VIBRIO Flashcards
VIBRIO CAUSA
TOXIINFECÇÃO GRAM NEGATIVA HALOFILICO ANAEROBIO FACULTATIVO CONTAMINAÇÃO ORAL -FECAL
OBS:Vibrio e sensível ao calor.
Vibrio causa ?
Diarreia volumosa e desequilíbrio Eletrolítico.
A virulência do Vibrio parahaemolyticus e associada com a produção de uma hemolisina termo estável (TDH) com habilidades de invadir os enterocitos e talvez com produção de uma enterotoxina provavelmente tipo __________?
SHIGATOXINA.
OBS:O produto do gene TDH distingue as cepas patogênicas das não patogênicas ?
V.vulnificus sintomas
Febre Lesão de pele Tremor, Nausea Associado a infecção com feridas e septicemia fatais, possuindo a maior taxa de morte que qualquer agente causador de doença de origem alimentar.
Vibrio ACOMETE PRINCIPALMENTE
🐳🐟🐠🐡🐙🦀🐌🐛
Frutos do mar
Peixes
V. parahaemolyticus 9 a 25 horas
V. vulnificus: 12 horas a 3 dias
V. cholerae: 1 a 3 dias
verdadeiro
Sintomas agudos e complicações crônicas
V. cholerae:
V. parahaemolyticus:
V. vulnificus:
Sintomas agudos e complicações crônicas
V. cholerae: Diarreia aquosa profusa
V. parahaemolyticus: Diarreia aquosa profusa sem sangue ou muco, dores abdominais,
vômito e febre
V. vulnificus: Diarreia profusa com sangue nas fezes
Os sintomas típicos de doença alimentar causada por V. parahaemolyticus são:
• Diarreias • Dores abdominais • Náuseas • Vômitos • Dores de cabeça • Febre e calafrio O vibrio parahaemolyticus costuma ser leve ou moderada, POUCOS CASOS DE internação.
VIBRIO
No intestino delgado adere à superfície mucoide devido a adesinas associadas à célula e produz uma exotoxina, toxina da cólera, que age nas células mucoides do intestino
“Não existe informação adequada que permita distinguir entre estirpes virulentas e não virulentas de V. vulnificus. Devido a isso, todas as cepas de V. vulnificus são consideradas igualmente patogênicas. A cápsula polissacarídica (PSC) é considerada o principal fator de patogenicidade. É uma estrutura de polímeros que cobre a superfície da bactéria constituída principalmente por polissacarídeos, com a função de proteção da bactéria, conferindo resistência à fagocitose pelos macrófagos e à ação bactericida. Já foram descritos quatro genes responsáveis pela síntese da PSC, são eles cap10, cap59, cap60 e cap64”.
verdadeiro