REGIÃO ORAL Flashcards
O que é o o vestíbulo da boca?
O vestíbulo da boca é o espaço entre os dentes e a gengiva e os lábios e as bochechas. O vestíbulo comunica-se com o exterior através da rima (abertura) da boca.
Como ocorre a irrigação arterial dos lábios?
O lábio superior é irrigado por ramos labiais superiores das artérias facial e infraorbital. O lábio inferior é vascularizado por ramos labiais inferiores das artérias facial e mentual.
As artérias labiais superior e inferior, ramos das artérias faciais, anastomosam-se entre si nos lábios para formar um anel arterial.
Como ocorre a inervação sensitiva dos lábios?
A inervação sensitiva do lábio superior é realizada pelos ramos labiais superiores dos nervos infraorbitais (do NC V2), e a do lábio inferior, pelos ramos labiais inferiores dos nervos mentuais (do NC V3).
Como ocorre a drenagem linfática dos lábios?
A linfa do lábio superior e das partes laterais do lábio inferior segue principalmente para os linfonodos submandibulares, enquanto a linfa da parte medial do lábio inferior segue inicialmente para os linfonodos submentuais.
Como é feita a irrigação arterial e a inervação das bochechas?
As bochechas são irrigadas por ramos bucais da artéria maxilar e recebem inervação sensitiva dos ramos bucais do nervo mandibular.
Quais estruturas ósseas compõem o palato duro?
Os dois terços anteriores do palato têm um esqueleto ósseo formado pelos processos palatinos da maxila e as lâminas horizontais dos palatinos.
O que é a fossa incisiva?
A fossa incisiva é uma depressão na linha mediana do palato ósseo posterior aos dentes incisivos centrais, na qual se abrem os canais incisivos. Os nervos nasopalatinos partem do nariz através de canais e forames incisivos que se abrem na fossa incisiva.
Em qual local os vasos e o nervo palatinos maiores emergem do forame palatino maior?
Medialmente ao 3o dente molar (siso).
OBS: Os forames palatinos menores, estão situados posteriormente ao forame palatino maior.
Qual a importância do palato mole na deglutição?
Durante a deglutição, primeiro o palato mole é tensionado para permitir que a língua seja pressionada contra ele, levando o bolo alimentar para a parte posterior da boca. Em seguida, o palato mole é elevado posterior e superiormente contra a parede da faringe, impedindo, assim, a entrada de alimento na cavidade nasal.
Por meio de quais estruturas o palato mole é unido a faringe e a língua?
Na parte lateral, o palato mole é contínuo com a parede da faringe e é unido à língua e à faringe pelos arcos palatoglosso e palatofaríngeo, respectivamente.
O que são as fauces e quais são seus limites?
As fauces são o espaço entre a cavidade oral e a faringe. O limite superior é o palato mole, o inferior é a língua e o limite lateral são os pilares das fauces, os arcos palatoglosso e palatofaríngeo.
O que é o istmo das fauces e quais são seus limites?
O istmo das fauces é o espaço estreito e curto que faz a conexão entre a cavidade própria da boca e a parte oral da faringe. O limite anterior do istmo são os arcos palatoglossos e o limite posterior são os arcos palatofaríngeos.
O que são as tonsilas palatinas e em qual região elas estão situadas?
As tonsilas palatinas, são massas de tecido linfoide, uma de cada lado da parte oral da faringe. Cada tonsila está localizada em uma fossa (seio) tonsilar, limitada pelos arcos palatoglosso e palatofaríngeo e pela língua
Por que uma injeção anestésica feita diretamente no palato duro pode causar muita dor? Em que região ela deve ser feita?
Porque a túnica mucosa do palato duro está firmemente unida ao osso subjacente. Logo, injeções submucosas nesse local são extremamente dolorosas.
A gengiva lingual superior é contínua com a túnica mucosa do palato. Portanto, a injeção de um agente anestésico na gengiva de um dente anestesia a túnica mucosa palatina adjacente.
O que é a papila incisiva e qual a sua relação com as pregas palatinas transversas?
