Sistema Nervoso Autônomo Flashcards
Quais as diferenças anatômicas da transmissão nervosa de uma fibra simpática e de uma fibra parassimpática?
A transmissão simpática ocorre através de uma fibra nervosa curta originária da região torácica ou lombar, mielinizada, que faz sinapse com uma fibra longa não mielinizada em um gânglio longe do órgão de destino. Já a transmissão parassimpática ocorre através de uma fibra longa mielinizada, originária de um nervo craniano ou da região sacral, que faz sinapse com uma fibra curta não mielinizada em gânglios próximos do órgão de destino.
Qual o neurotransmissor liberado pela fibra pré-sináptica e o tipo de receptor da fibra pós-sináptica presente nos gânglios simpáticos e parassimpáticos?
Tanto para os gânglios simpáticos como parassimpáticos temos:
Neurotransmissor: acetilcolina
Receptor: colinérgico nicotínico
Qual é o número de gânglios simpáticos paravertebrais?
Embora possa haver alguma controvérsia, são 22 pares.
De qual região emergem as fibras simpáticas cardioaceleradoras?
T1-T4
Qual a diferença entre a acetilcolinesterase e a butirilcolinesterase?
A acetilcolinesterase é uma enzima presente na membrana pós-sináptica de terminações colinérgicas, responsável por degradar a acetilcolina em acetato + colina. A butirilcolinesterase (ou pseudocolinesterase) é uma enzima com a mesma função, porém presente no plasma.
Qual a diferença importante que existe entre a atropina e o glicopirrolato?
Ambos são anticolinérgicos muscarínicos, porém a atropina é uma molécula sem carga elétrica que pode atravessar a barreira hematoencefálica e, portanto, causar sintomas anticolinérgicos centrais. Já o glicopirrolato possui uma carga positiva na molécula, deixando-a extremamente polar, e impedindo sua passagem através da barreira hematoencefálica, sem causar sintomas anticolinérgicos centrais.
Quais os dois grandes grupos de receptores colinérgicos existentes?
São dois tipos, os nicotínicos e os muscarínicos.
Cite medicamentos que possuem ação anticolinérgica muscarínica.
Atropina, glicopirrolato, meperidina, metadona, anti-histamínicos de primeira geração
Qual a diferença importante que existe entre fisostigmina e outros anticolinesterásicos como neostigmina, piridostigmina e edrofônio?
Todas essas drogas são anticolinesterásicas, portanto inibem a acetilcolinesterase. A fisostigmina não possui carga elétrica na molécula, portanto apresenta trânsito facilitado pela barreira hematoencefálica, podendo causar sintomas colinérgicos centrais. Já a neostigmina, piridostigmina e edrofônio possuem carga elétrica positiva na molécula, tornando-as extremamente polares, o que impede atravessarem a barreira hematoencefálica, sem causar sintomas colinérgicos centrais.
Qual cuidado deve ser tomado em um paciente que faz uso de ecotiofato como colírio para glaucoma?
O ecotiofato é um orfanofosforado que inibe a acetilcolinesterase e a pseudocolinesterase de maneira irreversível. Embora ocorra absorvação pequena através do olho, o uso por longo prazo poderia levar ao acúmulo de enzima não funcional. A succinilcolina tem seu metabolismo rápido no plasma pela pseudocolinesterase. Utilizar a succinilcolina em pacientes que fazem uso de ecotiofato poderia, portanto, levar ao prolongamento do tempo de ação da droga.
Qual droga possui ação agonista potente em receptores beta adrenérgicos do tipo 1 e 2?
Isoproterenol (ou isoprenalina)
Dobutamina possui ação menor em receptores beta-2Q
Qual droga possui ação agonista apenas em receptores alfa-1 adrenérgicos?
Fenilefrina
Quais droga possui ação importante nos receptores adrenérgicos alfa-1, alfa-2, beta-1 e beta-2?
Epinefrina
Quais os receptores adrenérgicos estimulados pela norepinefrina?
Alfa-1, alfa-2 e beta-1
Quais alfa agonistas possuem ação maior no subtipo 2 do que no 1?
Metildopa, clonidina e dexmedetomidina