AV1- RESUMO DA AEC Flashcards

1
Q

1) O que são variáveis independentes?

Variáveis Independentes: Ocorrências ____________. É a variável que supomos que afeta a VD. Portanto, é a variável que manipulamos para poder observar ou medir os efeitos dessas manipulações na VD.

Variável Independente = Variável Manipulada

A

Ambientais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

1.2 O que são variáveis dependentes?

Variáveis Dependentes: Ocorrência _________.
(a variável dependente é chamada dependente porque depende de alguma das variações da variável independente). Portanto, é a variável que medimos ou observamos com o objetivo de detectar o efeito de outras variáveis sobre ela.

Variável Dependente = Variável Observada.

A

Comportamentais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

2) Nos exemplos abaixo, identifique as variáveis dependentes e as independentes.
a) Os pesquisadores querem saber se uma nova vitamina (variável ___________) ajuda os idosos a ficarem mais dispostos para realizar atividades físicas (variável dependente).

A

independente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

2) b) Os investigadores querem saber quais são os efeitos do uso de anabolizantes (variável _________) sobre desempenho dos atletas (variável dependente) em um torneio de luta.

A

independente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

2) c) Os cientistas estão investigando se o turno integral (variável independente) em escolas de periferia mantém as crianças longe do tráfico (variável ________).

A

dependente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

2) d) Os educadores estão testando se uma nova metodologia (variável independente) de avaliação aumenta o engajamento dos alunos (variável ________) nas salas de aula.

A

dependente

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

3) Em que consiste o método do sujeito único e qual a sua importância para a Análise do Comportamento? Porque utilizá-lo ao invés do modelo estatístico?

Para compreendermos e modificar o comportamento de um organismo vivo, devemos analisar o comportamento deste organismo como uma unidade individual, e não como um comportamento médio de um grupo de indivíduos.

Ao adotar o delineamento do sujeito como o seu próprio controle, o analista do comportamento está considerando que a historia de vida de cada um é altamente idiossincrática.

Em outras palavras, só podemos comparar os resultados do desempenho de um individuo com ele _______, em outra situação, momento ou condições. Qualquer diferença seria, portanto, devido às diferenças de situação, não a variações individuais.

A

mesmo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

4) O que é um delineamento do tipo A-B-A e em que consiste a linha de base?

A é uma situação em tudo idêntica à situação B, exceto pelo fato de que a variável de interesse está presente nela (ou não), tendo sido removida (ou está presente) na situação B. Como o indivíduo de comporta em cada uma dessas situações, será analisado e comparado pelo pesquisador, que estará usando o comportamento o sujeito como o seu próprio controle.

Linha de ________: é uma condição inicial que o sujeito fica submetido para que seja possível a obtenção de medidas do comportamento em uma situação que representaria o estado de funcionamento de um individuo sem a intervenção do pesquisador.

A

Base

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

5) Sobre o Texto “como estudar o comportamento”, marque a alternativa correta.

O objetivo da fase de linha de base é obter medidas do comportamento em uma situação que representa o estado de _____________ de um indivíduo, sem a intervenção do pesquisador.

Em análise do comportamento, como alternativa a delineamentos de pesquisa em grupos, utiliza-se o método do sujeito único, no qual o comportamento é estudado a nível do indivíduo que se comporta e não ao nível do grupo a que pertence.

A

funcionalidade

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

6) a) O que são eventos ambientais?

Eventos Ambientais: são as estruturas ou alterações que ocorrem no universo, capazes de afetar o responder. Eles __________ e/ou seguem os eventos comportamentais.

A

antecedem

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

6) b) O que são eventos comportamentais?

Eventos Comportamentais: são as ações do organismo, suas ____________ propriamente ditas, cujo comportamento estamos analisando e observando. São as respostas ou padrões de responder que queremos explicar em relação ao mundo desse organismo.

A

atividades

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

6) c) OBS: A categorização de um evento como Evento Ambiental ou Evento Comportamental ________ de qual individuo está tendo o comportamento observado. Um mesmo evento pode ser considerado ambiental ou comportamental dependendo do foco em análise.

A

depende

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

7) Os eventos podem ser classificados em função da sua localização (externo ou interno) e quanto ao acesso à sua observação (público e privado). Sendo assim, discorra sobre cada um deles, apontando a diferença entre eventos externos, internos, públicos e privados.

Quanto à sua localização: podem ser ________ ou internos, conforme ocorram dentro ou fora do corpo do indivíduo cujo comportamento está em estudo.

Quanto ao acesso à observação: os eventos podem ser públicos, quando + de um observador pode ter acesso direto a eles;

ou privado, quando são acessíveis a observação apenas para o organismo no qual ocorrem, ou seja, não podem ser observados diretamente por outros.

