REGIÕES PAROTIDEOMASSETÉRICA E TEMPORAL, FOSSA INFRATEMPORAL E ATM Flashcards
Quais são as principais estruturas que fazem parte da região paratideomassetérica?
A região parotideomassetérica inclui a glândula parótida e seu ducto, o plexo intraparotídeo do nervo facial (NC VII), a veia retromandibular, a artéria carótida externa e o músculo masseter.
A glândula parótida é revestida por uma cápsula fascial resistente, a fáscia (cápsula) parotídea. Essa fáscia é derivada de qual outra estrutura?
É derivada da lâmina superficial da fáscia cervical.
Quais estruturas atravessam a glândula parótida durante seu trajeto?
Inseridos na substância da glândula parótida, da região superficial para a profunda, estão o plexo intraparotídeo do nervo facial (NC VII) e seus ramos, a veia retromandibular e a artéria carótida externa. Na fáscia parotídea e na glândula estão os linfonodos parotídeos.
Qual é a área ocupada pela glândula parótida?
O leito parotídeo, situado anteroinferiormente ao meato acústico externo, onde está inserida entre o ramo da mandíbula e o processo mastoide.
Descreva o trajeto do ducto da glândula parótida.
O ducto parotídeo segue horizontalmente a partir da margem anterior da glândula. Na margem anterior do músculo masseter, o ducto volta-se medialmente, perfura o músculo bucinador e entra na cavidade oral através de uma pequena abertura em frente ao 2o dente molar maxilar, a papila parotídea.
Através de quais nervos ocorre a inervação da glândula parótida.
O nervo auricular magno ( plexo cervical), inervam a fáscia parotídea e a pele sobrejacente. O componente parassimpático do nervo glossofaríngeo (NC IX) envia fibras secretoras pré-ganglionares para o gânglio ótico. As fibras parassimpáticas pós-ganglionares são conduzidas do gânglio até a glândula parótida pelo nervo auriculotemporal.
Quais estruturas compõem o assoalho e o teto da fossa temporal?
O assoalho da fossa temporal é formado por partes dos quatro ossos que formam o ptério: frontal, parietal, temporal e asa maior do esfenoide. O músculo temporal em forma de leque origina-se do assoalho ósseo e da fáscia temporal sobrejacente, que forma o teto da fossa temporal.
Quais estruturas estão presentes na fossa infratemporal?
A fossa infratemporal contém:
1-Parte inferior do músculo temporal e Músculos pterigóideos lateral e medial
2-Artéria maxilar
3-Plexo venoso pterigóideo
4-Nervos mandibular, alveolar inferior, lingual, bucal e corda do tímpano
5-Gânglio ótico
A articulação temporomandibular (ATM) corresponde a que tipo de articulação, e quais movimentos ela admite serem realizados?
Ela é uma articulação sinovial do tipo gínglimo, que permite o deslizamento e um pequeno grau de rotação, além dos movimentos de flexão (elevação) e extensão (abaixamento)
Que estruturas ósseas fazem parte da articulação temporomandibular?
As faces articulares ósseas participantes são a fossa mandibular e o tubérculo articular do temporal superiormente, e a cabeça da mandíbula inferiormente
quais ligamentos unem a mandíbula ao crânio
O ligamento lateral que é uma parte espessada da cápsula articular da ATM. O ligamento estilomandibular que, é um espessamento da cápsula fibrosa da glândula parótida, Não contribui significativamente para a força da articulação.
O ligamento esfenomandibular, que é o principal responsável pela sustentação passiva da mandíbula.
Quais são e qual a inervação dos músculos da mastigação?
Os mm. da mastigação são o temporal, masseter e pterigóideos medial e lateral. Eles desenvolvem-se a partir do mesoderma do primeiro arco faríngeo embrionário.
Consequentemente são todos inervados pelo nervo nervo mandibular (NC V3).
Quais são as ações dos mm. da mastigação?
1- M. temporal: Eleva a mandíbula, fibras posteriores, mais horizontais, são os retratores primários da mandíbula
2-M. Masseter: Eleva a mandíbula,
3-M. pterigóideo medial: eleva a mandíbula; a atividade unilateral alternada produz movimentos menores de rangido
4-M. pterigóideo lateral: Agindo bilateralmente, projeta a mandíbula e abaixa o mento; agindo unilateralmente, move a mandíbula para o outro lado
Quais são e qual a principal ação dos mm. supra-hiódeos?
Os mm. supra-hióideos são:
1- digástrico,
2-estilo-hiódeo,
3-milo-hiódeo
4-gênio-hiódeo.
Sua principal ação é abaixar a mandíbula contra resistência.
Qual a inervação dos mm. supra-hiódeos?
1- digástrico: ventre anterior inervado pelo nervo mandibular (V3), ventre posterior do músculo digástrico é inervado pelo nervo facial (VII)
2-estilo-hiódeo: N. facial (NC VII)
3-milo-hiódeo: N. mandibular (NC V3)
4-gênio-hiódeo: N. para o M. gênio-hióideo