Capítulo 8-9ª Parte. Flashcards
A REALIZAÇÃO DE DESEJOS
No início deste capítulo eu disse que centraria minha exposição sobre a Traumdeutung em duas afirmações de Freud: a de que os sonhos possuem um _______ e a de que os sonhos são realizações de desejos.
sentido
É chegado, pois, o momento de colocarmos a pergunta feita por Freud no capítulo VII: de onde se originam os desejos que se realizam nos sonhos? Talvez essa pergunta devesse ser precedida de uma outra: o que é um ___________? Afinal de contas, o título dado a este presente capítulo foi “O discurso do desejo”, e até o momento não foi dito em que consiste um desejo.
desejo
Mesmo correndo o risco de provocar um desapontamento, darei neste item apenas algumas indicações sobre a noção, deixando para outro capítulo uma _______ mais extensa sobre o tema.
análise
O ________ é como certos personagens importantes de uma peça ou de um filme; sua entrada em cena requer uma preparação prévia do espectador, a criação de um clima que valorize o momento de seu aparecimento.
desejo
Não há necessidade de trompas anunciando a sua chegada, mas também não podemos minimizar sua ________ introduzindo-o no meio dos demais personagens.
importância
Como ponto de partida, podemos dizer que um desejo é uma ideia (Vorstellung) ou um _________; algo completamente distinto, portanto, da necessidade e da exigência.
pensamento
O desejo se dá ao nível da representação tendo como correlato os fantasmas (________), o que faz com que, contrariamente à pulsão (Trieb) — que tem de ser satisfeita —, o desejo tenha de ser realizado.
fantasias
O que pretendo reter, por enquanto, é a afirmação de que um desejo é uma ______ ou um pensamento.
ideia
Se essa afirmação não se encontra de forma explícita e literal em A interpretação de sonhos, encontra-se pelo menos implícita na referência que Freud faz à definição que __________ fornece sobre o sonho (op. cit., p. 586).
Aristóteles
Um sonho, diz o filósofo grego, é o pensamento que _______ no estado de sono.
persiste
O que Freud nos mostrou foi que esses pensamentos, por exigência da censura, são deformados pela elaboração onírica, que, além da _________ e do deslocamento, lança mão da figuração, o que torna os pensamentos oníricos irreconhecíveis para a consciência.
condensação
No entanto, Freud afirma (ESB, vs. XV-XVI, p. 206) que “o material disponível à elaboração onírica consiste em ____________ — alguns deles podem ser censurados ou inaceitáveis, porém são corretamente construídos e expressos”.
pensamentos
A matéria-prima dos sonhos, portanto, é constituída de pensamentos que em nada diferem dos pensamentos da vigília, daí a necessidade de serem distorcidos para não serem identificáveis pela _________.
consciência.
É esse material ideativo que constitui o conteúdo __________ do sonho, que, transformado pela elaboração onírica, vai aparecer como conteúdo manifesto.
latente
Entretanto, o pensamento que constitui a matéria-prima do sonho não é portador apenas de um sentido, mas também de um ______.
valor.
O _________ diz respeito sobretudo ao valor do sentido.
desejo
Temos de distinguir, contudo, o desejo do sonho do ________ de dormir.
desejo
Já fiz referência ao fato de que para Freud o sonho serve ao sono: “Os sonhos são coisas que _________, pelo método da satisfação alucinatória, estímulos (psíquicos) perturbadores do sono” (op. cit., p. 165).
eliminam
Enquanto o desejo de dormir pertence ao _______/Cs, o desejo do sonho pertence ao Ics e é necessariamente infantil.
Pcs
Voltemos, pois, à pergunta inicial: de onde se originam os desejos que se realizam nos sonhos? Freud aponta, inicialmente, três origens possíveis (ESB, vs. IV-V, p. 587):
1) Restos diurnos não satisfeitos.
Trata-se de desejos que foram despertados durante o dia e que por algum motivo externo não foram satisfeitos.
São desejos pertencentes ao ______/Cs.
Pcs
2) Restos diurnos recalcados.
São desejos que surgiram durante o dia, mas que, em vez de terem sido impedidos por causas externas, foram _________.
Nesse caso, são desejos pertencentes ao Pcs/Cs que foram transferidos para o Ics.
suprimidos