PROVA DA AV3 Flashcards
CONTROLE DE ESTÍMULOS: O PAPEL DO CONTEXTO
PORQUE NOS COMPORTAMOS DE FORMA TÃO DIFERENTE EM SITUAÇÕES DIFERENTES?
O que vimos até agora?
Que a consequência exerce controle sobre o comportamento.
E o que acontece antes do comportamento?
O contexto também exerce controle sobre o comportamento.
O principal determinante do comportamento operante é a sua _________, mas esse comportamento não acontece no vácuo, mas sim em um contexto.
Eventos antecedentes também influenciam a probabilidade de ocorrência de um comportamento operante.
consequência
Controle de estímulos influência dos estímulos antecedentes sobre o comportamento. Isto é, o efeito que o contexto tem sobre o comportamento.
Estímulos associados ao reforço _______ a probabilidade de o comportamento ocorrer.
Estímulos associados à extinção ou punição diminuem a probabilidade de o comportamento ocorrer.
aumenta
DISCRIMINAÇÃO OPERANTE E OPERANTE DISCRIMINATIVO
Quando inserimos uma nova variável – o contexto – passamos a falar sobre os comportamentos operantes discriminados, ou seja, aqueles comportamentos que, se emitidos em um determinado contexto, produzirão consequências reforçadoras.
Estímulos discriminativos: estímulos que são apresentados _______ do comportamento e controlam sua ocorrência.
Contingência tríplice: Sd – R C
(unidade básica do comportamento operante)
antes
Discriminação Operante: processo no qual respostas específicas ocorrem apenas na presença de estímulos específicos.
Ex: abrimos uma garrafa de coca-cola com tampa de rosca girando-a, enquanto abrimos uma lata puxando o anel. Caso tentemos abrir a garrafa com tampa de rosca puxando-a, esse comportamento não será reforçado com a garrafa aberta.
Cada estímulo evoca uma resposta __________
Os estímulos antecedentes controlam qual resposta produzirá uma consequência reforçadora.
específica.
A CONTINGÊNCIA TRÍPLICE
Todos os comportamentos operantes, do mais simples ao mais complexo, serão analisados de acordo com a contingência tríplice, ou seja, uma ________, uma RESPOSTA e uma CONSEQUÊNCIA.
O – R C
A ocasião pode se configurar em estímulo discriminativo ou estímulo delta.
A resposta diz respeito à topografia (forma).
A consequência pode ser reforçadora, punitiva ou não ter consequência, no caso, extinção.
OCASIÃO
ESTÍMULOS DISCRIMINATIVOS E ESTÍMULOS DELTA
Estímulos discriminativos (Sd): sinalizam que uma dada resposta será reforçada, isto é, a __________ de reforço.
Estímulos delta (S delta): sinalizam que uma resposta não será reforçada, isto é, a indisponibilidade de reforço ou sua extinção.
Ex: a luz de uma lanchonete acesa sinaliza que o estabelecimento está aberto e podemos entrar para comer alguma coisa. Portanto, a luz acesa é um Sd que sinaliza a disponibilidade de reforço.
Se a luz estiver apagada, o comportamento de entrar na lanchonete não será reforçado. Portanto, a luz apagada é um S delta que sinaliza a indisponibilidade de reforço.
disponibilidade
TREINO DISCRIMINATIVO E CONTROLE DE ESTÍMULOS
Dizemos que o organismo está discriminando quando ele responde na presença dos estímulos discriminativos e não emite a resposta na presença dos estímulos delta.
O controle de estímulos é estabelecido quando um determinado comportamento tem ______ probabilidade de ocorrer na presença do Sd e baixa probabilidade de ocorrência na presença do S delta.
Aprendemos a discriminação porque passamos por um treino discriminativo que consiste em reforçar um comportamento na presença de um Sd e extinguir o mesmo comportamento na presença do S delta, esse treino chama-se reforçamento diferencial.
Ex: pai de cara boa – pedimos algo – atende ao pedido (reforço)
Pai de cara feia – pedimos algo – nega o pedido (extinção)
Passamos a fazer os pedidos na presença da cara boa
alta
Sd’s ELICIAM (PRODUZEM) AS RESPOSTAS?
Sd’s _______ eliciam (produzem) respostas!
Comportamento respondente – o estímulo elicia uma resposta.
S R (a seta indica produção de resposta)
Comportamento operante, de um operante discriminado - o estímulo apenas fornece o contexto, dá chances para que a resposta ocorra.
