Evidências científicas Flashcards
Quais são os tipos de evidências baseadas na anatomia comparada?
-Órgãos homólogos: mesma origem embrionária, mas podem ter funções diferentes. (ex: braço humano, asa morcego, nadadeira baleia, pata gato) -> as diferentes pressões sociais faz com que os mais vantajosos sobrevivem. Pode também ser chamada de irradiação adaptativa/evolutiva ou divergência adaptativa (ponto em comum e esse se diverge para diferentes funções)- principalmente em mamíferos.
-Órgãos análogos: origem embrionárias diferentes, mas podem ter a mesma função igual, como as asas das aves e asas dos insetos. Ocorre em grupos diferentes. Pode também ser chamada de convergência adaptativa/evolutiva.
-Orgãos vestigiais: são aqueles não tão funcionais - apêndice, asas avestruz
O que são as evidências evolutivas?
São comprovações de que os seres sofrem modificações.
E os fósseis, o que são e quais os seus tipos?
-São vestígios de seres que viveram no passado e comprovam a existência de espécies no passado que estão relacionadas às espécies atuais.
-A formação depende de algumas condições ambientais para evitar a decomposição, para possibilitar a sedimentação, como a temperatura agradável.
Tipos:
-Molde: haverá a deposição de sedimentos em volta do vestígio, criando seu molde.
-Contramolde/ruptura: quando há uma ruptura do vestígio, e
-Impressão: desenho, como de uma folha
-Mumificação: preservação integral ex: gelo
E como podemos relacionar com a embriologia comparada?
Primeiro que elas são estabelecidas em um grupo só. Assim, é pautada que seres evolutivamente próximos têm desenvolvimento embrionário por mais tempo (mais recente = + semelhança -> mais comum por mais tempo).
E em relação à bioquímica?
É por meio da análise e comparação molecular (da célula) entre as espécies. Ex: a semelhança entre o Archae e eukarya (mais comuns por mais tempo) e a relativa distância com o bacteria, em relação ao RNA ribos.