14 Estrutura Conceitual (CPC 00 – R2) Flashcards
Certo ou Errado
As demonstrações contábeis fornecem informações sobre ativos e passivos – incluindo ativos e passivos não reconhecidos – e patrimônio líquido que existiam no final do período de relatório, ou durante o período de relatório, além das receitas e despesas para o período de relatório.
Certa.
Segundo o CPC 00 (R2), as demonstrações contábeis são elaboradas para um período de tempo específico (período de relatório) e fornecem informações sobre:
- a) ativos e passivos – incluindo ativos e passivos não reconhecidos – e patrimônio líquido que existiam no final do período de relatório, ou durante o período de relatório; e
- b) receitas e despesas para o período de relatório.
Certo ou Errado
Para ser relevante, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro (isenta de erros).
Errada.
Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro (isenta de erros).
Certo ou Errado
A neutralidade da informação é apoiada pelo exercício da prudência, o qual não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas.
Certa.
O CPC 00 destaca que a neutralidade é apoiada pelo exercício da prudência. Prudência é o exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza. O exercício de prudência significa que ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados.
Da mesma forma, o exercício de prudência não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas. Essas divulgações distorcidas podem levar à superavaliação ou subavaliação de receitas ou despesas em períodos futuros.
Por fim, o CPC 00 destaca que o exercício de prudência não implica necessidade de assimetria, por exemplo, a necessidade sistemática de evidência mais convincente para dar suporte ao reconhecimento de ativos ou receitas do que ao reconhecimento de passivos ou despesas.
Certo ou Errado
As informações financeiras devem ser úteis. Para tanto, devem ser relevantes e representar fidedignamente aquilo que pretendem representar.
Certa.
Se informações financeiras devem ser úteis, elas devem ser relevantes e representar fidedignamente aquilo que pretendem representar. A utilidade das informações financeiras é aumentada se forem comparáveis, verificáveis, tempestivas e compreensíveis.
Certo ou Errado
A neutralidade é apoiada pelo exercício da prudência. Prudência é o exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza. O exercício de prudência significa que ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados. Da mesma forma, o exercício de prudência não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas.
Certa.
A neutralidade é apoiada pelo exercício da prudência. Prudência é o exercício de cautela ao fazer julgamentos sob condições de incerteza. O exercício de prudência significa que ativos e receitas não estão superavaliados e passivos e despesas não estão subavaliados. Da mesma forma, o exercício de prudência não permite a subavaliação de ativos ou receitas ou a superavaliação de passivos ou despesas.
Certo ou Errado
Os relatórios financeiros para fins gerais apresentam o valor da entidade que reporta, de modo a auxiliar investidores, credores por empréstimos e outros credores nas suas decisões.
Errada.
A EC destaca que relatórios financeiros para fins gerais não se destinam a apresentar o valor da entidade que reporta, mas fornecem informações para auxiliar investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, a estimar o valor da entidade que reporta.
Certo ou Errado
Os Relatórios Financeiros objetivam fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.
Certa.
Segundo a Estrutura Conceitual, o objetivo do relatório financeiro para fins gerais é fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.
Certo ou Errado
Os Relatórios Financeiros não fornecem nem podem fornecer todas as informações de que necessitam os usuários da informação contábil.
Certa.
A EC ressalta que relatórios financeiros para fins gerais não fornecem nem podem fornecer todas as informações de que necessitam investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais. Esses usuários precisam considerar informações pertinentes de outras fontes, como, por exemplo, condições e expectativas econômicas gerais, eventos políticos e ambiente político e perspectivas do setor e da empresa.
Certo ou Errado
Os Relatórios Financeiros não se destinam a fornecer o valor da entidade que reporta.
Certa.
Os relatórios financeiros para fins gerais não se destinam a apresentar o valor da entidade que reporta, mas fornecem informações para auxiliar investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, a estimar o valor da entidade que reporta.
Certo ou Errado
Os Relatórios Financeiros não são direcionados a outros grupos.
Certa.
Segundo a EC, outras partes, como reguladores e o público em geral, que não investidores, credores por empréstimos e outros credores, podem também considerar relatórios financeiros para fins gerais úteis. Contudo, esses relatórios não são direcionados essencialmente a esses outros grupos.
Certo ou Errado
Mesmo podendo obter internamente as informações financeiras de que precisa, a Administração da entidade precisa se basear em relatórios financeiros para fins gerais.
Errada.
Segundo a EC, a administração não precisa se basear em relatórios financeiros para fins gerais, pois ela pode obter internamente as informações financeiras de que precisa.
Certo ou Errado
Receitas são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
Certa.
Segundo a Estrutura Conceitual:
- RECEITAS são aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
- As contribuições de detentores (aportes de capital dos sócios) não entram na definição de receita. A integralização de capital, por exemplo, é um aporte de recursos em que há um aumento do ativo e do patrimônio líquido, porém não é considerado uma receita.
Certo ou Errado
Contrato executório é o contrato, ou parte de contrato, que é igualmente não cumprido – nenhuma das partes cumpriu qualquer de suas obrigações, ou ambas as partes cumpriram parcialmente suas obrigações em igual extensão.
Certa.
Segundo a Estrutura Conceitual, contrato executório é o contrato, ou parte de contrato, que é igualmente não cumprido – nenhuma das partes cumpriu qualquer de suas obrigações, ou ambas as partes cumpriram parcialmente suas obrigações em igual extensão.
O contrato executório estabelece o direito combinado com a obrigação de trocar recursos econômicos. O direito e a obrigação são interdependentes e não podem ser separados.
Assim, o direito e a obrigação combinados constituem um único ativo ou passivo. A entidade tem um ativo se os termos da troca são atualmente favoráveis; tem um passivo se os termos da troca são atualmente desfavoráveis.
Certo ou Errado
Despesas são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.
Certa.
Segundo a Estrutura Conceitual:
- DESPESAS são reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.
- As distribuições aos detentores não entram na definição de despesa. A distribuição de dividendos, por exemplo, é uma distribuição de recursos em que há um aumento do passivo e redução do patrimônio líquido, porém não é considerado uma despesa.
Certo ou Errado
A capacidade de verificação é uma característica qualitativa de melhoria que ajuda a garantir aos usuários que as informações representem de forma fidedigna os fenômenos econômicos que pretendem representar.
Certa.
Segundo a NBC TG 00 (R2):
A capacidade de verificação ajuda a garantir aos usuários que as informações representem de forma fidedigna os fenômenos econômicos que pretendem representar.
Capacidade de verificação significa que diferentes observadores bem informados e independentes podem chegar ao consenso, embora não a acordo necessariamente completo, de que a representação específica é representação fidedigna.
Certo ou Errado
Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.
Certa.
Segundo a NBC TG 00 (R2):
- Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.
- Recurso econômico é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos.