FACE E COURO CABELUDO Flashcards
O couro cabeludo tem cinco camadas, sendo que as três primeiras são muito próximas e se movem como uma só. Cite quais são e quais as características das três primeiras camadas?
1-Pele: fina, exceto na região occipital; contém muitas glândulas sudoríferas e sebáceas, além de folículos pilosos. A irrigação arterial é abundante e há boa drenagem venosa e linfática;
2-Tecido conjuntivo: forma a tela subcutânea espessa, densa e ricamente vascularizada, bem suprida por nervos cutâneos;
3-Aponeurose (aponeurose epicrânica): a lâmina tendínea que cobre a calvária e é o local de inserção dos ventres musculares que convergem da fronte e do occipício (o músculo occipitofrontal) e dos temporais de cada lado (os músculos temporoparietal e auricular superior e anterior)
Cite quais são e quais as características das duas últimas camadas do coro cabeludo?
4-Tecido conjuntivo frouxo: uma camada esponjosa contendo espaços virtuais, que podem ser distendidos por líquido em caso de lesão ou infecção. Essa camada permite o livre movimento do couro cabeludo propriamente dito.
5-Pericrânio: uma camada densa de tecido conjuntivo que forma o periósteo externo do neurocrânio. Está firmemente inserido, mas pode ser arrancado do crânio de pessoas vivas, exceto nos locais onde é contínuo com o tecido fibroso nas suturas do crânio.
Músculos da face e do couro cabeludo
Os músculos da face se desenvolvem a partir do mesoderma de qual arco faríngeo?
Todos os músculos da expressão facial desenvolvem-se a partir do mesoderma nos segundos arcos faríngeos.
O músculo occipitofrontal é digástrico e plano, e seus ventres occipital e frontal têm um tendão comum, qual o seu nome?
O tendão em comum é a aponeurose epicrânica.
Qual é a ação do músculo occipitofrontal?
Como a aponeurose é uma camada do couro cabeludo, a contração independente do ventre occipital retrai o couro cabeludo e a contração do ventre frontal o protrai.
Agindo simultaneamente, eles elevam os supercílios e produzem rugas transversais na fronte. Assim, criam uma aparência de surpresa.
Qual é a principal ação do músculo orbicular da boca?
O tônus fecha a rima da boca; a contração comprime e protrai os lábios (ao beijar) ou resiste à distensão (ao soprar). Ele também é o primeiro da série de esfíncteres associados ao sistema digestório, circunda a boca nos lábios, controlando a entrada e a saída através da rima da boca. O músculo orbicular da boca é importante durante a fala.
O músculo bucinador é retangular, plano e fino, e se insere lateralmente no processo alveolar da maxila e na parte alveolar da mandíbula, em oposição aos dentes molares. Ele da origem a um outro músculo, qual?
Ele dá origem ao músculo constritor superior da faringe.
Quais as principais ações do músculo bucinador?
Pressiona a bochecha contra os dentes molares; atua com a língua para manter o alimento entre as faces oclusais e fora do vestíbulo da boca; resiste à distensão (ao soprar). Ele também mantém as bochechas tensas, evitando lesões durante a mastigação.
Quais são as principais ações do músculo platisma?
Agindo a partir de sua inserção superior, o platisma tensiona a pele, produz sulcos cutâneos verticais, conduz e libera a pressão sobre as veias superficiais. Atuando a partir de sua inserção inferior, o platisma ajuda a abaixar a mandíbula e abaixa os ângulos da boca.
O que é o modíolo?
Lateralmente aos ângulos da boca ou comissuras labiais, fibras de até nove músculos da face se entrelaçam de modo muito variável e formam o modíolo, que é a principal responsável pelas covinhas observadas em muitas pessoas.
Qual a principal ação do músculo orbicular do olho?
O músculo orbicular do olho fecha as pálpebras e enruga a fronte verticalmente. Suas fibras formam círculos concêntricos em torno da margem orbital e das pálpebras.
O músculo orbicular do olho tem três partes, quais são elas?
1-Parte palpebral: originada no ligamento palpebral medial e localizada principalmente nas pálpebras, as quais fecha suavemente (como ao piscar) para evitar o ressecamento da córnea.
