Vísceras do pescoço Flashcards

1
Q

Quais são as características da glândula tireoide e quais estruturas a reveste?

A

Possui lobos direito e esquerdo unidos pelo istmo, é circundada por uma cápsula fibrosa, a qual
fixa-se à cartilagem cricóidea e anéis da traqueia. Externamente à cápsula é circundado por uma
bainha frouxa, a parte visceral da lâmina pré-traqueal da fáscia cervical

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

como é feita a irrigação arterial e a drenagem venosa da glândula tireoide?

A

1-Irrigação: artérias tireóideas superior (ramo da ACE) e inferior (ramo da subclávia), situadas entre a cápsula fibrosa e a bainha frouxa;
2-Drenagem venosa: as veias tireóideas superior, média e inferior formam o plexo venoso tireóideo e drenam para a VJI (as duas primeiras) e para a veia braquiocefálica (a última).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O esqueleto da laringe é formado por 9 cartilagens, quais são elas?

A

3 ímpares (tireóidea, cricóidea e epiglótica) e 3 pares (aritenóidea, corniculada e cuneiforme).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

quais são as características da cartilagem tireóidea?

A

Ela é maior das cartilagens, sua margem superior situa-se no nível da vértebra C4. Possui 2 lâminas que se fundem anteriormente no plano mediano para formar a proeminência laríngea - pomo de Adão (projeção bem visível em homens). Acima dessa proeminência, forma-se a incisura tireóidea superior (bem definida, em forma de V).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual a principal função da laringe?

A

Comunica-se com a faringe superiormente (parte laríngea da faringe) e com a traqueia inferiormente, possuindo como principal função a de atuar como um esfíncter para as vias aéreas inferiores, principalmente durante a deglutição, mantendo as vias respiratórias pérvias. Além disso, a produção da voz é outra função importante desse órgão

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

As lâminas da cartilagem tireóidea projetam-se posteriormente como cornos superior e inferior que vão se articular com quais estruturas?

A

O corno superior e a margem superior fixam-se ao hióide pela membrana tireo-hióidea, a qual se espessa centralmente como ligamento tireo-hióideo mediano e lateralmente como ligamentos tireo-hióideos laterais. O corno inferior se articula com a parte lateral da cartilagem cricóidea na articulação cricotireóidea, a qual movimenta e rota a cartilagem tireóidea modificando o comprimento das pregas vocais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são as características da cartilagem cricóidea?

A

A cartilagem cricóidea forma de anel, têm sua parte posterior chamada de lâmina e a anterior de arco. Embora menor, é mais espessa e forte que a cartilagem tireóidea e é o único anel de cartilagem a circundar completamente uma parte da via respiratória. Liga-se à margem inferior da cartilagem tireóidea pelo ligamento cricotireóideo mediano e ao primeiro anel traqueal pelo ligamento cricotraqueal;

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são as características da cartilagem aritenóidea?

A

Cartilagem aritenóidea: pares piramidais com 3 lados, que se articulam com a margem superior da lâmina da cartilagem cricóidea. O ápice tem a cartilagem corniculada e se fixa à prega ariepiglótica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual é a função dos processos vocal e muscular nas cartilagens aritenoides em relação aos ligamentos vocais e aos músculos cricoaritenoides?

A

o processo vocal anteriormente permite a inserção posterior do ligamento vocal, e o processo muscular lateralmente atua como alavanca à qual estão fixados os músculos cricoaritenóideos posterior e lateral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Qual a relação das articulações cricoaritenóideas com as pregas vocais?

A

As articulações cricoaritenóideas, localizadas entre as duas cartilagens, permitem a movimentação da cartilagem aritenóidea e consequentemente o tensionamento, relaxamento e aproximação das pregas vocais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais são as características da cartilagem epiglótica?

A

Cartilagem epiglótica: formada por cartilagem elástica, confere flexibilidade à epiglote. Situa-se posteriormente à raíz da língua e ao hióide e anteriormente ao ádito da laringe.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Quais ligamentos fixam a cartilagem epiglótica a cartilagem tireóidea e ao osso hióide?

A

fixa-se ao ângulo das lâminas da cartilagem tireóidea pelo ligamento tireoepiglótico. O ligamento hioepiglótico fixa a cartilagem ao hióide.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é a membrana quadrangular e quais estrutura ele forma?

A

A membrana quadrangular é uma lâmina submucosa fina de tecido conjuntivo que se estende entre as faces laterais das cartilagens aritenóidea e epiglótica. A margem inferior livre constitui o ligamento vestibular, que é coberto
frouxamente por túnica mucosa para formar a prega vestibular. Essa prega situa-se acima da prega vocal e estende-se da cartilagem tireóidea até a cartilagem aritenóidea. A margem superior livre da membrana quadrangular forma o ligamento ariepiglótico, que é coberto por túnica mucosa para formar a prega ariepiglótica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Que estruturas formam o cone elástico?

A

O ligamento vocal e o ligamento cricotireóideo lateral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais são as características dos ligamentos vocais?