Sd – R C (o traço – indica apena o contexto para a resposta)
NÃO
GENERALIZAÇÃO DE ESTÍMULOS OPERANTE
Ocorre quando uma resposta é emitida na presença de novos estímulos que partilham alguma propriedade física com o Sd, na presença do qual a resposta fora reforçado no passado.
Ex: se há vários aparelhos de celular bem diferentes uns dos outros e se precisamos fazer uma ligação, tentaremos fazê-la do mesmo modo que fomos reforçados no passado, por algum aparelho que partilha maior similaridade física.
Gradiente de generalização operante: quanto mais parecido o novo estimulo for do Sd, __________ provável que se ocorra a generalização e maior será a frequência de respostas.
É o mesmo raciocínio que acontece com a generalização respondente. Ex: criança modelada a fala “bola” na presença de bola de futebol é mais provável que ela diga “bola” na presença de uma bola de vôlei do que na presença de uma bola de futebol americano.
mais
Portanto, o que conta na generalização é ____________ física dos estímulos.
Porque a generalização é um processo importante?
Porque permite que novas respostas sejam aprendidas de forma muito mais rápida, não sendo necessária a modelagem direta da mesma resposta para cada novo estímulo.
Entretanto, muita vezes, um organismo não é reforçado ao generalizar.
Ex: uma criança pequena é reforçada a dizer “papai” na presença de seu pai (Sd). Entretanto, outros adultos do sexo masculino se parecem com seu pai, o que torna provável a resposta de dizer “papai’ na presença desses novos estímulos. Mas a criança não será reforçada nesses casos.
similaridade
REFORÇAMENTO DIFERENCIAL E ADICIONAL NO GRADIENTE DE GENERALIZAÇÃO
O reforçamento __________: produz um gradiente de generalização mais estreito, ou seja, diminui a generalização e aumenta a discriminação.
Ex: no exemplo do comportamento da criança de dizer “papai” se este comportamento for reforçado apenas na presença de seu pai e não na presença dos demais homens adultos, ela passará a dizer “papai” apenas na presença do seu pai. Estará discriminando.
O reforçamento adicional: consiste em reforçar a resposta nas demais variações de um Sd. Esse procedimento produz um responder frequente, ou seja, uma grande generalização. Chama-se adicional porque adiciona novos estímulos à classe de estímulos.
Ex: dizer “avião” para todos os tipos de avião e ser reforçado por isso.
diferencial
CLASSE DE ESTÍMULOS
É um conjunto estímulos que serve de ocasião para uma mesma resposta. Pode ser de dois tipos:
Classe por similaridade _______ (generalização; estímulos que se parecem fisicamente)
Classe funcionais (estímulos que não se parecem, mas que tem a mesma função, a mesma utilidade)
Ex: instrumentos musicais representariam uma classe funcional, pois apesar de fisicamente diferentes, evocam uma mesma resposta, pois possuem funções iguais.
física
O ATENTAR – A ATENÇÃO COMO UM COMPORTAMENTO
Para a Análise do Comportamento não existe um processo mental chamado “_______” que decide por nós a qual estímulo responderemos, ao qual prestaremos atenção.
Portanto, não é a atenção (sendo um processo mental) que escolhe à qual estímulos responderemos; Na verdade, nos comportamos sobre controle discriminativo dos estímulos do ambiente.
Ter atenção é comportar-se sob determinado controle de estímulos.
atenção
Lidamos com estímulos complexos em nosso dia-a-dia e atentaremos às suas determinadas propriedade, dependendo da nossa historia de reforçamento e punição.
Estímulos que sinalizam consequência importantes no passado tem uma probabilidade _________ de exercerem o controle sobre nosso comportamento.
O esvanecimento: técnica que consiste em modificar gradualmente uma dimensão do estímulo para facilitar sua discriminação e se estabelecer um controle adequado de estímulos.
Ex: criança que confundem as letras “p” e “b” estão sob controle de características irrelevantes do estímulo. No caso, podemos usar tracejados diferentes para ensinar a criança a escrever ou ainda, podemos modificar a sua cor gradualmente até ambas ficarem completamente pretas.
maior
_____________ – COMPORTAMENTO DE ABSTRAIR
Segundo Skinner, abstrair é emitir um comportamento sob controle de uma propriedade (ou algumas propriedades) do estímulo, que é comum a mais de um estímulo e, ao mesmo tempo, não ficar sob o controle de outras propriedade, ou seja, ignorá-las.
Ex: ao pronunciarmos “mesa” na presença de diversas mesas diferentes, estamos sob controle de algumas propriedade e ignorando outras, como o tamanho, o formato, altura, cor, material, etc.
ABSTRAÇÃO