Capítulo 8-8ª Parte Flashcards
REGRESSÃO
A noção de regressão não é nova, ela é anterior a Freud, e mesmo em Freud ela é anterior à __________ de A interpretação de sonhos.
elaboração
Ela está presente nos escritos freudianos desde o Projeto de 1895, sobretudo sob a forma de _____ tópica.
regressão
Não é apenas nos sonhos e nas alucinações que se verifica a regressão; durante a vigília ocorrem fenômenos _________ normais nos quais verificamos um movimento retrogressivo do aparelho psíquico.
psíquicos
No entanto, esses processos nunca vão além das imagens mnêmicas, não chegando a se produzir uma revivificação _________ das imagens perceptuais (op. cit., p. 579).
alucinatória
Dá-se a regressão “quando, num sonho, uma ideia é novamente transformada na imagem sensorial de que originalmente se derivou” (ibid.), isto é, quando reproduz __________ a experiência original.
alucinatoriamente
A razão pela qual o sonho _______ se apresenta como uma história confusa, desconexa e contraditória encontra sua resposta no próprio conceito de regressão.
manifesto
Se o sonho é um fenômeno ________, e se a regressão é uma “volta atrás” da excitação, concluímos que, ao retornar da extremidade motora do aparelho até a extremidade sensória atingindo o sistema perceptivo, ela passa do Pcs/Cs para o Ics, onde as relações lógicas dominantes no Pcs/Cs não possuem nenhum valor.
regressivo
Segundo a concepção freudiana, as relações lógicas que comandam os processos conscientes não estão presentes nos primeiros sistemas mnêmicos, nem no Ics, mas apenas no ________/Cs.
Pcs
Dessa forma, “na regressão, a contextura dos pensamentos _______ é reduzida à sua matéria-prima” (op. cit., p. 580).
oníricos
Visto como um fenômeno regressivo, o sonho é o resultado da atração exercida pelas marcas _________ das experiências infantis que lutariam por encontrar uma expressão atual na consciência.
mnêmicas
“Deste ponto de vista”, escreve Freud, “um sonho poderia ser descrito como um substituto de uma cena infantil, modificada por ter sido transferida para uma experiência __________” (op. cit., p. 582).
recente
A explicação que Freud fornece do sonho como sendo o resultado da atração exercida pelas marcas mnêmicas das experiências _________, isto é, como um retorno à percepção, pode ser interpretada como uma explicação que ainda se inscreve no mesmo espaço de problemas que a teoria do trauma.
infantis
O que “atrai” é um fato real vivido na ______ e cujo traço é reinvestido.
infância
A “cena infantil” à qual Freud se refere é uma cena _________; a fantasia desempenha, nesse caso, um papel secundário (ibid.).
real
A teoria da sedução real da criança pelo adulto ainda não está superada e, a rigor, isso não acontecerá nunca de forma ________.
completa.
Assim é que, em 1905 (ESB, v. VII, p. 25), Freud escreve a respeito dela: “Fui além dessa teoria, mas não a abandonei; vale dizer que não considero hoje a teoria incorreta, mas __________.”
incompleta
É o próprio Freud quem chama atenção para o fato de que a noção de __________ não é um conceito explicativo, mas sim uma noção descritiva (ESB, vs. IV-V, p. 583) e que, mesmo sob essa forma, ela não designa um fenômeno unitário.
regressão
Aos poucos, ele vai diferenciando a noção até distinguir, num acréscimo feito em 1914 a A interpretação de sonhos, três espécies de regressão: a _________, a temporal e a formal.
tópica,
Em seu sentido tópico, a regressão é o ________ da excitação, através dos sistemas que compõem o aparelho psíquico, do Pcs/Cs para o Ics;
a regressão temporal designa o retorno do indivíduo a estruturas psíquicas mais antigas;
a regressão formal designa a passagem a modos de expressão mais primitivos, isto é, menos estruturados.
retorno
Na verdade, as três espécies de regressão se implicam mutuamente, a ponto de podermos dizer que são, no fundo, apenas uma, pois o que é mais antigo no tempo é, em geral, mais ________ na forma e está mais próximo da extremidade perceptiva (op. cit., p. 584).
primitivo
Uma característica importante a ser ressaltada na noção de regressão nos sonhos é a ________ que Freud faz dela do plano individual para o coletivo.
extensão
Assim, no sonho não ocorre apenas uma regressão à infância do indivíduo, mas à própria infância da espécie:
Por trás da infância do indivíduo é-nos prometido um quadro de uma infância ________ (…) e podemos esperar que a análise dos sonhos nos conduza a um conhecimento inato. (op. cit., p. 585)
É nesse ponto que o sonho se encontra com o mito, ambos sendo expressões dissimuladas do desejo.
filogenética