Na linha mediana, posterior aos dentes incisivos maxilares, está a papila incisiva. Essa elevação da túnica mucosa situa-se diretamente anterior à fossa incisiva subjacente.
Irradiando-se lateralmente a partir da papila incisiva há várias pregas palatinas transversas paralelas. Essas pregas ajudam na manipulação do alimento durante a mastigação.
Quais são os músculos do palato mole?
1-M. tensor do véu palatino
2-M. levantador do véu palatino
3-M. palatoglosso
4-M. palatofaríngeo
Como é feita a inervação dos músculos do palato?
Com exceção do músculo tensor do véu palatino suprido pelo NC V3, todos os músculos do palato mole são supridos através do plexo faríngeo de nervos.
Qual a ação dos mm. do palato mole?
1-M. tensor do véu palatino: Tensiona o palato mole
2-M. levantador do véu palatino: Eleva o palato mole
3-M. palatoglosso: Eleva a parte posterior da língua
4-M. palatofaríngeo: tensiona o palato mole e traciona as paredes da faringe em direção superior
Por meio de quais vasos ocorre a irrigação arterial do palato?
O palato é vascularizado, pela artéria palatina maior, ramo da artéria palatina descendente, que atravessa o forame palatino maior e segue anteromedialmente. A artéria palatina menor, outro ramo da artéria palatina descendente, entra pelo forame palatino menor e anastomosa-se com a artéria palatina ascendente (ramo da artéria facial)
As veias do palato drenam para qual plexo?
As veias do palato drenam para o plexo venoso pterigóideo.
Como é feita a inervação do palato?
Os nervos sensitivos do palato são ramos do nervo maxilar (NC V2) originários do gânglio pterigopalatino. O nervo palatino maior supre a gengiva, a túnica mucosa e as glândulas da maior parte do palato duro. O nervo nasopalatino supre a túnica mucosa da parte anterior do palato duro. Os nervos palatinos menores suprem o palato mole.
A língua é dividida em raiz, corpo e ápice. Explique o que são cada uma das partes.
A língua é dividida em raiz, corpo e ápice. A raiz da língua é a parte posterior fixa que se estende entre a mandíbula, o hioide e a face posterior, quase vertical, da língua.
O corpo da língua corresponde aproximadamente aos dois terços anteriores, entre a raiz e o ápice. O ápice (ponta) da língua é a extremidade anterior do corpo, que se apoia sobre os dentes incisivos.
Quais são as duas faces da língua?
A face mais extensa, superior e posterior, é o dorso da língua. A face inferior da língua geralmente descansa sobre o assoalho da boca.
O dorso da língua é caracterizado por um sulco em forma de V, o sulco terminal da língua, cujo ângulo aponta posteriormente para qual estrutura?
forame cego - é o remanescente do ducto tireoglosso embrionário a partir do qual se desenvolveu a glândula tireoide.
Quais são as quatro papilas linguais?
1-Papilas circunvaladas: Grandes e localizadas anteriormente ao sulco terminal em formato de V, suas paredes estão repletas de calículos gustatórios e ductos das glândulas serosas.
2-Papilas folhadas: Pequenas pregas laterais da mucosa lingual, pouco desenvolvidas em humanos.
3-Papilas filiformes: Longas, numerosas e sensíveis ao toque.
4-Papilas fungiformes: Estão dispersas entre papilas filiformes e são numerosas no ápice e nas margens da língua.
A túnica mucosa da parte posterior da língua não apresenta papilas linguais mas apresenta qual outro tipo de estrutura?
apresenta nódulos linfoides, que conferem uma aparência irregular e são conhecidos como tonsila lingual.
O que é o frênulo da língua e qual a sua função?
O frênulo da língua une a face inferior da língua ao assoalho da boca. De cada lado do frênulo, há uma veia lingual profunda.
O frênulo permite o movimento livre da parte anterior da língua.
Quais são os mm.intrínsecos da língua e quais são as suas ações?
O músculo longitudinal superior atua para tornar a língua curta e grossa e para retrair a língua protrusa. Os músculos transverso e vertical atuam simultaneamente para tornar a língua longa e estreita,
Onde a carúncula sublingual está situada e ela se relaciona com qual estrutura?
