Capítulo 8-3ª Parte Flashcards
ELABORAÇÃO ONÍRICA E INTERPRETAÇÃO
Sabemos o quanto, para Freud, a linguagem, longe de ser o lugar transparente da verdade, é o lugar do ___________.
ocultamento
O sentido que se apreende oculta um outro sentido mais importante, e essa importância será tanto maior quanto maior for a articulação entre a linguagem e o _________.
desejo
Enquanto o discurso chamado racionalista procurava _________ o desejo para que a verdade pudesse aparecer na sua pureza essencial, a psicanálise vai procurar exatamente a verdade do desejo.
afastar
Sua função é fazer aparecer o desejo que o discurso oculta, e esse desejo é o da nossa infância, com toda a carga de _________ a que é submetido.
interdições
O único modo desse desejo aparecer, de transpor a barreira imposta continuamente pela censura, é de uma forma distorcida, cujo exemplo privilegiado é o sonho __________.
manifesto
O sonho manifesto, assim como os sintomas, são o efeito de uma distorção cuja causa é a _____________.
censura
É a esse trabalho de distorção que Freud dá o nome de “elaboração _________” ou “trabalho do sonho”.
onírica
Freud compara a censura dos sonhos à censura da ___________ (ESB, vs. XV-XVI, pp. 168-69).
imprensa
Esta última opera de duas maneiras: sobre o texto já pronto ou, previamente, sobre sua ___________.
elaboração.
No primeiro caso, impõe ao jornal cortes sobre certas notícias que, por essa razão, serão retiradas, ficando apenas o ________ em branco no papel.
espaço
Se o jornal for da oposição, o número de espaços em branco pode ser de tal ordem que sua leitura se torna ininteligível, ou então ficará para ser lido exatamente aquilo que não interessa ou cujo interesse é bastante __________.
reduzido
A outra forma de censura é a que opera _________ de o jornal estar pronto.
antes
Nesse caso, os redatores sabem, de antemão, quais as notícias que são objeto de censura, podendo assim modificá-las, substituí-las por ________ vagas ou escrevê-las de forma deliberadamente obscura.
alusões
Nesse caso, ao invés dos espaços em branco, serão as obscuridades do texto os indicadores de que houve uma ________ prévia.
censura
A censura dos sonhos funciona de maneira _________.
análoga.
As partes omitidas do sonho ou aquelas que aparecem de forma estranhamente confusa são os ________ de sua ação.
índícios
O trabalho que transforma os pensamentos latentes em conteúdo manifesto, impondo-lhes uma distorção que os torna inacessíveis ao sonhador, é o que Freud chama de elaboração ________ ;
e o trabalho inverso, que procura chegar ao conteúdo latente partindo do manifesto que visa decifrar a elaboração onírica, é o trabalho de interpretação.
onírica
A interpretação é, pois, o ________ simétrico da elaboração onírica.
oposto
Enquanto esta tem por objetivo impor uma cifra aos pensamentos oníricos, a interpretação tem por objetivo o seu ___________.
deciframento
Esse caminho inverso ao da elaboração onírica que a interpretação tem de percorrer coloca uma questão de extrema importância, mas que não possuímos ainda meios para explicitar adequadamente: trata-se do fenômeno da _______________.
regressão
Para sua perfeita compreensão, faz-se necessária a concepção _______ do aparelho psíquico que Freud vai apresentar no famoso capítulo VII.
tópica
Por enquanto, vamos nos contentar com o trajeto progressivo da elaboração _________ para depois então realizarmos o regressivo.
onírica
Freud aponta _______ mecanismos fundamentais do trabalho do sonho: condensação, deslocamento, figuração e elaboração secundária (esta, correspondendo mais propriamente a um segundo momento da elaboração onírica).
quatro
A condensação (Verdichtung) diz respeito ao fato de o conteúdo manifesto do sonho ser menor do que o conteúdo latente, isto é, de o conteúdo manifesto ser uma “tradução __________” do latente.
abreviada