Vocabulário Flashcards

1
Q

Abstração: 1 Consideração das qualidades, independentemente dos ____ a que pertencem.

2 Ideia metafísica, teoria vaga que não pode receber aplicação.

A

objetos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Afetividade: Conjunto de _______ psíquicos que se manifestam como emoção, sentimento e paixão, acompanhados de prazer, dor, satisfação, desagrado, etc., em oposição ao pensamento e à vontade.

A

fenômenos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Afeto: emoção ou sentimento ligado a uma ideia, objeto, etc. E, também, estímulo ou ___ que desperta uma emoção ou estado de humor.

A

motivo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Alienado: Retirado ou _______, por exemplo, da própria sociedade.

A

afastado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Ansiedade: Intenso estado de ______, apreensão, insegurança, etc. sobre o que poderá acontecer, caracterizado por vários graus de perturbação e tensão emocionais.

A

desconforto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Arquétipos: 1 (Psic.) Para Carl Gustav Jung (1875-1961), protótipos, ____ primordiais do inconsciente coletivo que são comuns a toda a humanidade desde os tempos mais remotos, sendo encontrados em muitas formas e evidenciáveis particularmente nos contos de fadas, nos mitos e lendas de um povo, na religião, na arte ou no imaginário individual; imagens primordiais.

A

imagens

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Catarse: 1 (Filos.) De modo geral, na filosofia grega da Antiguidade, corresponde a um processo de libertação ou purgação, da alma e do corpo, de tudo aquilo que é estranho à essência ou à natureza de um indivíduo e que, por isso, o perturba ou corrompe.

2 (Psic.) _____ emocional pela qual um indivíduo se liberta do conteúdo afetivo ou de emoções reprimidas quanto a um acontecimento passado; ab-reação.

3 (Psic.) Efeito salutar e liberador observado em pacientes submetidos a tratamentos psicoterapêuticos (hipnose, psicodrama, recordação etc.) baseados no método catártico.

A

Descarga

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Complexo:

1 (Psic.) Aglomerado de ideias estruturadas, relacionadas entre si, caracterizadas pela forte carga emocional e ______ na atitude comportamental de um indivíduo.

2 Desvio comportamental caracterizado pela inquietude e pela dificuldade que tem um indivíduo de se relacionar.

3 Um complexo pode tomar a forma de uma doença ou de um comportamento neurótico, de um sintoma físico, ou de uma personalidade onírica ou secundária. (Ver esse verbete)

A

determinantes

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Complexo de culpa: ________ inconsciente que o indivíduo tem de procurar situações de grande dor ou humilhação, para lhe tirar o prazer.

A

necessidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Complexo de Édipo:

a) ____ que o filho tem de manter relações sexuais com a mãe;
b) sentimento de ciúme excessivo que o filho tem da relação do pai com a mãe.

A

desejo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Complexo de inferioridade: ____ relacionado a sentimentos de deficiências reais ou imaginárias.

A

medo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Compulsão:

(Psic.) Ato irresistível que impele uma pessoa a realizar algo ou a comportar-se de determinado modo, para sentir-se aliviada de sua angústia ou ___.

A

culpa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Conceito:

1 Representação ____ das características gerais de um objeto.

2 Representação de um objeto ou ideias generalizada de uma classe de objetos, baseada no conhecimento de exemplos particulares da classe (ou seja, por meio das suas características gerais). Quando pensamos em homem, mulher, mesa ou tigre, temos em mente tipos gerais de cada um e não certo cidadã, certa mesa etc. – tal é o conceito desses seres. É, portanto, uma noção abstrata.

A

mental

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Concentração:

1 _____ de toda a capacidade mental de uma pessoa, canalizada para determinado objetivo.

2 Meditação profunda e dirigida a um objetivo.

3 Ato de dirigir os pensamentos para ideais mais elevados; orar de forma a desligar-se do burburinho reinante ao redor.

A

Absorção

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Consciência:

1 Capacidade, de natureza intelectual e emocional, que o ser humano tem de considerar ou reconhecer a realidade ______ (objeto, qualidade, situação) ou interior, como, por exemplo, as modificações de seu próprio eu.

