Síndromes Neurológicas Flashcards
O que compõe o sistema motor?
Medula espinal, sistema piramidal, sistema extrapiramidal, cerebelo
Onde começa e termina a medula espinal?
Começa no bulbo e termina em L2
O que é o nervo espinal?
Nervo que sai da medula espinal, é formado pela junção das raízes dorsal (contém o gânglio) e ventral
Composição da parte externa e interna da medula espinal
externa – substancia branca com as fibras axonais dos feixes ascendentes e descendentes. Interna – contém o “H” medular, constituído por grupos de neurônios formando a substância cinzenta
O que é o neurônio alfa e onde ele fica localizado?
É o segundo neurônio motor, fica na ponta anterior do “H” medular
Estruturas neurológicas principais responsáveis pelos reflexos tendinosos?
Gânglio espinal e segundo neurônio motor. O gânglio espinal detecta qualquer aumento da tensão muscular e faz sinapse com o segundo neurônio motor.
Os quatro principais reflexos tendinosos
bicipital, tricipital, patelar, aquileu
O que é o neurônio gama? Onde ele fica?
No mesmo local do alfa, seu axônio acompanha o axônio do neurônio alfa e chega até o músculo esquelético, onde faz sinapse com a fibra do fuso muscular, contraindo suas extremidades. Obs: diferente do alfa, o gama tem controle do sistema extrapiramidal
O que é o sistema piramidal?
É basicamente onde fica o corpo celular do primeiro neurônio motor, que se localiza no córtex cerebral do lobo frontal mais precisamente no giro pré-central ou área 4.
O que são as células de Betz?
São os neurônios piramidais, possuem o maior axônio de todos
Descrever o trajeto percorrido pelo primeiro neurônio motor
Coroa radiata – cápsula interna – feixe piramidal formado (composto pelos feixes corticoespinhal e corticonuclear)
Feixo corticoespinhal – tronco encefálico – cruza – funículo lateral da medula – sinapse com segundo neurônio motor
Feixo corticomedular – acompanha o corticoespinhal exceto que emite fibras que CRUZAM e fibras que NÃO CRUZAM, fazendo sinapse bilateralmente com a maioria dos núcleos de par craniano motor, com exceção do núcleo do facial e do hipoglosso
O que é a síndrome piramidal
fraqueza muscular, Flacidez e hipo/arreflexia ou espasticidade (aumento do tônus muscular) e hiper-reflexia. Sinal de Babinski, sinal de Hoffman e clônus. Perda dos reflexos cutâneo-abdominais e cremasteriano.
cutâneo-abdominal = contração abdominal após estimular a pele da região lateral em direção ao umbigo cremasteriano = elevação do testículo após estimular a pele da região medial do terço superior da coxa).
O que explica a espasticidade e a hiper-reflexia na síndrome piramidal?
pela lesão concomitante de fibras extrapiramidais. Estas fibras são provenientes do córtex pré-motor (área 6) e do núcleo rubro mesencefálico, núcleo vestibular e formação reticular pontina e bulbar, sendo responsáveis pela variação necessária do tônus muscular para produzir o movimento (pelo estímulo dos neurônio gama da ponta anterior da medula). A maioria dessas fibras traz um estímulo inibitório sobre o neurônio gama
Hemiparesia braquiocrural à direita, com paralisia facial central à direita, disartria e desvio da língua para direita. Onde está a lesão?
Lesão da cápsula interna ou coroa radiada à esquerda.
Hemiparesia braquiocrural à esquerda, com paralisia facial periférica à direita, disartria e desvio da língua para esquerda. Onde está a lesão?
Lesão de ponte, envolvendo o núcleo do nervo facial (VII par): síndrome de Millard-Gubler-Foville.