A

externos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

8) A partir dos exemplos abaixo identifique o evento ambiental e o evento comportamental a ele relacionado e classifique-os quanto a localização e quanto ao acesso à observação.
e) O semáforo estava vermelho e os motoristas pararam o carro.

Semáforo vermelho – evento ambiental _______ e externo

Motoristas pararem o carro – evento comportamental público externo

A

público

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

8) f) Ana cantou sua música favorita para os amigos e todos aplaudiram a sua apresentação.

Ana cantou musica – evento comportamental público externo

Amigos aplaudiram – evento _______ publico externo.

A

ambiental

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

8) g) João estava sozinho em seu quarto observando a foto de sua namorada quando seu coração “apertou” de saudades.

João observando foto – evento comp. privado e ________.

Coração apertou de saudade – evento comp. privado e interno.

A

externo.

17
Q

8) h) Bia estava com dor de barriga e decidiu ir ao médico com sua mãe.

Bia com dor de barriga – evento ambiental privado e __________

Ir ao médico – evento comp. publico externo.

A

interno

18
Q

8) i) Caio estava com uma dor de dente e relatou verbalmente para a sua amiga.

Caio com dor de dente – evento _____ privado interno

Caio relatar a dor – evento comp publico externo.

A

amb

19
Q

8) j) Faltou luz, Pedro estava sozinho em casa, foi procurar uma vela resmungando alto vários palavrões.

Faltar luz – evento ambiental publico e externo

Pedro resmungar sozinho – evento comp privado ________.

A

externo

20
Q

9) Ao descrever um comportamento, dois aspectos são de grande relevância: o morfológico (topografia) e o funcional. Explique detalhadamente esses dois aspectos.

Morfologia (topografia) : diz respeito à forma do comportamento, isto é, à postura, à _________ e aos movimentos apresentados pelo organismo. É também chamada de topografia e, quando aplicada à descrição de comportamento, enfatiza referências a posições assumidas pelas partes do corpo em relação a outras partes do corpo ou em relação a referencias externos.

Função: diz respeito aos efeitos produzidos pelo comportamento no ambiente, ou seja, às modificações que produzimos no nosso ambiente enquanto nos comportamos. Diferentes topografias (morfologias) podem gerar as mesmas consequências ou efeitos no ambiente (função).

A

aparência

21
Q

11) Ainda em relação à morfologia e à função do comportamento, marque V ou F

( V ) Diferentes formas ou topografias de respostas (morfologia) podem gerar as mesmas consequências ou efeitos no ambiente (função).

( V) As definições comportamentais podem focalizar aspectos morfológicos, aspectos funcionais ou ambos, sendo neste último caso, denominados de definições mistas.

( F ) Em uma definição morfológica, não é necessário utilizar como referencial o próprio corpo da pessoa.

( F ) Ao descrever um movimento, devemos indicar a direção e o sentido do mesmo, tomando como referência as partes do corpo, mas não é necessário complementar a definição utilizando referenciais externos.

( V ) A monitora avisou que não teria aula. É um exemplo de descrição _______.

( V ) A monitora estava sentada com os braços cruzados, descruzou-os, esticou sua mão para dentro da bolsa que estava no banco ao seu lado, pegou o celular, com o dedo indicador desbloqueou a tela, abriu o aplicativo de conversa e com o dedo indicador digitou a mensagem para a turma. É um exemplo de descrição morfológica.

A

funcional

22
Q

12) O que são reflexos inatos? Cite dois exemplos.
Compreendem determinadas respostas dos organismos a determinados estímulos do ambiente.

São uma preparação mínima para que os organismos comecem a interagir com seus ambientes e possam ter chances de sobreviver. Há sempre uma ________ no ambiente que produz uma alteração no organismo.

Exs: bater o martelo no joelho e a perna estender; contração da pupila em luz forte; sucção do bebe no ceio da mãe.

A

alteração

23
Q

13) Estabeleça a relação entre reflexo, estímulo e resposta.

Estímulo é uma parte ou mudança em uma parte do ambiente, resposta é uma mudança no organismo.

Reflexo é a relação entre estimulo e resposta que especificam que determinada mudança no ambiente produz determinada mudança no organismo.

Reflexo é uma ________ entre estímulo e resposta na qual o estímulo elicia a resposta.

A

relação

24
Q

Cite e conceitue as 3 leis do comportamento reflexo.

Intensidade do estímulo e magnitude da resposta: referem-se ao quanto de estímulo e ao quanto de resposta, ou à força de estímulo e à força de resposta. Intensidade de estímulo é uma medida diretamente proporcional à magnitude de resposta. Quanto mais alto o barulho, maior o susto.

Lei do ________: para todo reflexo, existe uma intensidade mínima do estímulo necessária para que a resposta seja eliciada. Valores abaixo do limiar não eliciam respostas enquanto valores acima do limiar eliciam respostas. O limiar não é um valor definido.

