do Brasil nas suas relações internacionais?
IN-dependência nacional;
PRE-valência dos direitos humanos;
AUTO-determinação dos povos;
NÃO- intervenção;
IGUAL-dade entre os Estados;
DEFE-sa da paz;
SO-lução pacífica dos conflitos;
RE-púdio ao terrorismo e ao racismo;
CO-operação entre os povos para o progresso da humanidade;
CO-ncessão de asilo político.
No plano internacional, podemos dizer que o objetivo da República Federativa do Brasil será a busca de uma integração econômica e social entre os povos da América do Sul, visando a formação de uma comunidade sul-americana de nações?
Não. O enunciado possui 3 erros. O correto seria buscar a integração política, econômica, social e cultural (e não apenas econômica e social), e isso seria entre os povos da AMERICA LATINA, visando formar uma comunidade LATINO-AMERICANA de nações.
Por que não podemos dizer que a República Federativa do Brasil é uma união dissolúvel de Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios Federais?
Por dois motivos: primeiro que estamos diante de uma união “indissolúvel” e não dissolúvel, ou seja, a nossa federação não pode ser dissolvida, seus entes formadores não possuem direito de secessão (direito de se separar do vínculo federativo). Outro motivo é que esta união indissolúvel é formada pelos Estados, Municípios e Distrito Federal, somente, não podemos elencar os territórios federais como formadores da federação.
É correto dizer que, segundo a Constituição, todo o poder emana do povo, porém, o povo o exerce apenas indiretamente, por meio de representantes eleitos?
Não, pois o povo exerce o poder direta e indiretamente. Por este motivo, dizemos que o Brasil é uma democracia mista ou semi-direta. Em regra temos uma democracia representativa (onde representantes eleitos exercem o poder soberano do povo), mas também temos possibilidades da manifestação direta do poder.
Através de quais instrumentos o povo pode exercer diretamente o seu poder soberano?
Através do Plebiscito, do Referendo e da Iniciativa Popular.
Qual a diferença entre Plebiscito e Referendo?
Plebiscito é a manifestação popular anteriormente à realização de um ato, para direcionar os trabalhos dos representantes. Referendo é a manifestação popular posterior à realização de um ato, para que se possa ratificá-lo ou não.
O que é a iniciativa popular?
É a forma pela qual os cidadãos podem propor projetos de lei. Essa propositura pode ser feita tanto para leis municipais, quanto estaduais e federais
Observação
Embora ela exista no âmbito das 3 esferas, os requisitos para que se consiga uma iniciativa popular, no entanto, são diferentes para esfera federal, estadual e municipal.
Segundo a Constituição Federal, podemos dizer que são poderes da União, dos Estados e Municípios, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário?
Não, o correto, segundo o art. 2º da Constituição seria “São poderes da União”. Os municípios, de qualquer forma, não poderiam estar elencados nesta frase, pois eles não possuem Poder Judiciário. O Poder Judiciário é apenas federal ou estadual.
A cooperação entre os povos para o progresso da humanidade constitui objetivo fundamental da República Federativa do Brasil?
Não. Seria um princípio que rege as relações internacionais, e não um objetivo fundamental.