002) Os sons e suas representações gráficas/Fonologia Flashcards
Línguas, signos vocais e escrita:
As línguas são sistemas de signos vocais. A escrita é seu registro, representação visível e durável da linguagem, que, de falada e ouvida, passa a ser escrita e lida. A função do registro é manter viva uma língua e, por extensão, as ideias expressas nessa língua; é criar uma representação visível e durável. A parte da gramática que se dedica aos sons da língua chama-se Fonologia.
Fonologia:
a parte da Gramática que se dedica ao estudo dos sons da língua.
Fonema:
é a menor unidade sonora de caráter distintivo de uma língua (essa é sua característica mais marcante).
Notação lexical:
são os acentos gráficos que adicionados a uma vogal alteram seu som gerando novos fonemas.
Alfabeto ou abecedário:
A palavra alfabeto é formada pelas primeiras letras do alfabeto grego: alfa e beta. A palavra correspondente, em português, oriunda do latim, é abecedário, formada pelo nome das quatro primeiras letras do nosso alfabeto seguida do sufixo -ario.
O alfabeto português consta de 26 letras: a, b, c, d, e, f, g, h, i, j, k, l, m, n, o, p, q, r, s, t, u, v, w, x, y, z.
Dígrafo ou digrama:
Ocorre dígrafo (ou digrama) quando duas letras representam um único fonema. Na língua portuguesa há dois tipos de dígrafos: o dígrafo consonantal e o dígrafo vocálico.
Dígrafo consonantal:
quando duas consoantes representam um único fonema. (Ch, nh, rr, ss, sc, sç, xc, qu, gu, lh). O gu e o qu só formam dígrafos quando seguidos de e ou i. Como o dígrafo é um só fonema, não se pronuncia o u dos dígrafos gu e qu.
Dígrafo vocálico:
ocorrem quando o m ou o n aparecem no final de uma sílaba, precedidos de uma vogal. Nesses casos, o m e o n não são consoantes; apenas indicam que a vogal precedente é nasal.
Vogal:
é o fonema produzido pela passagem do ar pelas cordas vocais, que vibram, fazendo vibrar o próprio ar. Esse ar vibrante pode passar livremente pela boca (produzem-se, então, vogais orais) ou pode passar simultaneamente pela boca e pelas cavidades nasais (produzem-se, então, vogais nasais). O que se modifica é a posição da língua e a abertura dos lábios. Na língua portuguesa há cinco letras vogais (á, é, i, ó, u) e doze fonemas vocálicos (a ã e ɛ e˜ i ˜l o ɔ õ u u~). Na língua portuguesa, a vogal é base da sílaba. Portanto, não há sílaba sem vogal. Em cada sílaba há apenas uma vogal.
Consoante:
Na articulação da consoante, ao contrário da vogal, a corrente de ar enfrenta obstáculos ao passar pela cavidade bucal. Esses obstáculos podem ser totais ou parciais, dependendo da posição da língua e dos lábios. Como o próprio nome indica, a consoante “soa junto” com uma vogal.
Semivogal:
Semivogal é a denominação dada aos fonemas que se assemelham aos fonemas vocálicos /i/ e /u/. A principal característica da semivogal é não ser base de sílaba; portanto, ela sempre se apoia numa vogal para formar sílaba (lembre-se de que não ocorrem duas vogais na mesma sílaba). Na escrita, as semivogais são representadas, na maioria dos casos, pelas letras i e u. Em alguns casos, as semivogais podem aparecer representadas pelas letras e e o.
Ditongo, ditongo crescente e ditongo decrescente:
(literalmente, “dois sons”): grupo formado pelo encontro, em uma mesma sílaba, de uma vogal e uma semivogal, ou vice-versa. No caso do encontro, pela ordem, de uma semivogal com uma vogal, ocorre um ditongo crescente (história, qual, linguiça). No caso contrário, ou seja, o encontro, pela ordem, de uma vogal com uma semivogal, ocorre um ditongo decrescente (papéis, pai, couro).
Tritongo:
(literalmente, “três sons”): grupo formado, em uma mesma sílaba, por uma semivogal, uma vogal e outra semivogal (sempre nessa ordem). Ocorre, por exemplo, em Paraguai, iguais, averiguei.
Hiato:
Ao contrário do ditongo e do tritongo, o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes: sa-ú-de; sa-í-da, ru-im, a-ben-ço-o.
Monotongo:
Muitas palavras que, na escrita, apresentam ditongo, na fala, são pronunciadas com monotongo, ou seja, com um único som. Pense em beijo, cheiro, peixe, pouco, roupa, couro, por exemplo; a pronúncia mais comum dessas palavras é /beʒo/, /∫ero/, /pe∫e/, /poko/, /Ropa/, /koro/, respectivamente. Uma monotongação, quer dizer, dois sons que se transformam num só.