TEXTO 4: O reflexo aprendido: condicionamento pavloviano Flashcards
Estímulo que não elicia uma determinada resposta.
Ex: O som do motor da broca do dentista antes do tratamento.
Estímulo neutro (NS)
Estímulo que elicia a resposta incondicionada. Sua função é independente de aprendizagem.
Ex: O atrito doloroso da broca com o dente.
Estímulo incondicionado (US)
Estímulo que elicia a resposta após uma história de condicionamento respondente.
Ex: O som do motor da broca após o tratamento doloroso.
Estímulo condicionado (CS)
Resposta eliciada pelo US. Sua eliciação por esse estímulo não depende de uma história de aprendizagem.
Ex: Sensação produzida pelo atrito da broca com o dente, assim como as reações fisiológicas decorrentes desse atrito.
Resposta incondicionada (UR)
Resposta similar à UR, entretanto é eliciada pelo CS.
Ex: Sensações similares àquelas produzidas pelo atrito da broca com o dente, mas agora eliciadas pelo CS.
Resposta condicionada (CR)
Apresentação sequencial ou simultânea de dois estímulos.
Ex: Apresentação do som dos aparelhos (NS) simultânea à estimulação dolorosa durante a obturação (US).
Emparelhamento de estímulos
Forma de aprendizagem na qual um estímulo previamente neutro, após o emparelhamento com um US, passa a eliciar uma CR.
Ex:Após o emparelhamento do som dos aparelhos utilizados pelo dentista com a dor produzida durante uma obturação, esse ruído pode passar a eliciar respostas de medo (suar frio, tremer, etc).
Condicionamento pavloviano, condicionamento clássico ou condicionamento respondente
Relação funcional de eliciação entre o US e a UR.
Ex: O atrito da broca com o dente elicia as sensações dolorosas e respostas de medo.
Reflexo incondicionado
Reflexo condicionado
Relação funcional de eliciação entre o CS e a CR.
Ex:O ruido do motor da broca elicia respostas de medo.
Relação funcional de eliciação entre o CS e a CR.
Diminuição gradual da força de um reflexo (processo) pela apresentação repetida do CS na ausência do US (procedimento).
Ex: Ouvir o som do motor da broca apenas em limpeza do dente (procedimento não doloroso) várias vezes e deixar de sentir medo na presença desse estímulo.
Extinção respondente
Generalização respondente
Fenômeno em que estímulos parecidos com um ________ ( estímulo condicionado) também eliciam a CR(resposta condicionada).
Por exemplo: Ter medo(🙀) ao ouvir barulhos parecidos com o som do motor da broca do dentista como, por exemplo, o som de uma furadeira doméstica.
CS
Contracondicionamento
___________ de estímulos que eliciam respostas contrárias.
Ex: O emparelhamento do som (🔊) da broca do dentista com uma massagem 💆♀️.
Emparelhamento
____________ sistemática
Divisão do procedimento de extinção em pequenos passos, isto é, apresentando-se variações do CS organizadas em uma hierarquia ordenada, iniciando-se pelos estímulos que eliciam resposta de menor (⬇️) magnitude e progredindo para os que eliciam as de maior (⬆️) magnitude.
Ex: Apresentações de variações quanto a tonalidade e volume de sons similares produzidos pelo motor da broca do dentista, sem a realização do tratamento doloroso.
Dessensibilização
Condicionamento de ordem superior
Condicionamento pelo emparelhamento de _____ (estímulo neutro) com um CS( estímulo condicionado ).
Ex: A resposta de medo pode ser eliciada ao ouvir 👂🏻 o nome do dentista, caso o nome dele tenha sido emparelhado ao som do motor da broca.
NS
Recuperação espontânea
_______ (⬆️) na força de um reflexo após ter havido extinção sem novos emparelhamentos após a passagem de tempo 🕰 desde que a extinção ocorreu.
Ex: Após a extinção da resposta de medo, voltar ao dentista meses depois e sentir medo ao ouvir o som do motor da broca.
aumento
QUESTÕES DE ESTUDO
1.Um psicólogo de orientação analítico-comportamental recebe em seu consultório João, um engenheiro civil de aproximadamente 40 anos de idade. O cliente, que sempre trabalhou na construção de casas, foi designado recentemente para tocar a obra de um prédio de 20 andares que já está em sua fase final de construção. João relatou que, ao descer do elevador da obra no décimo andar, sentiu-se extremamente nervoso, suas mãos começaram a suar, teve taquicardia e não conseguiu ficar por mais que alguns segundos na laje do pavimento, retornando ao elevador para descer ao andar térreo. Após uma avaliação funcional do caso de João, o psicólogo chegou ao diagnóstico de fobia específica (medo de altura). Baseando-se nesse diagnóstico, o clínico optou por iniciar imediatamente o tratamento de João utilizando uma técnica bastante comum em casos como esse, a qual produz, gradativamente, a extinção dos aspectos respondentes do comportamento-alvo. Essa técnica é chamada de:
dessensibilização sistemática
- Os reflexos podem ser inatos ou aprendidos por meio de condicionamento pavloviano. Os elementos envolvidos nesse condicionamento são, mesmo em textos em português, representados por siglas derivadas de seus nomes no idioma inglês. Em qual das frases a seguir essas siglas estão empregadas corretamente (todas elas)?
Um S que antes era um NS e não eliciava nenhuma R torna-se um CS depois de repetidos emparelhamentos com o US, que elicia uma UR. Após o emparelhamento, o NS passa a ter a função de CS, eliciando uma CR.
3.No clássico experimento de Watson e Rayner (1920), um som estridente foi emparelhado a um rato. Na fase final desse estudo, após o condicionamento, o som estridente e o rato eram denominados, respectivamente, de
estímulo incondicionado e estímulo condicionado
4.Apresentações de um estímulo condicionado sem a presença do estímulo incondicionado ao qual foi previamente emparelhado produzem:
_______ respondente
extinção
- No experimento de Watson e Rayner (1920) com o pequeno Albert, a resposta de medo também era eliciada na presença de outros objetos felpudos (fisicamente semelhantes ao rato branco), apesar de esses objetos não terem sido emparelhados a algum estímulo incondicionado ou condicionado. Esse fenômeno é chamado de:
_______ respondente
generalização