2 Sentido ou percepção que permite ao homem conhecer valores ou mandamentos morais, quanto ao certo ou ao errado, e aplicá-los em diferentes situações, aprovando ou reprovando seus próprios atos, de modo que estabeleça julgamentos interiores que lhe propiciem sentimentos de alegria, paz, satisfação etc., derivando daí convicções quanto a honradez, retidão, responsabilidade ou dever cumprido, ou, contrariamente, remorso ou culpa; cacunda.

3 (Fig.) O próprio ser humano, entendido como ser pensante ou entidade espiritual; alma, espírito, mente.

A

exterior

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Consciência:

Dois sentidos básicos:

1 Psicológico: ______ dos próprios estados íntimos, da atividade psíquica pessoal como sentimentos e pensamentos, e do que acontece no meio exterior; é o nosso estado mental atual (mente consciente), que muda de acordo com a circunstância e que depende do córtex cerebral.

2 Moral – faculdade de estabelecer julgamentos morais dos atos realizados; senso de responsabilidade, probidade, honradez.

A

conhecimento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Consciente:

(Adj.) – 1 Que tem noção de ___ e do mundo externo.

2 Que procede de forma racional; que é produto de raciocínio, conhecimento, percepção.

3 Que é capaz de pensar, perceber, sentir, desejar etc.

A

si

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Consciente:

(Subst.) – 1 Parte da atividade da qual a pessoa tem completo discernimento.

2 (Psic.) Lugar do aparelho psíquico, segundo a primeira teoria tópica de Freud (integrado pelos sistemas: ______, pré-consciente e consciente).

3 (Psic.) Conteúdos do nível superior da mente, dos quais o indivíduo tem consciência, em estado de vigília, e que determinam o conhecimento imediato.

A

inconsciente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Contemplação:

1 ______ profunda e demorada do olhar e da atenção em algo que geralmente se considera belo e agradável ao espírito; admiração, observação.

2 (Teol.) Fase da meditação em que a pessoa se eleva ao nível do objeto contemplado, Deus.

3 (Teol.) Estado místico da alma que se concentra em Deus e se mantém em completa receptividade em relação a Ele, desprendendo-se de tudo que a rodeia.

4 (Filos.) Estado de espírito de quem se deixa arrebatar pelo objeto de seu pensamento a ponto de esquecer ou ignorar todas as outras coisas, inclusive a própria individualidade.

A

Concentração

20
Q

Desejo: Necessidade consciente de satisfazer algum ____ sexual (desejo de comer); vontade (desejo de ir a algum lugar); apetite sexual.

A

impulso

21
Q

Doutrina: Conjunto de ______ ensinado como credo ou os princípios de uma religião, partido político, etc. Refere-se a uma teoria baseada em princípios bem elaborados e ensinada ou divulgada pelos seus adeptos (doutrina científica, espírita, social, etc.)

A

noções

22
Q

Empatia:

1 (Psic.) Capacidade intuitiva de _____ e compreensão dos sentimentos e maneira de ser dos semelhantes.

2 Compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outrem.

A

aceitação

23
Q

Emoção: Estado afetivo intenso e rápido. Reação forte e breve do organismo a uma estímulo inesperado (dor, insulto, perigo, elogio, vitória, etc.), a qual se acompanha de um estado psíquico penoso ou agradável: medo, ira, alegria, susto, ansiedade, frustração, surpresa, por exemplos. Caracteriza-se por apreciável número de manifestações _______ (alegria, temor, palidez, coração disparado, boca seca, agitação: correr, agredir, sacudir a cabeça).

A

psicofisiológicas

24
Q

Fabulação

1 (Psic.) Narrativa imaginária apresentada como ___.

2 Relato de histórias fantasiosas, imaginárias, como sendo verdadeiras.

A

real

25
Q

Felicidade:

1 Condição de quem possui um sentimento de grande prazer, contentamento, alegria. Estado de bem-estar geral e paz íntima, em que todas as necessidades são atendidas. Para muitos: o prazer tornado contínuo. Para o materialismo, é sinônimo de ____, de qualquer tipo (sensual ou intelectual).

2 Para o Espiritismo, a felicidade eterna e pura é para os Espíritos que alcançarem a perfeição (L. E. Q. 115). Na Terra, é impossível tal felicidade, mas uma felicidade relativa é alcançada quando se tem, para a vida material, a posse do necessário; para a vida moral, a consciência tranquila e a fé no futuro (L. E. Q. 922).

