C.perfrigens Flashcards
CLOSTRIDIUM PERFINGENS
SÃO gram positivos, formador de esporos. sintomas de 8 -22 horas bastonete anaeróbio toxiinfecção
Sintomas?
Dor abdominal
Náusea
Vômito
Tipos A e a comum e a C e a ________?
Necrosante. Essa enfermidade é conhecida como enterite necrótica e e causada pela EXOTOXINA.B
A diarreia aguda causada pelo C.perfringens deve a produção de enterotoxina tipo alfa toxina
O músculo pode se contaminar com Clostridium no processo de abate ou na manipulação.sendo de grande nos casos de intoxicado por perfringens.
Verdadeiro
Para o controle de Perfringens preciso?
Resfriamento⛄⛄⛄❄❄❄ 55 ° C para 15° C
Cocção 🔥🔥🔥☉☉☉🌞🌞🌞 até 70°C.
obs: toxina termossensivel.
Surto ( dois ou mais casos)De toxiinfeccao por Clostridium Perfringens devem ser notificados as autoridades de vigilância epidemiológica para que seja realizada uma investigação da fonte de contaminação.
Verdadeiro.
obs: alta ingestão de toxina para apresentar algum sintoma.
Existem cinco tipos de cl perfringens os quais sao divididos de acordo com a presenca das principais toxinas letais e 3 sao de origem PLASMIDIAL.
Tipos
A C D 💇👰💂👸👸👷👳👲🎅
B C D E 🐒🐕🐺🐺🐱🐱🐴🐆🐯🦁🦄🐏🐑🐪🐫🐖🐴🐅🐃🐐🐐🐄🐃🐮🐈🐒🐕🐩🐎🐖🐫🐪🐷
Clostridium perfringens é subdividido em 5 sorotipos: A, B, C, D e E, baseado nas toxinas extracelulares produzidas, as chamadas toxinas alfa, beta, épsilon e iota. Além das toxinas usadas para determinar o sorotipo dessas bactérias, C. perfringens produz pelo menos 16 toxinas, algumas extremamente poderosas, o que torna o seu potencial patogênico extremamente alto. A maioria das toxinas produzidas por essa bactéria possuem um único alvo, a membrana plasmática da célula hospedeira”.
verdadeiro
As formas patogênicas mais comuns em humanos se dividem em 3 tipos: toxinfecção alimentar, enterite necrosante e gangrena gasosa, sendo as duas primeiras relacionadas ao consumo de alimentos contaminados, já a gangrena está associada a feridas profundas (agente etiológico responsável por mais de 80% dos casos de gangrena gasosa, ocorre, por exemplo, em lesões em usuários de drogas injetáveis)”
verdadeiro
A toxinfecção alimentar é a forma de apresentação mais prevalente, e geralmente está relacionada com o sorotipo A, em especial em cepas capazes de produzir a Clostridium perfringens enterotoxin (CPE). Os sintomas mais comuns desse tipo de contaminação incluem diarreia e dores abdominais, que têm início de 8 a 16 horas após a ingestão do alimento contaminado, podendo persistir por até 24 horas antes de serem interrompidas naturalmente em indivíduos saudáveis. Apesar de não ser considerado um quadro especialmente grave, em idosos e pessoas com imunidade comprometida pode chegar a ser fatal”.
verdadeiro