A

Os ligamentos vocais estendem-se do ângulo das lâminas da cartilagem tireóidea aos processos vocais da cartilagem aritenóidea. Formam o esqueleto submucoso das pregas vocais e são a margem superior livre espessada do cone elástico ou membrana cricovocal.
As partes da membrana que se estendem lateralmente entre as pregas vocais e a margem superior da cartilagem cricóidea são os ligamentos cricotireóideos laterais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que é o ádito da laringe?

A

É a parte da laringe que se comunica com a faringe , é formada pela cartilagem epiglótica e pelo ligamento ariepiglótico.

12
Q

O que é o vestíbulo da laringe?

A

Vestíbulo da laringe: é a região entre o ádito da laringe e as pregas vestibulares

13
Q

O que é o ventrículo da laringe?

A

Ventrículo da laringe: recessos que se estendem lateralmente da parte média da cavidade da laringe entre as pregas vestibulares e vocais.

14
Q

Quais são as funções da pregas vocais?

A

As pregas vocais controlam a produção do som, elas produzem vibrações audíveis quando suas margens livres estão justapostas. Essas pregas também são o principal esfíncter respiratório da laringe, impedindo até a entrada total do ar.

15
Q

qual a função das pregas vestibulares?

A

Elas possuem função protetora, situam-se entre as cartilagens tireóidea e aritenóidea e o espaço entre os ligamentos vestibulares é a rima do vestíbulo;

16
Q

Como é feita a irrigação arterial e a drenagem venosa da laringe?

A

As artérias laríngeas superior e inferior são ramos das artérias tireóidea superior (ramo da ACE) e inferior (ramo da subclávia). As veias acompanham as artérias laríngeas, a veia laríngea superior drena para VJI e a inferior para a veia braquiocefálica.

16
Q

Como ocorre a inervação da laringe?

A

Os nervos laríngeos são os ramos laríngeos superior e inferior do nervo vago (NC X):
1-Nervo laríngeo superior: origina-se na extremidade superior do trígono carótico. Divide-se em dois ramos terminais na bainha carótica: nervo laríngeo
interno (sensitivo e autônomo) e externo (motor). O nervo laríngeo interno, perfura a membrana tireo-hióidea com a artéria laríngea superior, enviando fibras sensitivas para a túnica mucosae face superior das pregas vocais. O nervo laríngeo externo segue com a artéria tireóidea superior e supre o m. constritor inferior da faringe e m. cricotireóideo.
2-Nervo laríngeo inferior: continuação do nervo laríngeo recorrente, um ramo do nervo vago, acompanha a artéria laríngea inferior. Divide-se em ramos anterior e posterior e supre todos os músculos intrínsecos, com exceção do cricotireóideo, e por isso o nervo laríngeo inferior é o nervo motor primário da laringe.

17
Q

A parte oral da faringe Estende-se do palato mole até a margem superior da epiglote e tem função digestória, quais são os limites dessa parte?

A

Os limites são:
1-superior, palato mole;
2-inferior, base da língua;
3-laterais, arcos palatoglosso e palatofaríngeo

18
Q

A parte laríngea da faringe está presente em qual região?

A

A parte laríngea da faringe situa-se posteriormente à laringe, estendendo-se da margem superior da epiglote e das pregas faringoepiglóticas até a margem inferior da cartilagem cricóidea, onde se estreita e se torna contínua com o esôfago. Posteriormente, a parte laríngea da faringe mantém relação com os corpos das vértebras C IV a C VI. As paredes posterior e lateral são formadas pelos músculos constritores médio e inferior da faringe.

18
Q

Por meio de qual estrutura a parte laríngea da faringe se comunica com a laringe?

A

A parte laríngea da faringe comunica-se com a laringe
através do ádito da laringe em sua parede anterior;

19
Q

O que é o recesso piriforme e qual a sua importância clínica?

A

O recesso piriforme é uma pequena depressão da parte laríngea da faringe de cada lado do ádito da laringe. Esse recesso revestido por túnica mucosa é separado do ádito da laringe pela prega ariepiglótica. Os ramos dos nervos laríngeo interno e laríngeo recorrente situam-se profundamente à túnica mucosa do recesso piriforme e são vulneráveis à lesão quando um corpo estranho se aloja no recesso.

20
Q

A camada circular externa de músculos faríngeos consiste em três músculos, quais são eles?

A

Essa camada consiste em três músculos constritores da faringe: superior, médio e inferior

21
Q

Quais estruturas fazem o revestimento dos músculos constritores da faringe interna e externamente?

A

Os músculos constritores da faringe têm um revestimento fascial interno forte, a fáscia faringobasilar e um revestimento fascial externo fino, a fáscia bucofaríngea. Inferiormente, a fáscia bucofaríngea funde-se com a lâmina pré-traqueal de fáscia cervical.

22
Q

Como é feita a inervação dos músculos constritores da faringe?

A

Os três músculos constritores são supridos pelo plexo nervoso faríngeo formado por ramos faríngeos dos nervos vago (fibras motoras) e glossofaríngeo (fibras sensitivas) e por ramos simpáticos do gânglio cervical superior.