Capítulo 9 Flashcards
O Prazer de Ler Freud
Esquema da lógica do funcionamento psíquico
Freud nos deixou uma obra imensa — ele foi, como
sabemos, um trabalhador infatigável — e toda a sua doutrina é marcada por seu desejo de identificar a origem do __________ do outro, servindo-se de seu próprio eu.
sofrimento
Sem dúvida, a obra freudiana é, nesse aspecto, uma imensa resposta, uma resposta inacabada à pergunta: qual é a _______ de nossos atos? Como funciona nossa vida psíquica?
causa
Eu gostaria, justamente, de fazê-los compreender o
essencial do ___________ mental, tal como é visto pela psicanálise e tal como se confirma na realidade concreta de uma análise.
funcionamento
A ___________ freudiana da vida mental,
com efeito, pode formalizar-se num esquema elementar, que se evidenciou ao longo de minhas sucessivas releituras dos escritos de Freud.
concepção
À medida que procurei me aproximar mais do cerne da teoria, vi que ela se ____________.
transfigurava
_________, a complexidade reduziu-se.
Primeiro
Depois, as diferentes partes imbricaram-se umas nas outras, para enfim se ordenarem numa _________ simples de sua relação.
épura
Se eu lograr transmitir-lhes esse esquema, terei realizado plenamente meu propósito de introduzi-los na obra de Freud, porque esse esquema retoma de maneira surpreendente a _________ implícita do conjunto dos textos freudianos.
lógica
Desde o Projeto para uma psicologia científica, elaborado em 1895, até sua última obra, o Esboço de psicanálise, escrito em 1938, Freud não parou de reproduzir espontaneamente, muitas vezes de modo inadvertido, num quase-automatismo do pensamento, o mesmo __________ básico, expresso segundo diversas variantes.
esquema
É precisamente esse esquema lógico essencial que ________ tentarei expor-lhes.
agora
Pedirei ao leitor, uma vez fechado este livro, que faça
a seguinte experiência: pegar ao acaso um escrito de Freud e lê-lo com nosso esquema na _______.
cabeça.
Saberá então se sua __________ do texto foi mais límpida e menos laboriosa.
compreensão
Gostaria que ler Freud fosse um ________, o prazer de pensar e de compreender nosso funcionamento psíquico.
prazer
Procederemos da seguinte maneira: começarei por
construir com vocês este esquema elementar e o irei modificando progressivamente, à medida que desenvolvermos os temas fundamentais que são o inconsciente, o ____________ ,a sexualidade, o complexo de Édipo, as três instâncias psíquicas que são o eu, o isso e o supereu, o conceito de identificação e, finalmente, a transferência no tratamento
analítico.
recalcamento
Passemos a nosso esquema básico. Em que consiste ele? Para responder, preciso lembrar, inicialmente, que ele é uma versão adaptada de um modelo conceitual já clássico,utilizado pela ___________ do século XIX para explicar a circulação do influxo nervoso, e batizado de esquema do arco reflexo.
neurofisiologia
Esclareço desde logo que o modelo do
arco reflexo continua a ser um paradigma ainda fundamental da _________ moderna.
neurologia
O esquema neurológico do arco reflexo é muito simples
e bastante conhecido (Figura 1). Ele comporta duas extremidades:
a da esquerda, extremidade sensível, em que
o sujeito percebe a _________, isto é, a injeção de uma quantidade “x” de energia — quando ele recebe, por exemplo, uma leve martelada médica no joelho.
A da direita, extremidade motora, em que o sujeito libera a energia recebida numa resposta imediata do corpo — em nosso exemplo, a perna reage prontamente com um movimento reflexo de extensão. Entre as duas extremidades, instala-se assim uma tensão que aparece com a excitação e desaparece com a descarga motora.
O princípio que rege esse trajeto em forma de arco é portanto muito claro: receber a energia, transformá-la em ação e, conseqüentemente, reduzir a tensão do circuito.
excitação
Cremos que [o princípio de prazer] é cada vez
provocado por uma tensão desprazerosa, e assume uma direção tal que seu resultado final coincide com uma _______ dessa tensão, isto é, com uma evitação de desprazer ou uma produção de prazer.
S. FREUD
redução
Apliquemos agora esse mesmo esquema _______ ao funcionamento do psiquismo.
reflexo
Pois bem, o psiquismo tenta obedecer a esse princípio que visa a descarga ________ da tensão, mas sem conseguir êxito.
Na vida psíquica, com efeito, a tensão nunca se esgota.
total
Estamos, enquanto vivemos, sob constante ______.
tensão
Esse princípio de redução da tensão, que devemos antes considerar como uma tendência, e nunca como uma realização efetiva, leva, em psicanálise, o nome de Princípio de _______-prazer.
desprazer
Por que chamá-lo dessa maneira, “desprazer-prazer”? E por que afirmar que o psiquismo está sempre sob tensão? Para responder, retomemos as duas extremidades do arco reflexo, mas imaginando, desta vez, que se trata dos _____ pólos do próprio aparelho psíquico, imerso como está no meio composto pela realidade externa.
dois
A fronteira do aparelho, portanto, separa um ______ de um exterior que o contém.
interior