FOSSA PTERIGOPALATINA e NARIZ Flashcards

1
Q

Quais estruturas fazem parte da fossa pterigopalatina?

A

1-Parte terminal (pterigopalatina ou terceira) da artéria maxilar, as partes iniciais de seus ramos e veias acompanhantes (tributárias do plexo venoso pterigóideo)
2-Nervo maxilar (NC V2), ao qual está associado o gânglio pterigopalatino. Ramos originados do gânglio na fossa são considerados ramos do nervo maxilar

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A parte pterigopalatina da artéria maxilar tem relação anatômica com quais estruturas musculares e nervosas?

A

A terceira parte da artéria maxilar está localizada anteriormente ao músculo pterigóideo lateral e situada também anteriormente ao gânglio pterigopalatino.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Na fossa pterigopalatina, o nervo maxilar dá origem ao nervo zigomático. Quais ramos se originam desse último nervo?

A

Ele da origem aos nervos zigomaticofacial e zigomaticotemporal.
Esses nervos emergem do zigomático através dos forames cranianos de mesmo nome e são responsáveis pela sensibilidade geral na região lateral da bochecha e têmpora.
O nervo zigomaticotemporal também dá origem a um ramo comunicante, que conduz fibras parassimpáticas até a glândula lacrimal, através do nervo lacrimal que é ramo do NC V1 .

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A inervação parassimpática do gânglio pterigopalatino ocorre através de qual nervo?

A

As fibras parassimpáticas para o gânglio pterigopalatino provêm do nervo facial através de seu primeiro ramo, o nervo petroso maior. Esse nervo une-se ao nervo petroso profundo para formar o nervo do canal pterigóideo.
O nervo petroso profundo é um nervo simpático conduz fibras do gânglio simpático cervical superior até os ramos do NC V2, passando pelo gânglio pterigopalatino sem que suas fibras façam sinapse com o gânglio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Enquanto está na fossa pterigopalatina, o nervo maxilar também dá origem aos dois ramos para o gânglio pterigopalatino. Esses nervos são responsáveis pela inervação de quais estruturas?

A

Os nervos pterigopalatinos conduzem fibras sensitivas gerais do nervo maxilar, que atravessam o gânglio pterigopalatino e suprem o nariz, o palato e a faringe.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são as funções do nariz?

A

As funções do nariz são olfação, respiração, filtração de poeira, umidificação do ar inspirado, além de recepção e eliminação de secreções dos seios paranasais e ductos lacrimonasais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Descreva quais estruturas fazem parte do esqueleto do nariz.

A

A parte óssea do nariz consiste em ossos nasais, processos frontais das maxilas, parte nasal do frontal e partes ósseas do septo nasal.
A parte cartilagínea do nariz é formada por cinco cartilagens principais: duas cartilagens laterais (processos laterais das cartilagens do septo), duas cartilagens alares e uma cartilagem do septo.
As cartilagens alares, em forma de U, são livres e móveis. Elas dilatam ou estreitam as narinas quando há contração dos músculos que atuam sobre o nariz.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A túnica mucosa do nariz está firmemente unida ao periósteo e pericôndrio e é contínua com o revestimento de todas as câmaras com as quais as cavidades nasais se comunicam. Quais partes dessa túnica corresponde a área olfatória e a área respiratória?

A

Os dois terços inferiores da túnica mucosa do nariz correspondem à área respiratória e o terço superior é a área olfatória.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

a cavidade nasal se abre posteriormente na parte nasal da faringe através de qual estrutura?

A

Através dos cóanos, que são as aberturas que conectam a cavidade nasal à parte posterior da faringe, permitindo a passagem de ar entre o nariz e a faringe.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Cite quais são os limites da cavidade nasal.

A

1-O teto das cavidades nasais é curvo e estreito, e é dividido em três partes (frontonasal, etmoidal e esfenoidal), nomeadas de acordo com os ossos que formam cada parte;
2-O assoalho das cavidades nasais é mais largo do que o teto e é formado pelos processos palatinos da maxila e pelas lâminas horizontais do palatino
3-A parede medial das cavidades nasais é formada pelo septo nasal
4-As paredes laterais das cavidades nasais são irregulares por causa de três lâminas ósseas, as conchas nasais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Os seres humanos têm um recesso ou meato nasal (passagem na cavidade nasal) sob cada formação óssea das conchas nasais. Assim, a cavidade nasal é dividida em cinco passagens, Quais são elas.