2-Parte profunda: passa posteriormente ao saco lacrimal e movimenta as pálpebras medialmente, auxiliando a drenagem das lágrimas.
3-Parte orbital: sobrejacente à margem orbital e fixada ao frontal e à maxila medialmente, fecha as pálpebras com firmeza (como ao piscar com força) para proteger os bulbos dos olhos.
Qual a principal ação do M. corrugador do supercílio?
Leva o supercílio medial e inferiormente, criando rugas verticais acima do nariz (que exprimem interesse ou preocupação)
Qual a principal ação do M. levantador do lábio superior e asa do nariz?
dilata a abertura nasal anterior (i. e., “alargando as narinas”, como durante a raiva ou o esforço); ajuda a elevar o lábio superior.
Qual a principal ação do M. prócero mais parte transversa do M. nasal?
Abaixa a extremidade medial do supercílio; enruga a pele sobre o dorso do nariz (exprimindo desdém ou aversão)
Qual a principal ação do M. levantador do lábio superior e M. zigomático menor?
Parte dos Mm. dilatadores da boca; (elevam) e/ou evertem o lábio superior; aprofundam o sulco nasolabial (exprimindo tristeza)
Qual a principal ação do M. zigomático maior?
Parte dos Mm. dilatadores da boca; elevam a comissura labial – bilateralmente para sorrir (felicidade); unilateralmente para zombar (desdém)
Qual a principal ação do M. levantador do ângulo da boca?
Parte dos Mm. dilatadores da boca; alarga a rima da boca, como ao sorrir com os dentes à mostra ou fazer careta
Qual a principal ação do M. risório e M. abaixador do ângulo da boca?
Parte dos Mm. dilatadores da boca; abaixa a comissura labial bilateralmente para exprimir reprovação (tristeza)
Qual a principal ação do ?M. abaixador do lábio inferior
retrai (abaixa) e/ou everte o lábio inferior (“fazer beicinho”, tristeza)
Qual a principal ação do M. mentual?
Eleva e protrai o lábio inferior; eleva a pele do mento (exprimindo dúvida)
De forma geral, qual nervo é responsável pela inervação sensitiva e qual o responsável pela inervação motora da face?
O nervo trigêmeo (NC V) é o principal responsável pela inervação cutânea (sensitiva) da face e da parte anterossuperior do couro cabeludo; e o nervo facial (NC VII) é o responsável pela inervação motora dos músculos faciais.
Quais são as três principais divisões do nervo trigêmeo?
o nervo oftálmico (NC V1), o nervo maxilar (NC V2) e o componente sensitivo do nervo mandibular (NC V3).
Das três divisões do nervo trigêmeo, quais são sensitivas e quais são motoras?
As duas primeiras divisões (nervos oftálmico e maxilar) são apenas sensitivas. O nervo mandibular é principalmente sensitivo, mas também recebe as fibras motoras da raiz motora do NC V, que supre principalmente os músculos da mastigação.
Os nervos cutâneos do pescoço superpõem-se aos da face. Os ramos cutâneos de nervos cervicais oriundos do plexo cervical estendem-se sobre a face posterior do pescoço e do couro cabeludo. O nervo auricular magno (C2 e C3) supre qual região?
nervo auricular magno supre a face inferior da orelha externa e grande parte da região parotideomassetérica da face (a área sobre o ângulo da mandíbula).
O nervo oftálmico origina-se do gânglio trigeminal como um nervo completamente sensitivo. Ao entrar na órbita através da fissura orbital superior, o NC V1 trifurca-se em quais nervos?
Ele trifurca-se em nervos frontal, nasociliar e lacrimal.
Qual é o trajeto e a distribuição do nervo frontal(NC V1)?
O nervo frontal, segue ao longo do teto da órbita em direção à abertura da órbita, bifurcando-se para formar os nervos cutâneos supraorbital e supratroclear, distribuídos para a fronte e o couro cabeludo.
O nervo nasociliar, o ramo intermediário da trifurcação do NC V1, envia ramos para o bulbo do olho e divide-se na órbita em quais nervos?
Ele divide-se em nervos:
1-Nervo Etmoidal Posterior; este nervo é responsável pela inervação sensorial das células etmoidais posteriores e da parte superior da cavidade nasal. Ele também supre o seio esfenoide.