A

prazer

26
Q

Fobia: ____ irracional, excessivo e persistente (neurótico) de algo ou situação particular. Medo de micróbios, de trovão, de sair, etc.

A

Medo

27
Q

Frustração:

1 Ato de _____ a gratificação de certos impulsos ou desejos, consciente ou inconscientemente. Estado emocional daquele que não pôde obter essa satisfação. Falta de realização de um objetivo pessoal. Esse estado não só é muito penoso, como também gera forte hostilidade no sujeito.

2 (Psic.) Estado ou condição de um indivíduo quando se vê impedido (por si mesmo ou por outra pessoa) de atingir a satisfação de uma necessidade de ordem pulsional. (Os estados de frustração são normalmente acompanhados de reações agressivas.)

A

impedir

28
Q

Hipnose, hipnotismo:

1 Um estado de transe induzido de forma artificial, parecendo-se externamente com o sono (grego: hypnos = sono), onde a mente ______ se abre por vários tipos de sugestão, inclusive a recordação vívida de lembranças perdidas (diferentes graus de transe são possíveis durante a hipnose; a susceptibilidade à hipnose é extremamente individual).

2 Sob hipnose, o indivíduo permanece capaz de obedecer a certas sugestões feitas pelo hipnotizador. O sono hipnótico é diverso do sono normal: as percepções sensoriais não se encontram diminuídas, a atenção pode concentrar-se, várias ações continuam passíveis de ser realizadas, o registro dos ritmos elétricos do cérebro (eletroencefalograma) é comparável ao que se obtém durante o estado de vigília.

A

inconsciente

29
Q

Hipnoterapia: uma forma de psicoterapia que induz ____ ou indiretamente a hipnose, a fim de conseguir acesso e alívio de conflitos inconscientes e traumas enterrados.

A

direta

30
Q

Ideia:

1 Pensamento, objeto do _______; imagem mental de algo concreto ou abstrato. Representação, concepção mental.

2 Objeto imediato do pensamento, conceito ou noção que temos sobre algo, que pode ser concreto ou abstrato: Você tem ideia do que é felicidade? 3 Conhecimento de algo; noção.

A

conhecimento

31
Q

Impulso:

1 Incitamento à ação que nasce de um estado de ____ ou algum estímulo externo. Ímpeto subitâneo para agir sem pensar conscientemente.

2 (Psic.) Ato ou dito súbito e incontrolável, geralmente sob o domínio da emoção; ímpeto, repente.

A

espírito

32
Q

Inconsciente:

(Adj.) 1 Que _______ o que se passa consigo mesmo. Relativo aos conteúdos e processos mentais que se é incapaz de trazer à consciência.

2 (Med.) Relativo a, ou o estado em que o paciente se encontra, em geral temporariamente privado da consciência, como, por exemplo, nos casos de coma. Ver subconsciente.

A

desconhece

33
Q

Inconsciente:

(Subst.) 1 A ____ de todos os pensamentos, lembranças, impulsos, desejos, sentimentos, etc., dos quais o indivíduo não tem noção, mas que influenciam suas emoções, sonhos, o consciente e a conduta; inclui material reprimido (afastado da consciência) da mesma natureza, cuja recordação, sendo dolorosa, determina a supressão automática da noção consciente, segundo Freud.

2 (Psic.) Diz-se de ou conjunto de fatos psíquicos de que não se tem consciência.

3 (Psic.) Conforme a parte inicial da teoria da psique de Freud, que ou o que é constituído por conteúdos recalcados aos quais foi barrado o acesso aos sistemas pré-consciente e consciente.

A

soma

34
Q

Inconsciente coletivo ou transpessoal: “o inconsciente coletivo contém toda a ______ espiritual da evolução humana renascida na estrutura cerebral de todo indivíduo” (Jung, CW, Vol. 8, p. 158); para Jung, os conteúdos do inconsciente coletivo são os arquétipos (Ver esse verbete).

A

herança

35
Q

Individuação:

1 Ação de individuar. Caráter _____. O que distingue um indivíduo do outro.

2 (Psic.) Consciência da individualidade em cada pessoa, segundo as teorias junguianas.

A

individual

36
Q

Inibição: Incapacidade de sentir, pensar, dizer ou fazer alguma coisa. Restrição ou supressão de uma ação, _____ ou pensamento por processos mentais.