A

um recesso esfenoetmoidal posterossuperior, três meatos nasais laterais (superior, médio e inferior) e um meato nasal comum medial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Qual é a principal função das conchas nasais?

A

As conchas são estruturas que curvam-se em sentido inferomedial, pendendo da parede lateral como uma cortinas curta, que oferecem uma grande área de superfície para troca de calor.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Quais são as principais características da concha nasal inferior?

A

A concha nasal inferior é a mais longa e mais larga das conchas, sendo formada por um osso independente (de mesmo nome, concha nasal inferior).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

As conchas nasais média e superior são formadas por qual estrutura óssea?

A

Essas conchas correspondem à processos mediais do osso etmoide

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Onde está situado o recesso esfenoetmoidal e qual estrutura drena para esse espaço?

A

O recesso esfenoetmoidal, situado posterossuperiormente à concha nasal superior, recebe a abertura do seio esfenoidal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que é o meato nasal superior e quais estruturas drenam para esse espaço?

A

O meato nasal superior é uma passagem estreita entre as conchas nasais superior e média, no qual se abrem os seios etmoidais posteriores por meio de um ou mais orifícios

13
Q

Quais são as características do meato nasal médio em comparação com o meato nasal superior.

A

O meato nasal médio é mais longo e mais profundo do que o superior.

14
Q

Descreva como ocorre a comunicação do meato nasal médio com o seio frontal?

A

A parte anterossuperior do meato nasal médio leva a uma abertura afunilada, o infundíbulo etmoidal, através do qual se comunica com o seio frontal. A passagem que segue inferiormente de cada seio frontal até o infundíbulo é o ducto frontonasal.

15
Q

O que é o hiato semilunar e a bolha etmoidal?

A

O hiato semilunar é um sulco semicircular no qual se abre o seio frontal. A bolha etmoidal, uma elevação arredondada superior ao hiato, é visível quando a concha média é removida. A bolha é formada por células etmoidais médias que formam os seios etmoidais.

16
Q

Quais são as características do meato nasal inferior e qual estrutura drena para esse espaço?

A

O meato nasal inferior é uma passagem horizontal situada em posição inferolateral à concha nasal inferior. O ducto lacrimonasal, que drena lágrimas do saco lacrimal, abre-se na parte anterior desse meato

17
Q

Como é feita a drenagem venosa da cavidade nasal e do nariz e de que forma ela é importante?

A

Um rico plexo venoso submucoso situado profundamente à túnica mucosa do nariz proporciona drenagem venosa do nariz por meio das veias esfenopalatina, facial e oftálmica. O plexo venoso é uma parte importante do sistema termorregulador do corpo, trocando calor e aquecendo o ar antes de entrar nos pulmões.
O sangue venoso do nariz drena principalmente para a veia facial através das veias angular e nasal lateral.

17
Q

Quais artérias são responsáveis pela irrigação da cavidade nasal?

A

1.Artéria etmoidal anterior (da artéria oftálmica)
2.Artéria etmoidal posterior (da artéria oftálmica)
3.Artéria esfenopalatina (da artéria maxilar)
4.Artéria palatina maior (da artéria maxilar)
5.Ramo septal da artéria labial superior (da artéria facial).
As três primeiras artérias dividem-se em ramos lateral e medial (septal). A artéria palatina maior chega ao septo via canal incisivo através da região anterior do palato duro.
A parte externa do nariz também recebe sangue das artérias citadas anteriormente, além de ramos nasais da artéria infraorbital e ramos nasais laterais da artéria facial.

18
Q

O que é o meato nasal comum?

A

O meato nasal comum é a parte medial da cavidade nasal entre as conchas e o septo nasal, no qual se abrem os recessos laterais e o meato.

19
Q

O que é a área de Kiesselbach.

A

A parte anterior do septo nasal é a sede de um plexo arterial anastomótico do qual participam todas as cinco artérias que vascularizam o septo (área de Kiesselbach).

19
Q

Como é feita a inervação sensitiva especial do nariz?

A

Através dos nervos olfatórios, que originam-se de células no epitélio olfatório na parte superior das paredes lateral e septal da cavidade nasal. Os processos centrais dessas células (que formam o nervo olfatório) atravessam a lâmina cribriforme e terminam no bulbo olfatório, a expansão rostral do trato olfatório.

