Capítulo 8-11ª Parte. Flashcards

1
Q

O RECALCAMENTO

Nos itens anteriores, a ênfase foi dada ao caráter orientado, no sentido _____________-regressivo, do funcionamento do aparelho psíquico; agora o que importa pensar é como esse aparelho funciona em termos de forças e de conflito de forças.

A

progressivo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Freud retoma, no item E do capítulo VII (“Os processos primário e secundário — ____________”), uma linguagem em muito semelhante à do Projeto.

A

Recalcamento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Ao explicar de que maneira pensamentos que em nada se distinguem dos pensamentos que ocorrem durante a vigília são transformados em conteúdos ________ pelo trabalho do sonho, ele reafirma um dos princípios fundamentais exposto em 1895: o de que “a característica principal desses processos é que toda a ênfase é aplicada no sentido de tornar a energia catexial móvel e capaz de descarga” (op. cit., p. 635).

A

oníricos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Essa energia de investimento reparte-se pelos sistemas Ics e Pcs/Cs, sendo que, enquanto o primeiro luta por se ver livre dela, o segundo procura _________ essa descarga livre impondo ao primeiro sistema restrições ao livre escoamento.

A

inibir

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

A razão dessa tendência para a descarga direta que caracteriza o modo de funcionamento do Ics reside no ____________ que resulta do acúmulo de energia no interior do sistema.

A

desprazer

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Escreve Freud:

Uma corrente desse tipo no aparelho começando do desprazer e visando o prazer foi por nós denominada “___________-” e afirmamos que somente um desejo é capaz de colocar o aparelho em movimento. (…)

A

desejo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O primeiro desejo parece ter sido uma catexia ____________ da lembrança de satisfação. (op. cit., pp. 636-37)

A

alucinatória

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Acontece, porém, que a catexia alucinatória de uma lembrança não pode, por motivos óbvios, produzir satisfação, daí a necessidade de um outro sistema — o Pcs/Cs —, cuja função é inibir o avanço da catexia mnêmica para impedir que ela reproduza alucinatoriamente a “____________ ” do objeto.

A

percepção

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Dessa forma, enquanto o sistema Ics dirige sua atividade no sentido de garantir a livre descarga da __________ acumulada, o Pcs/Cs procura transformar a catexia móvel do primeiro sistema em catexia quiescente.

A

excitação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Isso é possível na medida em que ele consiga desviar a excitação do Ics, alterando o mundo _______ de modo a possibilitar uma satisfação indireta e parcial, porém tolerada por ele.

A

externo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que fica claro é que o modelo explicativo proposto por Freud está fundamentado não na procura do prazer, mas no evitamento do ___________.

A

desprazer.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Essa talvez seja a razão principal de durante tanto tempo os termos “____________” (Verdrängung) e “defesa” (Abwehr) terem sido usados quase que como sinônimos.

A

recalcamento

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

No entanto, é precisamente a partir de Traumdeutung que eles começam a ser empregados pelo próprio Freud de forma distinta: “_________” designando um processo mais genérico de evitamento da dor, e “recalcamento” designando uma operação mais específica cuja essência consiste em manter afastado no inconsciente representações ligadas a uma pulsão.

A

defesa

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O modelo do recalcamento oferecido por Freud (op. cit., pp. 638-39) é o do evitamento da _____________, que não é mais do que uma repetição da fuga anterior à percepção penosa.

A

lembrança

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

No caso de o aparelho ________ ser atingido por um estímulo que provoque uma excitação dolorosa, ocorrerá uma série de manifestações motoras que, apesar de inespecíficas, poderão afastar o estímulo causador da experiência desprazerosa.

A

psíquico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Se a mesma experiência se repetir, isto é, se a percepção do estímulo voltar a se apresentar, ocorrerá uma ________ dos movimentos que anteriormente produziram seu afastamento.

A

repetição

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Contrariamente à experiência de satisfação, a experiência da dor não produz uma recatexização da imagem do objeto, mas sim uma tendência a que ela seja ___________ imediatamente para que não se repita a excitação dolorosa.

A

rejeitada

18
Q

Evitar a lembrança é um processo __________ à fuga da percepção.

A

análogo

19
Q

Esse mecanismo que é colocado em funcionamento através da memória é que Freud aponta como o modelo do recalcamento e que só pode ser efetuado pelo sistema ___/Cs, pois é a ele que pertence a função inibidora.

A

Pcs

20
Q

O sistema Ics não sabe dizer “não”, “ele é _________ de fazer qualquer coisa que não seja desejar” (op. cit., p. 639); é ao segundo sistema que cabe a tarefa de impedir que a atividade do primeiro sistema resulte em desprazer.

A

incapaz

21
Q

A situação é, portanto, a seguinte: um determinado processo mental pertencente ao Ics procura acesso à consciência em busca de ____________.

A

satisfação

22
Q

No entanto, a _________ que opera na passagem do Ics para o Pcs/Cs opõe-se violentamente a esse propósito, pois a satisfação do desejo inconsciente, que em si mesma provocaria prazer, provocaria também desprazer relativamente às exigências do Pcs/Cs.

A

censura

23
Q

Por essa razão, o desejo tem de permanecer inconsciente, podendo retornar sob a forma de ____________.

A

sintoma

24
Q

Ocorre, porém, que o material recalcado exerce uma atração constante sobre os conteúdos do Pcs/Cs, em relação aos quais ele possa estabelecer uma ligação no sentido de escoar sua _________.

A

energia

25
Q

Igualmente importante é o fato de que o sistema Pcs/Cs necessita ter acesso a todas as lembranças relativas à experiência _______ do indivíduo, e sabemos que, para Freud, essas lembranças se conservam integralmente.

A

passada

26
Q

Assim sendo, há uma atividade constante do Pcs/Cs no sentido de catexizar lembranças que estavam inconscientes, mas como algumas dessas representações pela sua ligação _______ ou indireta com um impulso censurável poderia provocar desprazer, faz-se necessário um critério segundo o qual essa catexia possa se realizar.

A

direta

27
Q

Esse critério é apontado por Freud como “a chave de toda a teoria do recalcamento”: “O segundo sistema”, diz ele, “só pode catexizar uma ideia se se encontrar em posição de inibir o desenvolvimento do ______ que dela pode provir” (ibid.).

A

desprazer

28
Q

Essa inibição do desprazer não pode, porém, ser completa, pois é necessário um início de desprazer para que o Pcs/Cs seja informado da _______ que a representação em questão oferece.

A

ameaça

29
Q

O papel do ______/Cs não pode ser, nem o de inibir completamente os impulsos inconscientes, pois isso provocaria um aumento de tensão insuportável a nível do Ics, nem o de permitir que esses impulsos venham todos à tona, o que seria igualmente desprazeroso.

A

Pcs

30
Q

Sua função deverá ser a de dirigir, através dos caminhos mais convenientes, os impulsos impregnados de desejo que surgem do _____________ (ibid.).

A

inconsciente

31
Q

Ao modo de funcionamento do aparelho psíquico, quando participa apenas o Ics, Freud chama processo ___________; e, ao modo de funcionamento do Pcs/Cs, ele chama processo secundário.

A

primário

32
Q

O processo secundário é posterior e resulta de uma modificação do processo primário, sendo que jamais ocorre a substituição do primeiro pelo segundo, mas apenas um aumento crescente das exigências deste último em face do _________ das excitações do primeiro.

A

escoamento

33
Q

A distinção entre processo primário e processo secundário corresponde, de um ponto de vista econômico, à distinção entre energia livre e energia ligada;

a primeira procurando a descarga da maneira mais rápida e direta possível e tendendo à “identidade perceptiva”, isto é, procurando reinvestir as representações ligadas à experiência de satisfação de forma alucinatória, e a segunda escoando-se para a descarga de forma mais _________ e investindo de maneira mais estável as representações.

A

controlada

34
Q

Aqueles processos psíquicos que aparecem a nós como _________ são processos primários que não tiveram sua energia inibida pela catexia pré-consciente, enquanto outros, por representarem impulsos impregnados de desejos infantis incompatíveis com o pensamento secundário, foram recalcados.

A

irracionais

35
Q

Portanto, como resultado do funcionamento do processo secundário, grande parte do material mnêmico do indivíduo permanece __________ por não receber catexia do Pcs/Cs.

A

inconsciente

36
Q

O papel principal desse sistema consiste em dirigir da forma mais conveniente possível os ______ impregnados de desejo que surgem do inconsciente.

A

impulsos

37
Q

Esses impulsos, como veremos mais à frente, não podem ser destruídos nem inibidos, e a liberação do ________ ligado a eles é que produz desprazer.

A

afeto

38
Q

Freud considera que a essência do processo de __________ consiste precisamente na transformação desse afeto (op. cit., p. 642).

A

recalcamento

39
Q

Esse material recalcado faz seu “________” sob a forma de sintomas, sonhos, atos falhos etc.

A

retorno

40
Q

Esse material recalcado faz seu retorno sob a forma de sintomas, ________, atos falhos etc.

A

sonhos

41
Q

No caso dos sonhos, isso é facilitado pelo relaxamento do Pcs/Cs durante o sono, e a importância de que ele se reveste para Freud reside no fato de que, apesar de ser um processo psíquico normal, ele ________ aos mesmos mecanismos que produzem os sintomas neuróticos.

A

obedece

42
Q

Uma das últimas afirmações da Traumdeutung a que Freud concede relevo é: “A interpretação dos sonhos é a via real que leva ao conhecimento das atividades inconscientes da ________” (op. cit., p. 647).

A

mente