Há uma carúncula (papila) sublingual de cada lado da base do frênulo da língua, que inclui o óstio do ducto da glândula salivar submandibular.
Cite quais são os mm. extrínsecos da língua e quais são as suas ações?
1-M. genioglosso: bilateralmente, abaixa a língua, a parte posterior puxa a língua anteriormente para protrusão; a parte anterior retrai o ápice da língua protrusa; a contração unilateral desvia a língua para o outro lado
2-M. hioglosso: Abaixa a língua, em especial puxando suas laterais para baixo
3-M. estiloglosso: Retrai a língua e curva (eleva) suas laterais
4-M. palatoglosso: Capaz de elevar a parte posterior da língua ou abaixar o palato mole
Como ocorre a inervação motora da língua?
Todos os músculos da língua, com exceção do palatoglosso, recebem inervação motora do NC XII, o nervo hipoglosso. O músculo palatoglosso é um músculo palatino inervado pelo plexo faríngeo.
Como ocorre a inervação sensitiva do terço posterior da língua?
A túnica mucosa do terço posterior da língua e as papilas circunvaladas são supridas pelo ramo lingual do nervo glossofaríngeo (NC IX) para sensibilidade geral e especial.
Como ocorre a inervação sensitiva dos dois terços anteriores da língua?
Para sensibilidade geral (tato e temperatura), a túnica mucosa dos dois terços anteriores da língua é suprida pelo nervo lingual, um ramo do NC V3.
Para sensibilidade especial (paladar), essa parte da língua, com exceção das papilas circunvaladas, é suprida pelo corda do tímpano, um ramo do NC VII. O corda do tímpano une-se ao nervo lingual na fossa infratemporal.
Como ocorre a irrigação arterial da língua?
As artérias da língua são derivadas da artéria lingual, que se origina da artéria carótida externa. Ao penetrar na língua, a artéria lingual segue profundamente ao músculo hioglosso. As artérias dorsais da língua vascularizam a raiz; as artérias profundas da língua vascularizam o corpo da língua. As artérias profundas da língua comunicam-se entre si perto do ápice da língua. O septo da língua impede a comunicação entre as artérias dorsais da língua.
Como ocorre a drenagem venosa da língua?
As veias da língua são as veias dorsais da língua, que acompanham a artéria lingual. As veias profundas da língua, que começam no ápice da língua, seguem em sentido posterior além do frênulo da língua para se unirem à veia sublingual. Essas veias drenam para a VJI
Como ocorre a drenagem linfática da língua?
A linfa de diferentes áreas da língua drena por quatro vias:
1.A linfa da raiz da língua drena para os linfonodos cervicais profundos superiores;
2.A linfa da parte medial do corpo drena para os linfonodos cervicais profundos inferiores
3.A linfa das partes laterais direita e esquerda do corpo drena para os linfonodos submandibulares ipsilaterais
4.O ápice e o frênulo drenam para os linfonodos submentuais
O ducto da glândula submandibular tem relação com qual nervo?
tem relação com nervo lingual, que faz uma volta sob o ducto que segue anteriormente, abrindo-se por meio de um a três óstios em uma pequena papila sublingual ao lado da base do frênulo da língua.
Como ocorre a irrigação artéria, a drenagem venosa e linfática da glândula submandibular?
A irrigação arterial das glândulas submandibulares provém das artérias submentuais (ramos da artéria fascial). As veias acompanham as artérias. Os vasos linfáticos das glândulas terminam nos linfonodos cervicais profundos,
Como ocorre a inervação da glândula submandibular?
As glândulas submandibulares são supridas por fibras parassimpáticas que são conduzidas, pelo corda do tímpano, do nervo facial para o nervo lingual.
Através de quais artérias e de quais nervos a glândula sublingual é suprida?
A irrigação arterial das glândulas sublinguais é feita pelas artérias sublinguais e submentuais, ramos das artérias lingual e facial, respectivamente . Os nervos das glândulas acompanham os nervos da glândula submandibular.