Lei da latência: é o nome dado ao intervalo entre dois eventos. É o tempo decorrido entre a apresentação de estímulo e a ocorrência da resposta. Quando maior a intensidade do estimulo, menor a latência entre a apresentação desse estímulo e a ocorrência da resposta.

A

limiar

25
Q

15) Em que consiste o processo de habituação e potenciação? Qual o requisito essencial para que ocorra um desses fenômenos? O requisito essencial para a ocorrência da habituação e da potenciação é a ocorrência de eliciações sucessivas da resposta em curto intervalo de tempo.

Habituação ocorre quando um mesmo estímulo é apresentado várias vezes e curtos intervalos de tempo, na mesma intensidade, podemos observar um decréscimo na magnitude da resposta. Quando estamos em um local barulhento após alguns minutos tempos a impressão que o barulho diminui.

_____________- ocorre quando o efeito das eliciações sucessivas é exatamente o oposto da habituação. A medida que novas eliciações ocorrem a magnitude da resposta aumenta. Pessoa com alergia a camarão, quanto mais come mais respostas alérgicas tem.

A

Potenciação

26
Q

16) Como o reflexo está relacionado com as emoções que sentimos? Discorra sobre essa relação. Parte do que chamamos de emoções são respostas reflexas relacionadas a algum evento ambiental anterior //

Nascemos preparados para ter algumas respostas emocionais quando determinados estímulos surgem em nosso ambiente. //

As emoções surgem em função de determinado contexto. //

Boa parte daquilo que entendemos como emoções diz respeito à __________ do organismo, quando sentimos medo, uma serie de reações fisiológicas estão acontecendo em nosso corpo. //

Determinadas respostas emocionais em função da apresentação de alguns estímulos mostrou ter valor de sobrevivência.

A

fisiologia

27
Q

17) Em que consiste o Condicionamento Pavloviano?

É a capacidade de aprender __________ reflexos, ou seja, a capacidade de reagir de formas diferentes a novos estímulos.

É uma forma de aprendizagem em que um estímulo previamente neutro passa, após o emparelhamento com um estímulo incondicionado, a eliciar uma resposta reflexa.

A

novos

28
Q

18) No experimento de Pavlov, quais são os estímulos neutro, incondicionado e condicionado? Discorra sobre esse experimento.

Ao estudar os reflexos inatos, Pavlov observou que seus sujeitos experimentais haviam aprendido novos reflexos, ou seja, estímulos que não eliciavam respostas passaram a eliciá-las.

Percebeu que outros estímulos além da comida também eliciavam salivação no cão.

Ele emparelhou um estímulo neutro (sineta) a um estímulo incondicionado (comida). Após varias repetições, o condicionamento foi estabelecido, houve a aprendizagem de um novo reflexo, chamado de condicionado. O som da sineta passou a ser um estímulo condicionado, pois agora sua função mudou em relação à resposta de salivação, pois na primeira situação o som não eliciava resposta de salivação (neutro) e na última situação o som elicia resposta (_________)

A

condicionado

29
Q

19) Sobre o reflexo aprendido marque V ou F.

( F) Quando falamos em Condicionamento Pavloviano, estamos nos referindo à capacidade de aprender novos reflexos, mas sempre reagindo da mesma forma a novos estímulos.

( V) Pavlov estava estudando os reflexos inatos quando observou que seus sujeitos __________ haviam aprendido novos reflexos, ou seja, estímulos que que antes não eliciavam determinada resposta passaram a eliciá-las.

( V ) Para que haja aprendizagem de um novo reflexo, ou seja, para que haja condicionamento pavloviano, um estímulo que não elicia uma determinada resposta (neutro) deve ser emparelhado a um estímulo que elicia.

( F ) Os organismos podem aprender novos reflexos, mas dificilmente aprendem a sentir emoções que não estão presentes em seu repertório comportamental quando nascem.

A

experimentais

30
Q

20) Defina os termos abaixo:

a) Estímulo neutro – não elicia a resposta que será ___________

A

condicionada

31
Q

20 b) Estímulo ______________ – elicia a resposta incondicionada. Função inata.

A

incondicionado

32
Q

20 c) Resposta _______________ – é a resposta reflexa eliciada pelo estímulo incondicionado. Não depende de uma história de aprendizagem.

A

incondicionada

33
Q

20 d) ___________ incondicionado – é a relação entre o estimulo incondicionado e a resposta incondicionada.

A

Reflexo

34
Q

20 e) Estímulo ____________ – elicia a resposta por uma história de condicionamento. É o estimulo neutro após o emparelhamento.

A

condicionado

35
Q

20 f) _________ condicionada – é a mesma resposta produzida no reflexo incondicionado original, mas é eliciada por estimulo condicionado.

A

Resposta

36
Q

20 g) __________ condicionado – é a relação entre o estimulo condicionado e a resposta condicionada.

A

Reflexo