A

emoção

37
Q

Instinto:

1 Forças inatas, de origem biológica, inerentes aos animais, inclusive ao homem, e que atuam, em geral, de modo _______, por atividades elementares e automáticas, mas com finalidade precisa e independentemente de qualquer aprendizado.

2 Para o Espiritismo, trata-se de tendências naturais ou de aptidões inatas, adquiridas ao longo da evolução do princípio inteligente, em direção à sua estruturação como individualidade. Para Freud, representação mental de uma excitação de origem interna, fixo nos animais e flexível nos homens. A este último tem-se dado o nome de impulso, pulsão ou motivação.

A

inconsciente

38
Q

Libido:

1 _____ motora dos instintos vitais.

2 Desejo sexual instintivo

3 (Psic.) Energia psíquica que, segundo as teorias freudianas, provém do instinto sexual e determina toda a conduta da vida do homem.

4 Para Jung: energia psíquica em geral.

A

Energia

39
Q

Mecanismos de defesa: São processos _______ inconscientes que ajudam o indivíduo a orientar-se emocionalmente, adotando padrões de comportamento aceitáveis do ponto de vista social e compatíveis com o seu próprio senso de maturidade moral. São de duas espécies: Negativos (Regressão, Projeção, Comportamento Provocador) e Positivos (Compensação, Sublimação).

A

psicológicos

40
Q

Mesmerismo:

1 (Med.) _____ de Franz Anton Mesmer, médico alemão (1734-1815), acerca do magnetismo animal e do hipnotismo no tratamento e na cura de doenças; magnetismo animal.

2 Essa prática e escola de cura psíquica usavam passes indutores de transe para obter estados de transe chamados depois de hipnose.

A

Doutrina

41
Q

Motivação:

1 (Psic.) Série de fatores, de natureza afetiva, ______ ou fisiológica, que atuam no indivíduo, determinando-lhe o comportamento.

2 (Psic.) [lat. motivus, que move] Conjunto de fatores dinâmicos que determinam a conduta de um indivíduo.

A

intelectual

42
Q

Percepção:

1 _____ de distinguir por meio dos sentidos ou da mente; inteligência.

2 (Psic.) Conduta psicológica complexa pela qual um indivíduo organiza suas sensações e toma consciência do real.

A

Capacidade

43
Q

Personalidade:

1 (Psic.) [lat. persona, máscara teatral que o ator usa durante toda a ação de uma peça] Essencialmente, o elemento estável da conduta de uma pessoa, sua maneira habitual de ___, o que a diferencia das outras.

Personalidade secundária, subpersonalidade (também Personalidade fragmentada, dissociada): Todos sinônimos para as formações de personalidade além do ego, que vivem uma existência autônoma na mente inconsciente e às quais temos acesso em sonhos, fantasia, imaginação ativa, imagens dirigidas ou hipnose.

A

ser

44
Q

Psicanálise:

1 O método e a escola de psicologia profunda estabelecidos por Sigmundo Freud. Como método, é uma ________ verbal que descobre processos, complexos e conflitos inconscientes. Como teoria, postula inter-relações estruturais elaboradas entre a mente consciente e a mente inconsciente.

2 Procedimento psicoterápico utilizado em casos de neurose e psicose, que se fundamenta na exploração do inconsciente através da revivência de fatos passados que provocaram perturbações. Consiste basicamente em interpretar os conteúdos inconscientes de palavras, ações e elaborações da imaginação de uma pessoa, com base nas associações livres e na transparência emocional.

A

psicoterapia

45
Q

Psicodrama:

1 (Psic.) Psicoterapia de grupo inventada por J.L. Moreno, na qual ______ psicológicos e sociais de uma pessoa são dramatizados através da representação de papéis, troca de papéis e outros meios.

2 Tem como objetivo desvendar a personalidade íntima do paciente, através de sua atuação, e promover sua catarse. Trata-se de uma psicoterapia de grupo em que os pacientes escolhem os papéis que pretendem desempenhar na dramatização e fazem a reprodução de eventos, fatos e situações de sua vida cotidiana, especialmente os conflitos, que passam a ser analisados sob novas perspectivas. Esse teatro psicoterapêutico dá ao terapeuta a oportunidade de captar os sintomas que vêm à tona no relacionamento entre os participantes do grupo e de poder ajudá-los com eficácia.

A

problemas