Fungos Flashcards
Qual a sua organização celular?
Eucariontes.
Como são em relação ao metabolismo?
Heterótrofos, com digestão extracelular (excretam enzimas digestivas sobre os alimentos e depois absorvem os nutrientes necessários).
Quanto ao número de células, como é?
Pode ser unicelular (leveduras) ou pluricelular (filamentosos).
Esse reino possui parede celular?
Sim, de quitina (carboidrato).
Qual é a sua reserva energética?
Glicogênio.
Como é a estrutura de uma levedura?
Ex: Saccharomyces cerevisae
Anaeróbio facultativo (ou seja, preferencialmente, com O2, realiza aerobicamente)
-com O2 - respiração aeróbica
-sem O2 - fermentação alcoólica - bebidas alcoólicas, combustíveis e panificação (C6H12O6-> CO2 + C2H5OH + ATP)
Como é a estrutura física de um fungo pluricelular?
Ex.: cogumelos
-conjunto de células fúngicas: hifa -> septada (possui septos, parede transversal furada com um septo - dá uma separada entre as células - e com os furos, permite a comunicação celular e pode ser monocariótica ou dicariótica) e cenocítica (sem septo, como um grande citoplasma)
-conjunto de hifas: micélio -> vegetativo (invisível, que é o para sobrevivência, como a absorção de nutrientes e sustentação) e o reprodutivo (visível, para a reprodução/ dá origem ao corpo de frutificação).
Quais os tipos de reprodução?
Sexuada e assexuada.
Quais os tipos de reprodução assexuada (sem troca de material genético)?
1- fragmentação
2– brotamento (ex.: saccaromyces cerevisae)
3- esporulação: bolor negro do pão.
Qual é o tipo de reprodução fúngica sexuada (troca/mistura de material genético)?
De início, duas hifas monocárias (n) se encontram, e, ao passarem uma pela outra, essas juntam seus citoplasmas (plasmogamia), formando o corpo de frutificação. Nele, encontrar-se-ão como hifa dicária (2n) (um núcleo de uma hifa x e um núcleo de uma hifa y). Em uma dada célula, haverá a fusão desses núcleos, chamada de cariogamia, a qual gerará um zigoto (2n). Esse zigoto, por meio de meiose, vai gerar esporos (n), que por intermédio de mitose se multiplicarão e dará surgimento à uma hifa monocária.
Qual é a importância ecológica do fungo?
1- micorriza - é uma associação mutualística (um mutualismo facultativo) entre fungos e raízes de plantas. Ela aumenta a taxa fotossintética da planta e a produtividade agrícola, além do aumento da fixação de carbono (a planta puxa e fixa o carbono, usando para fazer glicose e gruda na parece celular, deixando de ter carbono livre poluindo). O fungo aumenta a superfície de absorção de sais minerais e água para a planta, o que contribui para o seu crescimento - através do tecido meristemático), e em troca, recebem carboidratos (glicose) e aminoácidos para o seu crescimento, decorrentes da planta.
2- Os fungos são decompositores, o que faz eles aumentarem os nutrientes -essenciais para a planta- do solo através da decomposição da matéria orgânica. A sua utilização em vez dos fertilizantes, reduz a emissão de gases estufa, como o N2O e intensifica a preservação ambiental (reduz a emissão de fósforo dos fertilizantes)
3- Líquens: associação mutualística entre fungo e alga/cianobactéria (o fungo oferece o aumento da absorção de águas e sais minerais, e a cianobactéria, carboidrato/alimento). Além disso, são bons indicadores biológicos, por serem sensíveis ao enxofre (se há a sua presença, está tudo bem, mas a sua ausência demonstra a alta concentração desse composto advindo de uma queima de combustível)
4-Decomposição: conversão de matéria orgânica em inorgânica
5-Doenças em plantas: (parasitas) vassoura de bruxa e ferrugem de soja.
Como as leveduras estão associadas no processo de panificação e de bebidas alcoólicas?
As leveduras fermentam a glicose, advinda da hidrólise do amido da farinha. Os produtos dessa reação são o álcool etílico e gás carbônico (o qual estufa a massa do pão) e ATP.
Qual a reserva energética do fungo?
Glicogênio.
Como se propagam?
Pode ser por esporos pelo ar.
Quais as suas implicações nos demais ramos?
Alimentar, como o shimeji, shitake, champignon, gorgonzola, trufa, pães, massas, bebidas alcóolicas. Na farmácia, antibióticos, além dos combustíveis, como o etanol.
E quais as suas doenças em humanos?
Candidíase (corrigemnto, coceira na regiao intima), sapinho, pé de atleta, histoplasmose (respiratória), “tínea”, tipos de câncer.
Os fungos geralmente estão nos cocôs de morcego e disseminam-se por esporos, e ao entrarem no sistema respiratório, deparam-se com o pulmão, que é úmido.