Vírus Flashcards
Quantas células um vírus possui?
0, ele é acelular.
O que ele come?
Nada, pois não possui metabolismo. Ele é um parasita intracelular obrigatório. Ele depende de estar dentro de uma célula para se multiplicar.
Qual a sua origem?
Eram ácidos nucleicos que coevoluiram, parasitando células.
Qual relação podemos montar com a mortalidade e tempo de convivência?
Quanto a maior fatalidade de uma doença, menor é o tempo de convivência. Um bom parasita não mata seu hospedeiro (ele se mata junto). Ex: dengue e ebola.
O que é patogenicidade?
É a capacidade de um microorganismo causar doença.
O que é virulência?
É a intensidade dos sintomas.
Quais os dois tipos de vírus?
O envelopado e não envelopado.
O que um vírus não-envelopado possui?
Apenas o capsídeo e o material genético. Ex.: bacteriófago.
Quais estruturas um vírus envelopado possui?
O capsídeo, o ácido nucleico, o envelope, a enzima viral e proteínas ancoradas no envelope.
O que é o capsídeo?
Uma cobertura proteica que envolve o ácido nucleico.
O que é o envelope viral?
É uma capa de fosfolipídio e proteína oriunda de uma célula hospedeira e ajuda o vírus a passar despercebido pelo sistema imunológico.
O que são as proteínas ancoradas no envelope?
São glicoproteínas que fazem a adsorção e especificidade (encaixe chave-fechadura entre as proteínas da superfície viral e as moléculas receptoras específicas do exterior das células).
O que é a enzima viral?
A enzima viral -transcriptase reversa e integrase- auxilia a replicação do vírus.
Cite alguns exemplos de vírus envelopados.
Influenza, sarscov-2, HIV, dengue…
Quais os dois modos de replicação viral de DNA?
O lítico e o lisogênico.
Como funciona o ciclo lítico?
Nesse ciclo, há sintomas. O vírus, ao encaixar-se na membrana da célula hospedeira, apenas insere o DNA viral. Na célula infectada, esse DNA viral irá se replicar no interior dela, usando seus componentes, o que faz a célula não continuar com o seu metabolismo celular. Assim, o vírus sai da hospedeira e a destrói, pronto para infectar mais células. E é nesse momento de saída que os sintomas aparecem.
Como ocorre o ciclo lisogênico?
Esse ciclo o vírus fica inerte. Após a penetração, o DNA celular se mistura com o DNA celular e dá origem ao profago. Esse, na multiplicação de células, é também reproduzido, o que faz o profago habitar nosso corpo. Mas não está no controle, está inerte e sem sintomas no ser humano.
Obs.: em momentos de debilidade imunológica esse DNA celular do profago pode se separar do DNA celular e ir para o ciclo lítico.
EX: herpes
Como funciona o ciclo de replicação viral RNA? (ex; hiv)
O HIV penetra na célula alvo (linfócito tcd4, helper, macrófago, neurônio) e libera o RNA viral 1, que, por meio da transcrição reversa -feita pela enzima transcriptase reversa- converte-se para um DNA viral que, por meio da enzima integrase-, integra-se ao DNA celular. Em seguida, ocorrerá a transcrição para um outro RNA viral 2, que, por intermédio da tradução, formará proteínas virais que gerarão vírus maduros (HIV), os quais, ao saírem da célula, mata-a (lise ou apenas saem por brotamento) e podem infectar as demais
O que é PREP e PEP?
O PREP é um remédio que se sugere ao tomar antes de um sexo de risco para evitar a contaminação da HIV, que, caso haja, inibe a transcriptase reversa e o RNA é descartado. Já o PEP inibe a atuação da enzima integrase.
Qual a diferença de HIV+ e AIDS?
O HIV+ a pessoa está infectada pelo vírus, mas a vítima de AIDS possui, além da doença, a diminuição dos linfócitos tcd4, células que defendem o organismo de outras infeccoes - faz parte do sistema imunológico.
Como funciona o ciclo de um RNA-? Dê exemplos de doenças.
Exemplos: ebola e influenza.
O vírus, após a adsorção, adentra na célula. O RNA que possui é negativo e nossos ribossomos não leem esse tipo de RNA, assim, o vírus não consegue utilizar dos mecanismos celulares para sua replicação. Então, por meio da enzima replicase, o RNA- converte-se em RNA+. Assim, uma parte desse novo RNA sofre tradução e tornam-se proteínas virais e as demais, por meio da enzima replicase, voltam a condição de RNA- (para o vírus sobreviver fora da célula e para se replicar). Desse modo, origina-se mais um vírus, o qual sairá da célula e estará nas glândulas salivais.
Como ocorre o ciclo de replicação do RNA+? Exemplos de doenças.
Exemplos: sars-cov2, poliomelite, arboviroses (doenças transmitidas por um mosquito).
O vírus, com a adsorção, consegue penetrar na nossa célula e adentra. Assim, o seu RNA+ é lido por nossos ribossomos, sendo uma parte traduzido em proteínas virais e outras continuam na mesma nomenclatura. Em seguida, saem da célula -na corrente sanguínea- para continuarem se multiplicando.