20
Q

A túnica mucosa do nariz pode ser dividida em partes posteroinferior e anterossuperior por uma linha oblíqua que atravessa aproximadamente a espinha nasal anterior e o recesso esfenoetmoidal, como ocorre a inervação dessas duas partes e da região externa do nariz?

A

A inervação da região posteroinferior do nariz é feita principalmente pelo nervo maxilar, através do nervo nasopalatino para o septo nasal, e os ramos nasais laterais nervo palatino maior até a parede lateral.
A inervação da parte anterossuperior provém do NC V1 através dos nervos etmoidais anterior e posterior, ramos do nervo nasociliar.
A maior área da parte externa do nariz é suprida pelo NC V1 (via nervo infratroclear e ramo nasal externo do nervo etmoidal anterior). No entanto, as asas do nariz são supridas pelos ramos nasais do nervo infraorbital (NC V2).

20
Q

O que são os seios paranasais?

A

Os seios paranasais são extensões, cheias de ar, da parte respiratória da cavidade nasal para os seguintes ossos do crânio: frontal, etmoide, esfenoide e maxila.

21
Q

Onde está localizado o seio frontal e a partir de qual idade é possível detectar esse seio?

A

Os seios frontais direito e esquerdo estão entre as lâminas externa e interna do frontal, posteriormente aos arcos superciliares e à raiz do nariz. Em geral, não são detectáveis em crianças até os 7 anos.

22
Q

Por meio de qual estrutura o seio frontal é drenado e como ocorre sua inervação?

A

Cada seio drena através de um ducto frontonasal para o infundíbulo etmoidal, que se abre no hiato semilunar do meato nasal médio. Os seios frontais são inervados por ramos dos nervos supraorbitais (NC V1).

23
Q

O que são as células etmoidais?

A

As células etmoidais são pequenas invaginações da túnica mucosa dos meatos nasais médio e superior para o etmoide entre a cavidade nasal e a órbita.

24
Q

As células etmoidais drenam para quais espaços?

A

1-As células etmoidais anteriores drenam direta ou indiretamente para o meato nasal médio através do infundíbulo etmoidal.
2-As células etmoidais médias abrem-se diretamente no meato médio e às vezes são denominadas “células bolhosas” porque formam a bolha etmoidal, uma saliência na margem superior do hiato semilunar.
3-As células etmoidais posteriores abrem-se diretamente no meato superior.

25
Q

Por causa dessa substancial pneumatização (formação de células aéreas), o corpo do esfenoide é frágil. Apenas lâminas finas de osso separam os seios de várias estruturas importantes, quais estruturas seriam essas?

A

OS nervos ópticos e o quiasma óptico, a hipófise, as artérias carótidas internas e os seios cavernosos.

25
Q

Como ocorre a formação do seio esfenoidal e por volta de qual idade isso ocorre?

A

Os seios esfenoidais são derivados de uma célula etmoidal posterior que começa a invadir o esfenoide por volta dos 2 anos.

26
Q

Como é feita a inervação do seios etmoidais?

A

As células etmoidais são supridas pelos ramos etmoidais anterior e posterior dos nervos nasociliares (NC V1).

27
Q

Em algumas pessoas, algumas células etmoidais posteriores invadem o esfenoide, dando origem a vários seios esfenoidais que se abrem em qual espaço?

A

Eles se abrem separadamente no recesso esfenoetmoidal.

27
Q

Que estruturas neurovasculares suprem os seios esfenoidais?

A

As artérias etmoidais posteriores e os nervos etmoidais posteriores que acompanham as artérias suprem os seios esfenoidais

27
Q

Os seios maxilares são os maiores seios paranasais e ocupam os corpos das maxilas. Esses seios drenam para qual espaço?

A

Cada seio maxilar drena através de uma ou mais aberturas, o óstio maxilar, para o meato nasal médio da cavidade nasal por meio do hiato semilunar.

28
Q

Que estruturas neurovasculares suprem os seios maxilares?

A

A irrigação arterial do seio maxilar provém principalmente de ramos alveolares superiores da artéria maxilar. A inervação do seio maxilar é feita pelos nervos alveolares superiores anterior, médio e posterior, que são ramos do nervo maxilar .