Veias Flashcards
Cavidades nasais
As veias são satélites das artérias, constituindo um plexo venoso submucoso que drena o sangue através das veias esfenopalatina, facial e oftálmica. Este plexo contribui para o aquecimento do ar inspirado.
Laringe
As veias seguem o trajeto das artérias correspondentes. As veias laríngeas superior (PLATE 84 | 66 I) e inferior drenam na veia jugular interna através da veia tiroideia superior.
Traqueia
As veias da traqueia drenam nas veias tiroideias (superior e inferior) (PLATE 87 cima | 70A I), esofágicas (PLATE 241 | 234A I) e brônquicas (PLATE 211 baixo | 203C I).
Brônquios
As veias drenam nas veias brônquicas e, através destas, para o sistema de veias ázigos (PLATE 211 baixo | 203C I).
Pleuras
As veias da pleura são satélites das artérias.
Dentes
As veias são satélites das artérias.
Língua
As veias profundas da língua, satélites da artéria lingual, drenam nas veias linguais (PLATE 70 baixo | 55B I). Este drena por sua vez na veia jugular interna através do tronco tiro-linguo-faringo-facial.
Parótida
As veias drenam nas veias jugular externa e retromandibular
Glândula Submandibular
As veias da glândula submandibular drenam na veia facial
Glândula lingual
As veias da glândula sublingual drenam nas veias linguais profundas, na veia satélite do nervo hipoglosso e na veia sublingual.
Faringe
As veias formam 2 plexos: um submucoso e um periférico (faríngeo).
As veias do plexo submucoso da face face póstero-superior do véu do palato drenam nos plexos pterigóides (PLATE 84 | 66 I).
As veias do plexo submucoso da face ântero-inferior do véu do palato drenam nas veias da raiz da língua, nomeadamente na veia dorsal da língua (PLATE 70 baixo | 55B I).
O plexo submucoso das paredes laterais e posterior da faringe drenam no plexo faríngeo, que por sua vez drena para as veias jugulares internas (PLATE 76).
Duodeno
As veias são, de forma geral, satélites das artérias, e formam nas suas anastomoses arcos semelhantes aos arcos arteriais. No entanto, a sua terminação apresenta algumas particularidades.
A veia pancreáticoduodenal posterior superior drena diretamente na veia porta .
A veia pancreáticoduodenal anterior superior drena na veia gastroomental direita, a qual drena na veia mesentérica superior.
A veia pancreáticoduodenal anterior inferior afasta-se da artéria homónima na face anterior do pâncreas e drena, juntamente com a veia gastroomental direita, na veia mesentérica superior.
A veia pancreáticoduodenal posterior inferior termina também na veia mesentérica superior.
Esófago
As veias, anastomosadas entre si na submucosa e na superfície do esófago, estabelecem uma importante anastomose porto-cava. Drenam superiormente na veia cava superior através das veias tiroideias inferiores, ázigos, pericardicofrénicas, hemiázigos e hemiázigos acessória e inferiormente na veia porta através da veia gástrica esquerda.
Estômago
É feita maioritariamente para a veia porta por veias satélites das artérias.
Jejuno-íleo
A rede venosa tem uma disposição semelhante à arterial, existindo uma veia por artéria reta e por arcada. Esta rede venosa localiza-se anteriormente e à direita da rede arterial. Drena na veia mesentérica superior.
Cego
As veias do cego são satélites das artérias e tributárias da veia mesentérica superior