2-Nervo Etmoidal Anterior; Ele inerva a parte anterior da cavidade nasal, incluindo as células etmoidais anteriores e parte da mucosa nasal.
3- Nervo Infratroclear; ele é responsável pela inervação sensorial da pele da região medial da pálpebra superior e da pele do canto medial da órbita.
O nervo lacrimal, o menor ramo da trifurcação do NC V1, qual a sua distribuição?
Ele é basicamente um ramo cutâneo, mas também tem algumas fibras secretomotoras,para inervação da glândula lacrimal.
Ao sair da órbita, o nervo etmoidal anterior da origem a um ramo terminal. Qual ramo é esse e qual sua distribuição?
Ele da origem ao nervo nasal externo, é um nervo cutâneo que, juntamente com o nervo infratroclear, supre a parte externa do nariz.
O nervo maxilar segue em direção a fossa pterigopalatina, e ao entras nessa fossa da origem a alguns ramos, quais são eles?
Ele entra na fossa pterigopalatina, onde emite ramos para o gânglio pterigopalatino e continua anteriormente, entrando na órbita através da fissura orbital inferior. Dá origem ao nervo zigomático e segue anteriormente até o sulco e o forame infraorbitais como o nervo infraorbital.
Na fossa pterigopalatina, o nervo maxilar dá origem ao nervo zigomático, que segue até a parede lateral da órbita, dando origem a dois ramos cutâneos, quais são eles?
Ele da origem os nervos zigomaticofacial e zigomaticotemporal. Esse último também dá origem a um ramo comunicante, que conduz fibras parassimpáticas até a glândula lacrimal através do nervo lacrimal que é ramo do NC V1.
O nervo maxilar deixa a fossa pterigopalatina através da fissura orbital inferior, depois disso passa a ser conhecido como nervo infraorbital. No trajeto até a face, o nervo infraorbital dá origem a quais ramos?
Ele dá origem a ramos palatinos (nervos nasopalatinos e nervos palatinos maior e menor), ramos para a túnica mucosa do seio maxilar e ramos para os dentes superiores ( nervos alveolares superiores).
O nervo mandibular (NC V3) é a divisão maior e inferior do nervo trigêmeo. É formado pela união de fibras sensitivas do gânglio sensitivo com a raiz motora do NC V. Quais são os principais ramos cutâneos do NC V3?
Os principais ramos cutâneos do NC V3 são os nervos auriculotemporal, bucal e mentual. No trajeto até a pele, o nervo auriculotemporal segue profundamente à glândula parótida, levando até ela fibras secretomotoras oriundas do gânglio ótico.
O NC VII emerge do crânio através do forame estilomastóideo localizado entre os processos mastoide e estiloide, e imediatamente dá origem a qual nervo ?
Dá origem ao nervo auricular posterior, que segue posterossuperiormente à orelha para suprir o músculo auricular posterior e o ventre occipital do músculo occipitofrontal.
O tronco principal do NC VII segue anteriormente e é englobado pela glândula parótida, na qual forma o plexo intraparotídeo. Este plexo dá origem aos cinco ramos terminais do nervo facial, quais são eles?
Ele dá origem aos ramos terminais temporal, zigomático, bucal, marginal da mandíbula e cervical.
O ramo temporal do NC VII supre quais estruturas?
Ele emerge da margem superior da glândula parótida e cruza o arco zigomático para suprir os músculos auricular superior e auricular anterior; o ventre frontal do músculo occipitofrontal; e, a parte superior do músculo orbicular do olho.
O ramo zigomático do NC VII supre quais estruturas?
Ele segue inferiormente ao olho para suprir a parte inferior do músculo orbicular do olho e outros músculos faciais inferiores à órbita.
O ramo bucal do NC VII supre quais estruturas?
Ele segue externamente ao músculo bucinador para suprir este músculo e os músculos do lábio superior (o músculo orbicular da boca e o músculo levantador do lábio superior)
O ramo marginal da mandíbula do NC VII quais estruturas?
Ele supre o músculo risório, os músculos do lábio inferior e do mento.
O ramo cervical do NC VII supre qual músculo?
Ele segue inferiormente a partir da margem inferior da glândula parótida e posteriormente à mandíbula para suprir o platisma .